segunda-feira, 31 de março de 2014

Capacete Raro De Senna É Leiloado Na Internet

segunda-feira, 31 de março de 2014 - 12h28 Atualizado em segunda-feira, 31 de março de 2014 - 13h07

Semelhante aos utilizados pelos pilotos da Indy, capacete foi reprovado por Ayrton

Capacete foi usado por Senna em um teste em Paul Ricard
Foto: Reprodução internet

Da Redação 

Mesmo depois de 20 anos da morte de Ayrton Senna, ainda aparecem itens raros ligados ao piloto à venda por aí. O último deles, foi um capacete usado pelo tricampeão mundial de Fórmula 1 em um teste pela Williams, que está sendo leiloado em um site especializado da Inglaterra.

O capacete Bell, modelo Vortex Type SS Penske 93/94 foi usado pelo brasileiro em um teste no circuito de Paul Ricard, na França, em março de 1994 e está completo, inclusive com sistema de comunicação e fones de ouvido e um certificado de autenticidade.

O capacete com formato dos usados pelos pilotos da Indy, não foi aprovado por Senna, que reclamou do barulho que o vento fazia e optou em voltar ao capacete mais tradicional.

Capacete foi reprovado pelo piloto, que reclamou do barulho do vento 
Foto: Reprodução internet


FONTE PESQUISADA

Capacete raro de Senna é leiloado na internet. Disponível em: <http://esporte.band.uol.com.br/velocidade/formula-1/noticia/100000673352/capacete-raro-de-senna-e-leiloado-na-internet.html>. Acesso em: 31 de março 2014.




Vereador Quer Trocar Nome De Senna Do Autódromo De Londrina

Ayrton Senna

O local mudaria para Autódromo Internacional Carlos Alberto Colli Monteiro

Marco Feltrin - Redação Bonde

Um projeto de Lei de autoria do vereador Gustavo Richa (PHS) quer alterar o nome do Autódromo Internacional de Londrina, que atualmente homenageia o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, morto em 1º de maio de 1994. 



Pelo projeto, o espaço passaria a se chamar Autódromo Internacional Carlos Alberto Colli Monteiro, em homenagem a Beto Monteiro, ex-piloto e idealizador do local, que morreu em 8 de janeiro aos 58 anos.

Na justificativa do projeto, Richa cita artigo da Lei Orgânica do Município que proíbe nomes em duplicidade em ruas e espaços públicos da cidade. Além do autódromo, Senna dá nome a uma avenida que corta a Gleba Palhano até a PR-445.

O vereador também aponta o mérito da homenagem a Monteiro. "Apaixonado por esportes de motor e vela desde os 20 anos de idade, fez parte da equipe "Dragões Verdes (Transparaná) e também da Stock Car. Correu de kart, categoria em que foi campeão brasileiro. Foi aí que idealizou a construção do Autódromo de Londrina, acompanhou e fiscalizou todos os seus passos. Mais do que uma homenagem, a alteração do nome do Autódromo para reverenciar o seu idealizador é uma questão de Justiça".

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara de Vereadores de Londrina emitiu parecer contrário ao projeto, que será analisado na sessão desta terça-feira (1º).


FONTE PESQUISADA

FELTRIN, Marco. Vereador quer trocar nome de Senna do Autódromo de Londrina. Disponível em: <http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-38--1186-20140331>. Acesso em: 31 de março 2014.

Entrevista da Revista F1 Racing 2014 Richard West

31/03/2014 13h45 - Atualizado em 31/03/2014 13h45

Temores, desafios e fome de vitória: confira a última entrevista de Senna

Esperada edição da 'F1 Racing' com entrevista de pouco antes do GP de San Marino chega às bancas e revela detalhes sobre momentos que antecederam morte do ídolo

Por GloboEsporte.com
Londres


Edição de abril da revista 'F1 Racing' apresenta a última entrevista concedida por Senna (Divulgação)

A última entrevista concedida por Ayrton Senna permanecia inédita até este ano, duas décadas após o trágico acidente fatal na curva Tamburello, durante a sétima volta do GP de San Marino de 1994. Na última semana, a revista inglesa “F1 Racing” anunciou tê-la resgatado, a colocando na edição especial de abril. Com a chegada da aguardada publicação às bancas, veio a tona detalhes que ajudam a esclarecer algumas dúvidas sobre os momentos que antecederam a morte do ídolo. O GloboEsporte.com teve acesso à edição da revista e mostra os destaques.

