domingo, 30 de setembro de 2018

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

É Becão!!!


O apelido que Senna carrega desde criança, na verdade, é Becão, mas a explicação dele também é mantida em segredo pelo campeão. "É uma coisa muito familiar, muito íntima", diz ele, garantindo mais um capítulo de seu futuro livro. O engraçado é que sua mãe, Neyde Senna da Silva, já disse numa entrevista a Placar que o apelido nasceu quando o pequeno Ayrton começou a se autodenominar Becão, sem nenhuma razão aparente, ficando muito furioso se alguém o chamasse de Bequinho. Coisa de criança. Mas nem assim Senna admite falar no assunto.



FONTE PESQUISADA

RODRIGUES, Sérgio. Senna acha a F-1 um “meio nojento”. Jornal do Brasil, 31 de outubro de 1988, Esportes.

A Chave do Sucesso


Lançado em 2004, o livro "A chave do sucesso" conta a história da Audi no Brasil, marca trazida pelo piloto Ayrton Senna





Ayrton Senna testando o motor V12 da Chrysler-Lamborghini em um McLaren MP4/8B (Fotos)

Ayrton Senna testando o motor V12 da Chrysler-Lamborghini em um McLaren MP4/8B enquanto a equipe avaliava suas opções para 1994. Circuito do Estoril, Portugal, setembro de 1993.

Ayrton Senna testing the Chrysler-Lamborghini V12 engine in a McLaren MP4/8B as the team weighed up their options for 1994. Estoril Circuit, Portugal, September 1993.





quinta-feira, 27 de setembro de 2018

GP às 10: Plano secreto de Ayrton Senna para futuro era mesmo encerrar carreira na Ferrari (Vídeo)

Ayrton Senna venceu pela segunda vez o GP do Brasil (Foto: Rainer Nyberg)

Na edição do GP às 10 desta quinta-feira (27), Flavio Gomes relembra entrevista feita com Ayrton Senna em 1993 e conta como o tricampeão já tinha dados os primeiros passos para correr na Ferrari após a passagem pela Williams

WARM UP / REDAÇÃO GP, DE CURITIBA
grandepremio.com.br | 27/09/2018

Flavio Gomes aproveitou os 25 anos da conquista do quarto título mundial de Alain Prost para recordar uma entrevista exclusiva com Ayrton Senna naquele mesmo fim de semana. Apesar da despedida do francês, as atenções no Estoril estavam voltadas para o futuro do brasileiro, que já havia assinado com a Williams, mas não podia falar sobre o acordo. Gomes, então, quis saber sobre o que o tricampeão ainda queria fazer na F1. Anos mais tarde, descobriu que o plano para o futuro incluía um contrato com a Ferrari.

O GP às 10 é a série que traz um comentário em vídeo dos jornalistas do GRANDE PRÊMIO, sempre às 10h (de Brasília), do dia e da noite.





FONTE PESQUISADA


GRANDE PRÊMIO - GP às 10: Plano secreto de Ayrton Senna para futuro era mesmo encerrar carreira na Ferrari. Disponível em: <https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/gp-as-10-plano-secreto-de-ayrton-senna-para-futuro-era-mesmo-encerrar-carreira-na-ferrari>. Acesso em: 27 de setembro 2018.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Corinthians Lançará Uniforme em Homenagem a Ayrton Senna


Imagens da nova terceira camisa já circulam nas redes sociais

Por Da Redação | 25 set 2018, 13h56 | veja.abril.com.br

Camisa do Corinthians homenageia Ayrton Senna (Mike King/Getty Images)

O Corinthians irá lançar no próximo mês um terceiro uniforme em homenagem a um de seus torcedores mais ilustres: Ayrton Senna, tricampeão de Fórmula 1, morto em 1994 em acidente no GP de San Marino. As imagens da nova camisa já circulam nas redes sociais, mas o Corinthians não confirma sua autenticidade.

A camisa será preta com detalhes em dourado, inspirada nas cores do carro da Lotus de 1985, ano em que o ex-piloto paulista conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, no GP de Portugal.




FONTE PESQUISADA


VEJA - Corinthians lançará uniforme em homenagem a Ayrton Senna. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/placar/corinthians-lancara-uniforme-em-homenagem-a-ayrton-senna/>. Acesso em: 25 de setembro 2018.

sábado, 22 de setembro de 2018

Ayrton Senna, Mônaco 1991


Ayrton Senna morou no paraíso fiscal de Mônaco, assim como outros pilotos de Fórmula 1

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Ah! Se Ayrton Senna Soubesse...