A entrevista que permaneceu inédita por quase duas décadas, foi concedida por Senna e seu companheiro de equipe, Damon Hill, ao então diretor de marketing da Williams, Richard West, momentos antes da fatídica corrida disputada no dia 1º de maio de 1994 em um evento promocional para cerca de 40 convidados da equipe. Na ocasião, o brasileiro relatou suas impressões sobre o circuito italiano, falou sobre os desafios da curva Tamburello e ressaltou sua preocupação com a segurança, ao citar o GP de Mônaco, que seria realizado dali a duas semanas e que ele jamais chegaria a disputar.

Ayrton Senna e o companheiro Damon Hill durante a entrevista concedida a Richard West (Foto: Reprodução / F1 Racing)

Após a morte de Senna, West simplesmente se esqueceu da gravação feita na manhã daquele pavoroso domingo. Em 2001, West recebeu uma fita VHS em sua casa, enviada por uma fonte anônima e com uma singela inscrição na caixa: “Você deveria ver isto - memórias de um grande homem”. À época, ele estava muito ocupado à frente da organização do Campeonato Britânico de Turismo, e acabou não tendo tempo de conferir o conteúdo do material. Alguns anos depois, Richard se deparou novamente com a fita enquanto fazia uma faxina em seu escritório. Ao finalmente assistir ao vídeo, o inglês ficou surpreso e maravilhado.

- Quando eu cheguei ao paddock, Ayrton estava vestindo sua camiseta do Senninha, com o macacão em torno de sua cintura e o seu boné azul. Uma das minhas funções no time era informar os convidados sobre o evento do fim de semana, e eu já estava desempenhando esse papel por 10 minutos, para os cerca de 40 presentes, quando Ayrton e Damon adentraram o paddock. É possível ver no vídeo que Ayrton aperta o ombro de Damon, como se quisesse dizer para ele: “Nós vamos ter que passar por isso, mas não deve demorar muito”. É uma entrevista curta, mas incrivelmente perspicaz, e estava perdida até agora... - testemunhou West.

Senna momentos antes da largada do GP de San Marino: fome de vitória e preocupação com segurança (Foto: Getty Images)

Em 2014, o legado do piloto brasileiro será intensamente debatido e rememorado, com inúmeras homenagens programadas mundo afora. E a entrevista publicada pela “F1 Racing” resgata a imagem de um esportista que ainda não estava satisfeito, e desejava ansiosamente conquistar mais vitórias, bater outros recordes e se tornar, enfim, tetracampeão. Senna havia anunciado o contrato com a Williams um mês depois do eterno rival, Alain Prost, ter ganhado o seu quarto título e se despedir da F-1. As falas registradas na entrevista de West mostram um homem focado em superar os adversários e disposto a encarar de frente as dificuldades impostas dentro e fora das pistas. 

Senna exalta Ímola na última entrevista 

Faltavam pouco mais de duas horas para a largada do GP de San Marino de 1994 quando Ayrton Senna foi “convocado” por Richard West, então diretor de marketing da Williams, para gravar uma entrevista ao lado de seu companheiro na equipe inglesa, Damon Hill. O piloto brasileiro estava em busca de seus primeiros pontos com o time de Grove, após abandonar as duas corridas anteriores daquela temporada. Apesar de todos os problemas com o FW16 projetado por Adrian Newey, Senna havia conseguido classificar o novo carro na ponta do grid do célebre circuito de Ímola.

- Ímola é um circuito muito rápido e que exige bastante dos pilotos, porque nós alcançamos velocidades muito altas aqui, e precisamos de muita concentração para manter, na maior parte do tempo, o controle sobre o carro. No entanto, nós podemos chegar aos 325 ou 330 quilômetros por hora aqui. Temos um grande número de pontos de frenagem e é um circuito onde você alcança altas velocidades na maioria desses lugares, então você precisa parar muito o carro, o que requer uma grande força de travagem - explicou Senna a West.

Com um mapa da pista nas mãos, Senna apontou as passagens mais desafiadoras do Autódromo Enzo e Dino Ferrari. O palco do GP de San Marino era conhecido por uma curva especialmente perigosa, batizada de Tamburello. A área de escape deste ponto, localizado ao lado de um riacho, era praticamente inexistente. Então recordista de vitórias no circuito italiano, com três triunfos (1988, 1989 e 1991) e empatado com Prost, Senna destacou o trecho, onde pilotos como Nelson Piquet e Gerhard Berger haviam se envolvido em acidentes alguns anos antes.