Ayrton e Lilian em 1981

- Tenho uma preocupação muito grande em saber se a Lilian está bem. Foi uma atitude um pouco egoísta casar tão cedo e ir sozinho com ela para a Inglaterra. Tenho um sentimento de remorso muito grande. Um remorso que se tornou preocupação. Por isso, estou longe, mas acompanho tudo o que acontece com ela. (Ayrton Senna no ano de 1991, segundo Linamara Batistella, sua médica e confidente. Fonte: Ayrton Senna, O Herói Revelado)



Ayrton e Adriane

Ayrton Senna está falando da Lilian de Vasconcellos, com quem ele se casou antes da Fórmula 1. Agora, imaginem como o Ayrton Senna se sentiria assistindo o que sua própria família fez com Adriane Galisteu na falta dele? Ele pediu Adriane para interromper sua carreira de modelo, a levou para Portugal e lá, depois que ele morreu, a modelo foi jogada na rua, abandonada em um país estrangeiro, longe da família e de seus amigos. Justiça seja feita, Ayrton deu todas as condições para ela, mas na falta dele, como ainda não estavam casados oficialmente, a família tinha o dever moral de protegê-la e ampará-la, assim como Ayrton fazia. Eles tinham um compromisso sério, ele tinha um compromisso sério com ela, que não foi honrado pela família. Ele a convidou para viverem juntos em outro país. Pelo contrário, depois que ele morreu a primeira coisa que a família fez foi bloquear a conta conjunta que Adriane tinha com o piloto (a impossibilitando de comprar sua passagem de volta ao Brasil) e expulsá-la da casa que o casal vivia em Portugal. Infelizmente não são todos que tem caráter, moral e compaixão pelo próximo. Que papelão! Uma Vergonha!

Ayrton tinha caráter bem diferente da família dele...




quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ayrton Senna e Adriane Galisteu no "Sporting Club Monaco" (Vídeo)


Ayrton Senna e Adriane Galisteu no "Sporting Club Monaco" durante o final de semana do Grande Prêmio de Mônaco 1993

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Senna Só Queria Que Tudo Terminasse



Betise Assumpcão (assessora de imprensa do Ayrton) também achou que ele estava diferente naquele dia: “Ele geralmente tinha um jeito particular de puxar a balaclava e o capacete, determinado e forte, como se estivesse ansioso pela corrida. Naquele dia, você poderia dizer apenas pelo jeito que ele estava colocando seu capacete que ele não queria correr. Ele não estava pensando que ia morrer; ele realmente achava que ele iria ganhar, mas ele só queria acabar com isso e ir para casa. Ele não estava lá, ele estava a quilômetros de distância. Fonte: Livro Fatal Weekend do jornalista britânico Tom Rubython.


*Diversas publicações relatam o quanto Ayrton estava com saudades de Adriane Galisteu e ansioso por seu encontro com ela, que infelizmente jamais aconteceu.




Betise Assumpcao also thought he was different that day: “He usually had a particular way of pulling on his balaclava and helmet, determined and strong, as if he was looking forward to the race. That day, you could tell just from the way he was putting on his helmet that he didn’t want to race. He was not thinking he was going to die; he really thought he would win, but he just wanted to get it over with and go home. He wasn’t there, he was miles away.”





FONTE PESQUISADA

RUBYTHON, Tom. Fatal Weekend. 1º Edição. Great Britain: The Myrtle Press, 12 de novembro de 2015.

1.000 Miles


Adriane Galisteu estava esperando Ayrton Senna na mansão do Algarve em Portugal


Betise Assumpcão (assessora de imprensa do Ayrton) também achou que ele estava diferente naquele dia: “Ele geralmente tinha um jeito particular de puxar a balaclava e o capacete, determinado e forte, como se estivesse ansioso pela corrida. Naquele dia, você poderia dizer apenas pelo jeito que ele estava colocando em seu capacete que ele não queria correr. Ele não estava pensando que ia morrer; ele realmente achava que ele iria ganhar, mas ele só queria acabar com isso e ir para casa. Ele não estava lá, ele estava a quilômetros de distância. Fonte: Livro Fatal Weekend.

♫ 'Cause you know I'd walk
A thousand miles
If I could just see you... ♫

♫ Pois você sabe que eu andaria
Mil milhas
Se eu apenas pudesse te ver ♫


FONTE PESQUISADA

RUBYTHON, Tom. Fatal Weekend. 1º Edição. Great Britain: The Myrtle Press, 12 de novembro de 2015.



Em diversas publicações relatam o quanto Ayrton estava com saudades de Adriane Galisteu e ansioso por seu encontro com ela, que infelizmente jamais aconteceu. A modelo estava na casa que morava com o piloto no Algarve em Portugal. Entretanto os planos de Ayrton era levá-la a corrida com ele, mas por causa da pressão da família dele que queria separá-los (seu irmão estava presente no local tentando convencê-lo a desistir de Adriane), o piloto não pôde ter seu grande amor com ele. Como todos sabem, Ayrton faleceu nessa corrida. 

O encontro dos dois estava marcado para às 8:30 da noite (horário de Portugal) daquele mesmo dia 1º de maio de 1994, espantosamente foi nesta mesma hora que Adriane recebeu a notícia da morte de Ayrton.





Owen Lembra Brincadeiras Que Fazia Com Senna Sobre Adriane Galisteu, Grande Amor do Tricampeão



Owen O’Mahony (piloto do jato de Ayrton Senna) disse: "Adriane Galisteu [companheira de Ayrton] era uma garota linda, eu tenho uma foto que nos abraçamos. Mostrei a Ayrton e disse: ‘Veja, aqui está a prova de que ela prefere homens mais velhos ‘. E ele disse: 'Owen, vou lembrar disso quando negociarmos seu próximo contrato!’ e uma vez eu disse a ele em Mônaco:'Tire todos os cartões de crédito dela e nem sequer a mostre e ele disse que não era um problema. ' Esta é a melhor garota que eu já conheci. Tudo o que ela quer fazer é ir ao McDonald's! '' 


Owen O’Mahony falando de Senna para um Documentário para a TV Globo 




FONTE PESQUISADA


JEDENAK. historia Owena O`Mahony, pilota i przyjaciela Ayrtona Senny, czyli.... Disponível em: <Fonte: http://www.jedenak.pl/senna/owen.htm
>. Acesso em: 18 de setembro 2018.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

A Entrevista - Owen O'Mahony: Ayrton: Cliente, lenda, amigo


Ayrton Senna viajava muito. Para facilitá-lo, ele comprou um avião e contratou um piloto. Owen O'Mahony conheceu bem o seu chefe em 4 anos e meio de serviço.




A tragédia não era novidade para o piloto pessoal de Senna. Mas de alguma forma isso foi diferente. 

Por Andrew Longmore | Domingo, 2 de maio de 1999, 00:02
Independent - independent.co.uk

CAPITÃO OWEN O'Mahony assistiu ao grande prêmio na pequena televisão do escritório do aeroporto de Forli, a poucos quilômetros do circuito de Ímola. Do lado de fora, o jato de seu chefe, um British Aerospace 125, estava na pista, abastecido e pronto para decolar. O'Mahony sempre ficou com o avião no dia de uma corrida e este foi um final de semana horrível. Uma fuga rápida seria importante. Naquela manhã, o telefone tocou às 7 da manhã. "Serviço de bagagem", ele respondeu, sabendo exatamente quem era. As malas (bolsas/sacos) foram apanhadas e guardadas. "Boa sorte com a corrida, Ayrton", dissera ele.

Apesar de toda sua larga experiência, O'Mahony não estava preparado para o momento em que o [carro] azul e branco da Williams saíra da pista na curva Tamburello e ricocheteou na parede de concreto. Ele [O’Mahony] é alto e elegante, até um pouco despojado, com profundos olhos azuis e cabelos prateados.

Ele fala em um barítono doce/suave, a voz do meio da Inglaterra, cada palavra perfeitamente enunciada. Seus anos na RAF ensinaram-no a reprimir a emoção. De sua turma de 14 anos na escola de treinamento, apenas três ainda estavam vivos. A tragédia não era novidade. Mas de alguma forma isso foi diferente. Pela primeira vez em sua vida, O'Mahony não sabia o que fazer.

*barítono: Voz masculina que apresenta um timbre entre o baixo e o tenor; voz masculina média que é mais aguda que o baixo e mais grave que o tenor; o cantor que expressa esse timbre.

Os relatórios disseram que Senna foi levado de avião para o hospital em Bolonha, então ele voou para o aeroporto de Bolonha e esperou por mais instruções, de Julian Jakobi, empresário de Senna em Londres, ou Celso Lemos, o novo garoto na estreita comitiva de Senna. No final da tarde, ele viu a figura familiar de Gerhard Berger correndo na direção dele. Gerhard não teve muitas notícias, mas, como um dos amigos mais chegados de Senna, ele instintivamente entendeu como o solitário O'Mahony devia estar se sentindo.

Os pilotos executivos não devem se aproximar de seus clientes e, ao longo de sua carreira, o que ele habilmente chama de "taxista de luxo",  O'Mahony obedeceu às regras. Particularmente, ele nutria um grau de desprezo pela maioria de seus empregadores, mas só uma vez ele quebrou o código de silêncio não escrito. Um nigeriano lhe pedira que levasse uma carga para Luton, vinda de Acra. Ele sabia que algo estava errado no momento em que o pegou e contou às alfândegas de suas suspeitas. Eles descobriram que ele estava importando US $ 4,5 milhões em cannabis [maconha].

*Luton é uma cidade situada no sul da Inglaterra, a 51 km (32 milhas) ao norte de Londres.
* Acra [Em inglês Accra] é a capital e maior cidade do Gana, com uma população estimada em 1 963 264 em 2009. 

Sua relação com Ayrton Senna havia começado como a maioria dos outros (empregadores). Não sabia ao certo quem era Senna e nada nos primeiros três meses de seu emprego no final de 1990 sugeria que um mero acordo de negócios se transformaria em uma amizade profunda e espantosamente abreviada. O'Mahony recebeu instruções do escritório de Senna no Brasil e fez o que lhe foi dito. "Ele sempre foi educado, mas eu não o incomodava", diz O'Mahony. "Então ele se virou para mim um dia e disse: 'Owen, no futuro (daqui para frente), apenas fale comigo'." (não mais com seu pai Milton da Silva ou seu braço direito, Fábio Machado, primo de Ayrton). Senna teve dificuldade com a pronúncia de (do nome) O'Mahony. Deveria ser "O'Marny", mas ele soltaria o "O" e diria "Mahny" com o sotaque na segunda sílaba. Quando ele passou a baixa temporada [folga/férias] no Brasil, falando em português, Senna também não conseguiu pronunciar Owen, então "Mahny" ficou. Mas foi o senso de humor de O'Mahony que mais atraiu a molecagem de Senna.