- Este é também um circuito onde a “força G” [a pressão da gravidade que atua nas curvas de alta velocidade] no seu corpo e pescoço é muito intensa, e nós fazemos essa curva [Tamburello] a 290 km/h. É uma longa curva, e seu pescoço vai, vai, vai. A mesma coisa acontece aqui [Piratella], a mesma coisa, mas com um pouco menos de “força G”. Sendo um circuito muito rápido, a velocidade média é elevada e, por conseguinte, a distância de corrida, em termos de tempo, é bem menor do que a maioria dos autódromos. Assim, a corrida total não dura tanto quanto a maior parte das outras etapas.

Ayrton Senna tinha um claro objetivo ao assinar com a Williams: conquistar o tetracampeonato mundial (Foto: Getty Images)


Antes do início da temporada 1994, a aliança entre Williams, campeã nos dois anos anteriores, e Ayrton Senna, dono de três títulos mundiais com a McLaren, era tida como o surgimento de uma nova força imbatível na Fórmula 1. Entretanto, a FIA baniu a maioria das inovações tecnológicas que resultaram no domínio dos antecessores do FW16. O carro da escuderia inglesa começou o campeonato sendo ofuscado pela Benetton do então jovem piloto Michael Schumacher, vencedor das duas primeiras corridas do ano. Diante de um novo e proeminente adversário, Senna perseguia, a todo custo, sua primeira vitória com o macacão azul e branco do time de Grove.

- Ímola é um circuito que eu gosto de pilotar - e eu obtive êxito aqui no passado. Eu venci algumas corridas aqui e a torcida é muito especial na Itália, por causa da atmosfera com a Ferrari, e isso é especial para toda a Fórmula 1. Eu espero que a corrida de hoje seja empolgante para o público e boa para a nossa equipe, para mim, Damon e para o time Williams, porque até agora as coisas têm escapado de nossas mãos. Então, eu realmente acredito que o time precisa de um bom resultado para basicamente continuar no campeonato deste ano, tanto para mim quanto para Damon - avaliou o brasileiro.

O GP do Brasil abriu a temporada daquele ano, e a expectativa por uma vitória de Senna, pole position em Interlagos, logo deu lugar à frustração. O promissor Schumacher passou à frente após um pit stop, e o piloto da Williams não conseguiu mais recuperar a primeira posição. Resultado: abandonou a prova depois de rodar na Junção. No GP do Pacífico, mais um acidente, novo abandono e mais uma vitória do alemão. Diante do retrospecto pouco inspirador, Richard West questionou Ayrton sobre a importância da comunicação por rádio durante os pit stops para reabastecimento e troca de pneus. O brasileiro também falou sobre a preocupação com as condições de segurança para o GP de Mônaco, que seria disputado duas semanas depois.

- Nós não tivemos muitas chances de colocar isto em prática. Então, [antes do pit stop] lá estava o pânico usual de “estou chegando, estou chegando, estou chegando”, e eles simplesmente dizendo “ok”. Não tivemos nenhum problema em particular. Eles dizem que posso entrar, e é isso. Mas nós planejamos tudo de antemão, e assim sabemos quando é o tempo de entrar, com a equipe já pronta, nos esperando lá nos boxes. Tem sido bom até agora, mas o circuito em que será mais difícil, por razões de segurança, é Monte Carlo. O pitlane é muito apertado e com muitas pessoas nele. Vai ser muito, muito perigoso. Já falamos disso hoje e estamos pensando em pedir aos responsáveis da FIA para introduzirem um limite de velocidade no pitlane - afirmou o tricampeão.

O piloto brasileiro enfrentava problemas com o novo carro da Williams e ainda não havia marcado pontos (Getty Images)

Após a entrevista, Senna autografou um exemplar do mapa do circuito de Ímola. Uma coincidência macabra aconteceu neste momento: o brasileiro colocou sua assinatura justamente ao lado da curva Tamburello, a mesma onde perderia sua vida dali a algumas horas. Richard e Ayrton voltariam a se cruzar rapidamente pelo paddock antes da largada. O ex-funcionário da Williams recorda que o brasileiro estava especialmente concentrado aquele dia. Mesmo assim, Senna exibia o habitual bom humor, e chegou até mesmo a fazer uma brincadeira com a aparência do diretor de marketing da equipe:

- Quantos anos você tem? - provocou Senna.