Você não pode ficar perto de O'Mahony sem compartilhar o olho cintilante e, na época, Senna precisava de alguém com um toque mais leve. "Uma vez", lembra O'Mahony, "Ayrton me pediu para fazer algo e eu esqueci de fazê-lo. Então, da próxima vez que ele me viu, ele disse, 'Mahony, há quanto tempo você trabalha para mim. .. não incluindo amanhã ". Eu ensinei a ele isso (humor inglês) e agora ele jogou de volta para mim.


Ayrton Senna e o comandante Owen. Essa foto os dois fizeram juntos bem pouco antes da morte de Ayrton, pois o inglês havia se dado conta que não tinha nenhuma foto com seu patrão e amigo

"Eu gosto de pensar que fui parcialmente responsável por ele desenvolver um pouco de humor Inglês. Eu era apenas o meio para um fim, ele era a estrela e com todo mundo querendo um pedaço dele, ele não queria um cara extra balindo para ele. Eu tinha idade suficiente para ser seu pai, e talvez por isso tenhamos nos dado tão bem. Muitas das vezes que nós (passamos horas) sentados em viagens e ele me fazia perguntas sobre isso e aquilo. (Ele) Podia entrar no avião de Frank Williams (dono da equipe Williams])sem que ninguém o visse quando dava a Ron Dennis (seu então patrão na McLaren) um tempo difícil [relacionamento dificil] na McLaren. (Owen quis dizer que sabia de suas negociações com outras equipes como a Williams, que costumavam ser sigilosas. Não podia vazar essa informação/encontro tanto para sua equipe, a McLaren, quanto para a imprensa, etc...]

*balindo: reclamando, choramingando, exclamando, vociferando, lastimando-se.

  
"O mais engraçado foi que eu nunca poderia dizer pelo seu jeito em um domingo se ele havia vencido ou perdido. A única pista era que se ele vencesse, ele poderia perguntar como estava o tempo em Faro [onde Senna tinha uma casa] e essa era uma mensagem codificada.Ele queria saber se poderia pousar o avião.Ele não tinha uma licença, mas eu costumava sentar no assento do co-piloto enquanto ele tomava os controles. Às vezes, se ele não teve uma boa corrida, levava tempo para tirar alguma coisa dele ".

Olhando para trás naquele final de semana em Ímola que mudou sua própria vida, O'Mahony apagou muitos dos detalhes e grande parte da dor. Senna não era ele mesmo desde o momento em que o busquei em Faro e houve o estranho incidente da fotografia. Apenas casualmente, O'Mahony havia mencionado a Norio, fotógrafo pessoal de Senna, que depois de quatro anos a serviço dele, ele ainda não tinha uma foto sua com Ayrton. Na sexta-feira à tarde, em meio a todas as outras distrações, Senna fez questão de presentear Owen com uma foto autografada. Agora está no estudo de O'Mahony. Mais tarde, depois que Rubens Barrichello colidiu fortemente (se acidentou gravemente) na prática (treinos), O'Mahony notou a aflição e perguntou em voz baixa se havia algo que ele pudesse fazer. Era a pergunta de um amigo, não do porteiro do salão. O resto é um borrão. A esposa de O'Mahony gravou a corrida e o acidente, mas Owen não quis ver novamente. Nunca mais pretende assistir. Uma vez é o suficiente, ele diz.

Essa é a fotografia assinada que Ayrton Senna deu de presente para Owen antes de falecer

No dia seguinte à morte de Senna, ele levou a família de volta a Paris, estacionando ao lado do Jumbo, que transportaria o corpo de Ayrton. Eles tiraram os assentos na classe executiva para caber o caixão. As portas do seu próprio jato não eram largas o suficiente, pelo que O'Mahony foi secretamente grato. "Não tenho certeza se teria coragem para fazer essa viagem", diz ele. Já foi bastante difícil no mês de julho seguinte, levando a mãe de Senna e sua irmã Viviane de volta a Portugal para empacotar (as coisas da) a casa de Ayrton. O'Mahony voou com uma carga melancólica, incluindo todos os troféus de Senna, de volta para a casa da família.

Como o corpo foi levado de volta para o Brasil, O'Mahony voou para Londres, trocando o jato por um terno e pegando o próximo vôo de uma companhia aérea programado para São Paulo. Na chegada, ele recebeu um adesivo A - para Amigos, um amigo. Mas quando ele viu a mãe de Ayrton, Neyde, ela arrancou e substituiu por um F, para Familiares, o que lhe permitiu um momento final de privacidade com Senna. Ele voou para o funeral em um helicóptero com Alain Prost e Stewarts, Jackie e Paul (helicóptero sedido pela família de Ayrton). Ele nunca tinha visto cinco milhões de pessoas chorando juntas antes. Então ele foi prestar suas condolências ao pai de Ayrton, que tinha seis pequenos pacotes na frente dele. O pai não fala muito inglês, então ele falou através de um intérprete: "Ayrton tinha muitos conhecidos e amigos, mas havia apenas seis pessoas em quem ele confiava no mundo", disse ele. "Você era um deles." Dentro do pacote havia uma pulseira de ouro com o nome dele inscrito nela.

[Essa era uma pulseira de comemoração aos 10 anos da carreira de Ayrton na Fórmula 1, completados justamente naquele ano de 1994. O tricampeão distribuiria a algumas pessoas / amigos naquele ano.]

O'Mahony e Ayrton Senna, no GP de San Marino (Foto: Reprodução SporTV)

O'Mahony está com 60 anos e acaba de começar a trabalhar meio período para a Fundação Senna, que está financiando uma série de projetos educacionais, esportivos e culturais para ajudar as crianças de rua do Brasil. Cinco anos depois, ele acha difícil deixá-lo. Desligando as válvulas emocionais, o mecanismo de proteção do piloto treinado e do inglês urbano não funcionou. Toda vez que ele passa pela pulseira ou vê a foto, a memória se rebela. A verdade também é que ele não quer esquecer. Seu contrato dizia que, se Senna falecesse, seu emprego cessaria "imediatamente". Mas a família Senna sabe que ainda pode chamá-lo à vontade.

"Ayrton me envolveu, ele e um outro homem, que ainda está vivo. Eles não eram como os ratos egoístas que eu estava acostumado a voar por aí. Estou tentando fechar isso (encerrar esse ciclo), é o que estou tentando fazer. ..  Mas é difícil." Ele voou para Berger e Michael Schumacher, mas trabalhar para a Fundação será uma catarse mais apropriada. "Eu não preciso mais voar ao redor do mundo. Meu coração não está nisso. Prefiro ocupar meu tempo com um projeto que atinja alguma coisa, ainda que de uma maneira pequena. Não podemos resolver os problemas no Brasil , mas podemos trazer um pouco de felicidade para algumas crianças pequenas. Ayrton foi incrivelmente compassivo com as crianças." Ele ainda espera que o telefone toque, para ouvir aquela voz familiar chamando: Mahny. Este fim de semana mais do que nunca.


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The Interview - Owen O'Mahony: Ayrton: Client, legend, friend


Tragedy was nothing new to Senna's personal pilot. But somehow this was different. By Andrew Longmore

Andrew Longmore | Sunday 2 May 1999 00:02
Independent - independent.co.uk 


CAPTAIN OWEN O'Mahony watched the grand prix on the little television in the office at Forli airport, a few miles from the circuit at Imola. Outside, his boss's jet, a British Aerospace 125, lay on the tarmac, fuelled and ready for take-off. O'Mahony always stayed with the plane on the day of a race and this had been a horrible weekend. A quick getaway would be important. That morning, the phone had rung at 7am. "Baggage service," he had answered, knowing exactly who it was. The bags were picked up and stowed. "Good luck with the race, Ayrton," he had said.


For all his varied experience, O'Mahony had not been prepared for the moment the blue and white Williams plunged off the track at the Tamburello curve and ricocheted off the concrete wall. He is tall and elegant, even a little rakish, with deep blue eyes and silvery hair.

He speaks in a mellifluous baritone, the voice of middle England, each word perfectly enunciated. His years in the RAF had taught him to suppress emotion. Of his class of 14 at training school, only three were still alive. Tragedy was nothing new. But somehow this was different. For once in his life, O'Mahony didn't know what to do.

The reports said Senna had been flown to the hospital in Bologna, so he flew the plane into Bologna airport and waited for further instructions, from Julian Jakobi, Senna's London-based manager, or Celso Lemos, the new boy in the tightknit Senna entourage. Late in the afternoon, he saw the familiar figure of Gerhard Berger hurrying towards him. Gerhard did not have much more news, but as one of Senna's closest friends he instinctively understood how lonely O'Mahony must have been feeling.

Executive pilots are not supposed to get close to their clients and throughout his career as what he deftly terms "an upmarket taxi- driver" O'Mahony had obeyed the rules. Privately, he harboured a degree of contempt for most of his employers, but only once had he broken the unwritten code of silence. He had been asked by a Nigerian to fly a cargo into Luton from Accra. He knew something was wrong the moment he picked it up and he had told customs of his suspicions. They found he was importing $4.5m worth of cannabis.

His relationship with Ayrton Senna had begun like most others. He wasn't even sure who Senna was and nothing in the first three months of his employment in late 1990 suggested that a mere business deal would turn into a deep and shatteringly abbreviated friendship. O'Mahony got his instructions from Senna's office in Brazil and did what he was told. "He was always polite, but I didn't bother him," O'Mahony says. "Then he turned round to me one day and said, 'Owen, in future, just talk to me'." Senna had difficulty with the pronunciation of O'Mahony. It should be "O'Marny", but he would drop the "O" and say "Mahny" with the accent on the second syllable. When he had spent the off-season in Brazil, speaking Portuguese, Senna couldn't pronounce Owen either, so "Mahny" it was. But it was O'Mahony's sense of humour which appealed most to Senna's boyishness.

You cannot be around O'Mahony long without sharing the twinkling eye and, at the time, Senna needed someone with a lighter touch. "One time," O'Mahony recalls, "Ayrton had asked me to do something and I'd forgotten to do it. So the next time he saw me, he said, 'Mahony, how long have you been working for me ... not including tomorrow'. I'd taught him that and now he'd thrown it back at me.