- 37 - respondeu West.

- Você parece muito velho! - disparou o brasileiro.

- É porque eu tenho que rodar o mundo para encontrar dinheiro para pagar seu salário - brincou o diretor de marketing.



FONTE PESQUISADA

Temores, desafios e fome de vitória: confira a última entrevista de Senna. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/03/temores-desafios-e-fome-de-vitoria-confira-ultima-entrevista-de-senna.html>. Acesso em: 31 de março 2014.

domingo, 30 de março de 2014

Nova Entrevista Prost Fala Sobre Ayrton Senna 2014

Próximo de completar 20 anos da morte de Ayrton Senna, Alain Prost fala da aproximação com Ayrton nos últimos meses de vida do brasileiro e da magoa que tem sobre como a história dos dois foi contata no filme Senna.

Senna e Prost fizeram as pazes meses antes do acidente fatal

Filme Senna: Prost acusa de manipulação








ENTREVISTA DIGITADA:

Ayrton Senna, it was the big duels of the 90’s...
…we remember the (minor) collision that costed you the title.
DAMN IT! You have to take it with the benefit of hindsight.
This is why I’ve been extremely critical with the film about Senna.
I haven’t said anything at first because I have taken part in this project for a long time.
To understand this collision in the 90’s…
…and everything that happened in the “Senna-period”…
…you have to know what happened between the time I have retired…
…to Australia in 1993 until his death on 1st May 1994.
I have learnt to know the man…
…and understand how he was before taking part in competition…
…when he was my team mate and my opponent and where his motivation in relation to me came from.
It was one of the best compliments given to me…
…and I would have loved to see this in the film…
…rather than a movie where there is good guy and a bad guy, which is sincerely not the case.
He was very harsh, it was very complicated and sometimes very dangerous, and you have to know this.
And good duels, whether it is in sport or in real life…
…happen when you have exceptional men.
He was really exceptional.
I can talk about a lot of charismatic drivers, real faces, but he was totally different.
We can’t compare him and that is why our duel was superb.
Some people are still nostalgic today because he had a human side…
…and I would have loved to see it in the film.

What was your relationship with his personally?

After retiring from Formula 1 at the end of 1993…
…even the same day on the podium when Senna took me to be with him…
…things changed and evolved and that’s when I started knowing him.
I would see him almost every day.

We remember his message the day before his death. It was very emotional.

It hasn’t been put in the film…
…because the production team thought it was not true.
This message means everything to me…
…and to everybody who followed our duel…
…and if they leave that on the side, that means they haven’t understood anything about it.
They can’t do a film like that.
It is a human story that I will tell more and more in the future…
…but I will tell it my way this time.

TRADUÇÃO:

Você e Ayrton Senna  protagonizaram os grandes duelos da década de 90...

... A gente se lembra da colisão que te custou o título.

Droga! Você tem que conduzir esse tema com o benefício da retrospectiva. (abordando todos os fatos)
É por isso que eu tenho sido extremamente crítico com o filme sobre Senna.
Eu não disse nada no começo, porque eu fiz parte deste projeto (do filme) por um longo tempo.
Para entender essa colisão na década de 90...
...e tudo o que aconteceu no " Senna - período" ...
... Você tem que saber o que aconteceu entre o momento em que eu me aposentei ...
...Desde o GP da Austrália em 1993 até sua morte, em 1 º de maio de 1994.
Aprendi a conhecer o homem (Ayrton)...
...e entender como ele era antes de entrar em uma competição ...
...quando ele era meu companheiro de equipe e meu oponente e de onde a sua motivação em relação a mim vieram.
Foi um dos melhores elogios que me foram dados ...
... E eu teria gostado de ver isso no filme...
... Em vez de um filme onde há bom rapaz e um cara mau, que não é sinceramente o caso.
Senna era muito duro , era muito complicado e, por vezes, muito perigoso, e você tem que saber isso.
E bons duelos, sejam no esporte ou na vida real...
...só acontecem quando você tem homens excepcionais .
Ele era realmente excepcional.
Eu posso falar sobre um monte de pilotos carismáticos, rostos reais , mas ele era totalmente
diferente.
Não podemos compará-lo e é por isso que o nosso duelo foi excelente.
Algumas pessoas ainda são nostálgicos hoje porque ele tinha um lado humano ...
...e eu teria gostado de ver isso no filme.
Como foi o seu relacionamento com ele no lado pessoal ?
Depois de me aposentar da Fórmula 1 no final de 1993...
...no mesmo dia no pódio quando Senna puxou-me para perto dele...
...as coisas mudaram e evoluíram e foi aí que eu comecei a conhecê-lo.
Com vontade de manter contato com ele quase todos os dias.
Nós lembramos a mensagem dele para você um dia antes de sua morte. Foi muito emocionante.
Ela não foi colocada no filme...
...porque a equipe de produção achou que não fosse algo verdadeiro (de coração).
Esta mensagem significa tudo para mim...
.. E todos os que acompanharam o nosso duelo ...
...e se eles deixam isso de lado, significa que eles não entenderam nada sobre nossa história.
Eles não podem fazer um filme assim (manipulado).
É uma história humana que eu vou lhe contar mais e mais no futuro ...
...Mas eu vou contar do meu jeito desta vez.

sábado, 29 de março de 2014

O Boneco Proibido de Ayrton Senna

Por Tarcila Zonaro e Charles Antunes  
04/07/2010 | 10:09
blog.kolecoes.com.br



Foto: Fabio Eduardo Fernandes, proprietário da Playtoy e o boneco do Ayrton Senna, que se tornou raro (Foto: tarcilaz)

Na década de 1990, a Tot Toys fabricou um boneco de borracha do Ayrton Senna. A caixa era linda, de plástico, com a foto do piloto.

Em seguida, saiu uma portaria a qual proibia qualquer propaganda de cigarro em brinquedos. Sendo assim, o boneco do Senna teve que ser recolhido, pois estampava a marca Marlboro, uma das patrocinadoras. Já as embalagens foram descartadas. De acordo com Fernandes, os bonecos foram repintados de vermelho para cobrir a marca do cigarro.“A primeira leva que foi recolhida se tornou rara, e o boneco novo não provocou interesse, pois ficou feio e saiu de linha”, contou o empresário.


FONTE PESQUISADA

ZONARO, Tarcila; ANTUNES, Charles. Raro versus Antigo. Disponível em: <http://blog.kolecoes.com.br/2010/07/raro-versus-antigo/>. Acesso em: 29 de março de 2014.

Guns N’ Roses Homenageia Ayrton Senna em Show em São Paulo

Foto: Divulgação

29/03/2014 03h31
Braulio Lorentz
Do G1, em São Paulo

Desta vez, o que houve de mais diferente foi o que deu pinta de ser uma rápida homenagem a Ayrton Senna. Antes de “Don't cry”, o guitarrista Bumblefoot tocou uma parte do “Tema da vitória”, tão associado ao piloto. A morte de Senna completa 20 anos no próximo dia 1º de maio.


****************************************************************

por PEDRO ANTUNES
29 de Março de 2014 às 04:26
rollingstone.uol.com.br



Homenagens
Das covers tocadas no show, duas já fazem parte do repertório do Guns e se tornaram indispensáveis com o passar dos anos: “Live and Let Die”, do Wings, e “Knockin' on Heaven's Door”. O grupo aproveitou as várias vezes que Axl deixava o palco para mostrar trechos instrumentais, com versões de Led Zeppelin e Rolling Stones. Bumblefoot aproveitou outro momento para executar o "Tema da Vitória", canção que invadia os lares brasileiros quando Ayrton Senna vencia alguma corrida de Fórmula 1 nos anos 1990.


FONTE PESQUISADA

LORENTZ, Braulio. Guns N’ Roses faz plateia celebrar Ayrton Senna em SP. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/musica/noticia/2014/03/guns-n-roses-faz-plateia-celebrar-ayrton-senna-em-sp.html>. Acesso em: 29 de março 2014.