"I like to think I was partly responsible for him developing a little English humour. I was just the means to an end, he was the star and with everyone wanting a piece of him, he didn't want one extra guy bleating at him all the time. I was old enough to be his father, which was perhaps why we got on so well. Many's the time we would sit on journeys and he would ask me questions about this and that. I can remember parking behind hangars so he could skulk into Frank Williams' plane without anyone seeing him when he was giving Ron Dennis a hard time at McLaren.

"The funny thing was that I could never tell from his manner on a Sunday whether he had won or lost. The only clue was that if he'd won he might ask what the weather was like in Faro [where Senna had a house] and that was a coded message. He wanted to know if he could land the plane. He didn't have a licence, but I would often sit in the co-pilot's seat while he took the controls. Sometimes, if he'd not had a good race, it took time to get something out of him."

Looking back on that Imola weekend which changed his own life, O'Mahony has erased many of the details and much of the pain. Senna was not himself from the moment he had picked him up in Faro and there was the strange incident of the photograph. Just casually, O'Mahony had mentioned to Norio, Senna's personal photographer, that after four years in his service he still did not have a photo of Ayrton and himself. On the Friday afternoon, amid all the other distractions, Senna had made a point of presenting Owen with a signed photo. It now sits in O'Mahony's study. Later, after Rubens Barrichello had crashed heavily in practice O'Mahony had noticed the distress and quietly asked if there was anything he could do. It was the ques-tion of a friend, not the hall porter. The rest is a blur. O'Mahony's wife taped the race and the crash, but Owen has not looked at it again. Never intends to. Once is enough, he says.

The day after Senna's death, he flew the family back to Paris, pulling up alongside the Jumbo which would carry Ayrton's body. They stripped out the seats in business class to fit the coffin. The doors of his own jet were not wide enough, for which O'Mahony was secretly grateful. "I'm not sure I would have had the bottle to do that trip," he says. It was bad enough the following July, taking Senna's mother and his sister Viviane back to Portugal to pack up Ayrton's house. O'Mahony flew a melancholy cargo, including all Senna's trophies, back to the family home.

As the body was flown back to Brazil, O'Mahony flew on to London, swapping the jet for a suit and catching the next scheduled BA flight into Sao Paulo. On arrival, he was given an A sticker - for Amigos, a friend. But when he saw Ayrton's mother, Neyde, she ripped it off and replaced with an F, for Familias, which allowed him one final moment of privacy with Senna. He flew to the funeral in a helicopter with Alain Prost and the Stewarts, Jackie and Paul. He had never seen five million people crying before. Then he went to pay his respects to Ayrton's father, who had six little packages in front of him. The father doesn't speak much English, so he spoke through an interpreter: "Ayrton had many acquaintances and friends, but there were only six people he trusted in the world," he said. "You were one of them." Inside the parcel was a golden bracelet with his name inscribed on it.

O'Mahony is 60 now and has just started to work part-time for the Senna Foundation, which is funding a series of educational, sporting and cultural projects to help the street children of Brazil. Five years on, he finds it hard to let go. Shutting down the emotional valves, the protective mechanism of the trained pilot and the urbane Englishman has not worked. Every time he walks past the bracelet or sees the photo, the memory rebels. The truth too is that he doesn't want to forget. His contract said that if Senna was killed, his employment would cease "forthwith". But the Senna family know they can still call on him at will.

"Ayrton got to me, he and one other man, who's still alive. They weren't like the egotistical prats I'd been used to flying around. I'm trying to close it off, that's what I'm trying to do. But it's hard." He has flown for Berger and Michael Schumacher, but working for the Foundation will be a more appropriate catharsis. "I don't need to go flying round the world anymore. My heart's not in it. I'd prefer to occupy my time with a project that achieves something, albeit in a small way. We can't solve the problems in Brazil, but we can bring some happiness for a few little kids. Ayrton was remarkably compassionate with children." He still expects the phone to ring, to hear that familiar voice calling. Mahny. This weekend more than ever.


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Quem é Owen O’mahony?


Um observador discreto e compulsório da vida de Senna na Europa foi o inglês Owen O'Mahony. Ayrton o conheceu depois de se aborrecer com os pilotos brasileiros aos quais entregara o novo jato executivo que comprara. Na viagem a Nova York, no final de 1989, desacostumados com a intensidade do tráfego aéreo na região, os dois pilotos foram responsabilizados, num relatório das autoridades aeronáuticas americanas, por duas infrações: uma falha nos procedimentos de manutenção em terra e uma mudança não autorizada de altitude. Contrariado e, como sempre, perfeccionista, Ayrton entrou em contato com os fabricantes. A Owen, os amigos da British Aerospace relataram assim o pedido do cliente:

- Quero um piloto britânico que saiba voar na Europa.

Owen foi o indicado. Então com 51 anos, ex-piloto de caça da Royal Air Force, ex-instrutor de pilotos militares e agora comandante de jatos executivos, Owen já prestara serviços ao primeiro-ministro britânico Harold Wilson e a um banqueiro austríaco. O resto da clientela era predominantemente formado por gângsteres e estelionatários de todas as nacionalidades e hemisférios.