ANTUNES, Pedro. Guns N’ Roses atrasa 1h30, alterna hits com solos prolongados e faz homenagem a Ayrton Senna em São Paulo. Disponível em: <http://rollingstone.uol.com.br/noticia/guns-n-roses-atrasa-1h30-alterna-hits-com-solos-prolongados-e-faz-homenagem-ayrton-senna-em-sao-paulo/>. Acesso em: 29 de março 2014.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Audi Homenageia Ayrton Senna no Instagram

Foto: Reprodução Insgram Audi

Na tarde dessa sexta-feira a audi homenageou Ayrton Senna no instagram:

“Audi - 20 anos de história no Brasil. Neste dia, em 1994, nossos primeiros carros chegavam ao Brasil, trazidos pelo maior nome do automobilismo mundial: Ayrton Senna. De um lado, potência e tecnologia. Do outro, um ídolo sinônimo de velocidade. Hoje, estacionamos nosso Audi para fazer o que fazíamos para o Ayrton: aplaudir. #Audi#AudiBr #carro #AyrtonSenna #Senna #auto#technology #power”




Ayrton Senna Met His Girlfriend Adriane Galisteu In The Grid Of An F1 Race!




Ayrton Senna Sonhava em Ter Um Museu

Ayrton era um homem consciente do mundo em que vivia, e das realidades do povo brasileiro, das suas carências e das possibilidades que ele tinha para ajudar a colmatá-las (remedia-las). Sempre que possível no anonimato.


Em março de 1994 doou US$45.000 para um programa de assistência a crianças, filhos de seringueiros do Acre – “Saúde sem limites” – gerido pelo seu amigo Professor Sid Watkins, que o tentaria socorrer um mês depois em Imola...

Ayrton Senna com Sid Watkins


– “Ele detestava que se soubesse o quanto ajudava pessoas ou grupos carentes”, contou Almeida Braga (Antonio Carlos de Almeida Braga: O Braguinha). “Ficou furioso comigo quando eu lhe falei nas largas somas que ele dava para creche de Sta Terezinha, para crianças pobres, gerenciada pela Maria José Magalhães Pinto, muito minha amiga há muitos anos.”

Ayrton Senna com Braguinha

missa.jpg (1000×981)
Adriane Galisteu com Maria José Magalhães Pinto na missa de Ayrton Senna

Esse especial carinho com as crianças levou-o a querer criar um museu onde colocaria todos os seus troféus, objetos e fotos para os pequeninos verem. Segundo Celso Lemos, está em fase de um memorial Ayrton Senna que deverá atender os desejos e todos os torcedores, levando em conta a localização, acessibilidade, tráfego de visitantes e exposição da mais completa coleção de objetos relacionados com o ídolo. Certamente que esse memorial será no bairro de Santana, em São Paulo, onde Ayrton nasceu, viveu e onde é a sede de suas empresas e da Torcida Ayrton Senna (fã clube de Ayrton).

O Sonho de Ayrton Senna era fazer um museu com objetos de sua carreira para a visitação das crianças
Foto: Norio Koike


Esse livro é datado de 1994, depois de 20 anos esse Memorial Ayrton Senna não saiu do papel, mesmo a prefeitura de São Paulo cedendo um terreno aos parentes de Ayrton para a criação do museu. 

FOTOS SENNA COM O PROFESSOR SID WATKINS:



FOTOS SENNA COM BRAGUINHA:

Emerson Fittipaldi, Braguinha, Senna e Maurício Gugelmin

Adriane Galisteu, Ayrton Senna e Braguinha

FOTOS SENNA COM CRIANÇAS:




REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SANTOS, Francisco. Ayrton Senna do Brasil. 4ª Edição. São Paulo: EDIPROMO, novembro 1994.

Um Ayrton Filantrópico Com O Mundo

Ayrton era um homem consciente do mundo em que vivia, e das realidades do povo brasileiro, das suas carências e das possibilidades que ele tinha para ajudar a colmatá-las (remedia-las). Sempre que possível no anonimato.

Em março de 1994 doou US$45.000 para um programa de assistência a crianças, filhos de seringueiros do Acre – “Saúde sem limites” – gerido pelo seu amigo Professor Sid Watkins, que o tentaria socorrer um mês depois em Imola...

Ayrton Senna com Sid Watkins


– “Ele detestava que se soubesse o quanto ajudava pessoas ou grupos carentes”, contou Almeida Braga (Antonio Carlos de Almeida Braga: O Braguinha). “Ficou furioso comigo quando eu lhe falei nas largas somas que ele dava para creche de Sta Terezinha, para crianças pobres, gerenciada pela Maria José Magalhães Pinto, muito minha amiga há muitos anos.”