Um deles fora o filho do marechal Zukhov, o militar soviético que comandou a tomada de Berlim, em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. Um cliente que não dispensava seguranças armados com fuzis AK-44, nem mesmo voando a seis mil metros de altitude. Owen voou para o Brasil e, a partir do final de dezembro de 1989, assumiu o comando do jato de Senna por um mês, a título de experiência. O relacionamento se limitou, naquele período, a duas frases por vôo:

- Olá, como vai?

No desembarque, a outra:

- Obrigado, até logo.

Cerca de um mês depois, após levar Ayrton, Viviane, dona Neyde, Leonardo e Fábio Machado a Stuttgart, na Alemanha, Owen foi convidado para um jantar no hotel em que os Sennas estavam hospedados. Era o convite de Ayrton:

-Você quer trabalhar comigo?

- Gostaria, mas temos um problema. Sei o que você quer me pagar. É pouco.

- Fazemos o seguinte: você voa pra mim mais três meses pelo meu preço. Se eu gostar, a partir do quarto mês eu te pago o seu preço.

Três meses depois, em Imola, Senna deu o sinal de que Owen tinha passado no teste:

- Ligue para o Fábio. Ele tem boas notícias para você. Era o contrato. Nos valores pedidos por Owen, Senna e, depois, a família jamais trocariam de piloto até Owen decidir se aposentar, em 2003.


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FONTES PESQUISADAS

LONGMORE, Andrew. The Interview - Owen O'Mahony: Ayrton: Client, legend, friend. Disponível em: <https://www.independent.co.uk/sport/the-interview-owen-omahany-ayrton-client-legend-friend-1091037.html#r3z-addoor>. Acesso em: 09 de setembro 2018.

RODRIGUES, Ernesto. Ayrton, o herói revelado. Edição 1. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2004.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Um fim de semana trágico

17 de abril de 2004, 1:00 da manhã,
The Times

QUINTA-FEIRA, 28 DE ABRIL

16h: O helicóptero que leva Ayrton Senna pousa no campo interno do circuito de Ímola. Com Senna estão o presidente da Ducati, a firma que fabrica a moto Senna, e o presidente-executivo da TAG-Heuer, que está planejando a produção de um relógio Senna. O avião brasileiro, um British Air Space HS125 de oito lugares, foi levado por Owen O’Mahony, seu piloto pessoal, para o pequeno aeródromo em Forli, onde as taxas de pouso são mais baratas do que em Bolonha. Senna estivera em Modena pela manhã, lançando uma mountain bike em Senna, mas ele quer ver sua equipe antes de ir ao hotel. Ele verifica os preparativos do carro e fala com Richard West, diretor de marketing da Williams, sobre seus compromissos.

17h: Senna chega ao Castello, um pequeno hotel administrado pelo jovial Valentino Tosoni, nos arredores de Castel San Pietro, uma cidade termal a dez quilômetros a oeste de Imola. O Castello é o hotel da equipe McLaren e Senna ficou lá para o Grande Prêmio de San Marino desde 1989. Ele sempre reserva o mesmo quarto, No 200, uma suíte júnior custando £ 150 por noite, consistindo de um quarto, um banheiro e uma pequena sessão. -quarto. Tosoni entende a rotina de seu cliente mais famoso: ele pediu suprimentos extras de profiteroles, a sobremesa favorita de Senna. Senna viajou leve às corridas. Ele não precisava de uma vasta comitiva, mas gostava de relaxar com os amigos longe da pista. Ele é acompanhado por seu irmão, Leonardo, Julian Jakobi, seu empresário, Antonio Carlos Braga, um velho amigo do Brasil, Galvão Bueno, jornalista de confiança da TV Globo, Celso Lemos, diretor administrativo da Senna Licensing no Brasil, Josef Leberer , seu fisioterapeuta e nutricionista, e Ubirajara Guimarães, chefe da Senna Imports. É uma festa maior que o normal. A única ausente notável é Adriane Galisteu, namorada de Senna e, segundo muitos, sua futura esposa. Ela não está voltando para Faro, a base européia de Senna, até o dia seguinte depois de terminar um curso de inglês no Brasil. Consciente, talvez, das delicadas relações com sua família sobre Galisteu e da importância do fim de semana para suas chances no Campeonato Mundial, Senna decidiu que ela deveria ficar em Portugal.

20:00: Senna janta no hotel - bife, massas, profiteroles e água mineral - e retorna ao seu quarto por volta das 22h, sua hora habitual de recolher nas corridas. Ele raramente vai para a cama antes da meia-noite.


SEXTA-FEIRA, 29 DE ABRIL 7h30: Senna chega na pista para as instruções habituais antes do treino.

9h30: Ele completa 22 voltas, registrando o tempo mais rápido de 1min 21.598s.

1.14pm: Senna completa a volta mais rápida na primeira sessão de qualificação. Enquanto está voltando aos boxes, o Jordan de Rubens Barrichello bate no meio-fio no meio da chicane Variante Bassa, dispara pelo ar, limpa uma barreira de pneus com um metro de altura e bate contra uma cerca. O acidente parece horrível e atordoa Senna.