Ayrton Senna com Braguinha

missa.jpg (1000×981)
Adriane Galisteu com Maria José Magalhães Pinto na missa de Ayrton Senna



Esse especial carinho com as crianças levou-o a querer criar um museu onde colocaria todos os seus troféus, objetos e fotos para os pequeninos verem. Segundo Celso Lemos, está em fase de um memorial Ayrton Senna que deverá atender os desejos e todos os torcedores, levando em conta a localização, acessibilidade, tráfego de visitantes e exposição da mais completa coleção de objetos relacionados com o ídolo. Certamente que esse memorial será no bairro de Santana, em São Paulo, onde Ayrton nasceu, viveu e onde é a sede de suas empresas e da Torcida Ayrton Senna (fã clube de Ayrton).

O Sonho de Ayrton Senna era fazer um museu com objetos de sua carreira para a visitação das crianças
Foto: Norio Koike


Esse livro é datado de 1994, depois de 20 anos esse Memorial Ayrton Senna não saiu do papel, mesmo a prefeitura de São Paulo cedendo um terreno aos parentes de Ayrton para a criação do museu. 

FOTOS SENNA COM O PROFESSOR SID WATKINS:



FOTOS SENNA COM BRAGUINHA:

Emerson Fittipaldi, Braguinha, Senna e Maurício Gugelmin

Adriane Galisteu, Ayrton Senna e Braguinha

FOTOS SENNA COM CRIANÇAS:




REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SANTOS, Francisco. Ayrton Senna do Brasil. 4ª Edição. São Paulo: EDIPROMO, novembro 1994.

Brundle Admite: "O Melhor Da História"

30 ANOS DA PRIMEIRA CORRIDA DE AYRTON SENNA

Publicação: 25/03/2014 10:31
Alexandre Botão - Correio Braziliense
Braitner Moreira - Correio Braziliense
Marcos Paulo Lima - Correio Braziliense
superesportes.com.br

Última foto de Ayrton Senna com Martin Brundle em 1994
Foto: Arquivo Pessoal Martin Brundle

Nem é preciso fazer a primeira pergunta. Segundos depois de atender o telefone, ao saber que fala com um repórter brasileiro, o inglês Martin Brundle começa, orgulhoso: “Fui o único a conhecer tão de perto o melhor da história. Corri contra Senna antes de ele se tornar Senna”. Aos 54 anos, o ex-piloto de Fórmula 1 também completa hoje três décadas da estreia na categoria. Os caminhos dos dois, entretanto, se cruzaram um ano antes.

De março a outubro de 1983, Ayrton Senna e Brundle protagonizaram uma das maiores disputas da história da Fórmula 3 inglesa, com o título da temporada definido só na última corrida, a favor do brasileiro. Em uma das etapas, a fome de vitórias de Senna transformou em acidente uma tentativa de ultrapassagem sobre o inglês. “Era curva impossível. Quando os pneus bateram, ele ficou com o carro em cima do meu. Em vez de fugir com medo da explosão, ele tentou me ajudar a sair. Eu queria matá-lo, mas ele havia sido muito humano, dias depois rimos juntos daquilo”, recorda.

Crítico dos métodos de Senna, Brundle nunca chegou a se tornar amigo da lenda brasileira, mas o via com respeito. “Desde a Fórmula 3, ele tinha manobras questionáveis, mas era altruísta. Era o primeiro homem que tentaria te colocar para fora da pista, se precisasse disso para vencer. Apesar disso, depois da corrida, seria o primeiro a te abraçar e perguntar se você estava bem”, conta o inglês.

FOTOS AYRTON SENNA COM MARTIN BRUNDLE:

Última foto de Ayrton Senna com Martin Brundle em 1994
Foto: Arquivo Pessoal Martin Brundle

FOTOS AYRTON SENNA COM MARTIN BRUNDLE NA F3:















FOTOS AYRTON SENNA COM MARTIN BRUNDLE NA F1:





FONTE PESQUISADA

BOTÃO, Alexandre; MOREIRA, Braitner; LIMA, Marcos Paulo. Brundle admite: "O melhor da história". Disponível em: <http://www.superesportes.com.br/app/19,62/2014/03/25/noticia_automobilismo,53733/brundle-admite-o-melhor-da-historia.shtml>. Acesso em: 27 de março 2014.