SEXTA-FEIRA, 29 DE ABRIL

13:40: Qualificação é retomada. Senna melhora o tempo e faz a volta mais rápida, 1m 21,548s. Mas ele não está feliz com o seu carro. Ele tem uma discussão longa e animada com David Brown, seu engenheiro de corrida, e depois, tendo organizado encontros com jornalistas, interrompe a entrevista por causa de um "grande problema de engenharia".

20:00: Senna deixa o circuito e janta no Trattoria Romagnola, um pequeno restaurante em Castel San Pietro - antepasto, presunto de Parma, tagliatelle com molho de tomate e frutas. Ele não toma café, não bebe álcool e gosta de sua água mineral gaseificada e ligeiramente morna. Ele retorna ao seu quarto logo depois das 11 da noite.

SÁBADO 30 DE ABRIL

9h30: Senna completa 19 voltas de prática com o melhor tempo de 1min 22,03s.

18h18: Roland Ratzenberger, o austríaco popular, cai em seu Simtek durante a segunda sessão de qualificação sem chance de sobrevivência.

14h15: A morte de Ratzenberger está confirmada. Senna, que tinha visto o acidente no monitor enquanto se preparava para sair na Williams, teme o pior, comanda um carro de segurança e dirige para a cena. Quando ele retorna, Senna encontra o professor Sid Watkins, chefe da comissão médica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Watkins precisa contar a Senna a morte do austríaco. A sessão de qualificação é cancelada, mas Senna não tem apetite por corridas. Ele volta para o motorhome, onde fica sozinho com Damon Hill e a esposa de Hill, Georgie. Senna se recusa a participar da conferência de imprensa do vencedor da pole position, pela qual ele deve ser multado. Mas Martin Whitaker, o assessor de imprensa da FIA, aconselha que nenhuma ação seja tomada.

15:00: Senna é chamado para uma reunião dos comissários de corrida, que querem repreendê-lo por ter um carro oficial sem permissão para a cena do acidente. Senna diz que ele representa os pilotos, é tricampeão mundial e está preocupado com Ratzenberger e a segurança da pista. A troca é altamente carregada, com Senna gritando: "Pelo menos alguém está preocupado com a segurança". John Corsmit, o diretor da prova, não toma mais nenhuma ação. Senna está certamente chateado demais para posar com a noiva e o noivo quando ele retorna ao Castello para encontrar uma recepção de casamento. Ele liga para a namorada duas vezes naquela noite. Ele diz a ela que não tem vontade de correr no dia seguinte, mas não diz nada sobre medos por sua própria vida. Ele acha que seria moralmente errado correr. “Ele ficou abalado. Chorando, realmente chorando ”, disse Adriane. “Ele me disse que não queria competir. Ele nunca havia falado assim. ”Ela diz a ele que ele não precisa correr; ele diz que tem que fazer. Depois do jantar, Senna chama Adriane de novo, soando bem melhor. Senna diz que vai correr. Suas últimas palavras para ela são: “Venha me buscar no aeroporto de Faro às 20h30 de amanhã. Eu não posso esperar para ver você.


A tragic weekend

April 17 2004, 1:00am, The Times
THURSDAY APRIL 28

4pm: The helicopter carrying Ayrton Senna lands on the infield at the Imola circuit. With Senna are the president of Ducati, the firm making the Senna motorbike, and the chief executive of TAG-Heuer, who is masterminding the production of a Senna watch. The Brazilian’s plane, an eight-seat British Aerospace HS125, has been taken by Owen O’Mahony, his personal pilot, to the little airfield at Forli, where the landing fees are cheaper than at Bologna. Senna had been in Modena in the morning, launching a Senna mountain bike, but he wants to see his team before going to the hotel. He checks on the car’s preparations and talks to Richard West, director of marketing for Williams, about his commitments.
5pm: Senna arrives at the Castello, a small hotel run by the jovial Valentino Tosoni, on the outskirts of Castel San Pietro, a spa town ten kilometres west of Imola. The Castello is the McLaren team’s hotel and Senna has stayed there for the San Marino Grand Prix since 1989. He always books the same room, No 200, a junior suite costing £150 a night consisting of a bedroom, a bathroom and a small sitting-room. Tosoni understands the routine of his most famous client: he has ordered extra supplies of profiteroles, Senna’s favourite dessert. Senna travelled light to races. He did not need a vast entourage but liked to relax with friends away from the track. He is accompanied by his brother, Leonardo, Julian Jakobi, his business manager, Antonio Carlos Braga, an old friend from Brazil, Galvão Bueno, a trusted journalist with Brazil’s TV Globo, Celso Lemos, managing director of Senna Licensing in Brazil, Josef Leberer, his physiotherapist and dietician, and Ubirajara Guimaraes, the head of Senna Imports. It is a bigger party than usual. The one notable absentee is Adriane Galisteu, Senna’s girlfriend and, according to many, his future wife. She is not returning to Faro, Senna’s European base, until the next day after finishing an English course in Brazil. Mindful perhaps of the delicate relationships with his family over Galisteu and of the importance of the weekend to his World Championship chances, Senna has decided she should stay in Portugal.
8pm: Senna dines in the hotel — steak, pasta, profiteroles and mineral water — and returns to his room at about 10pm, his usual curfew hour at races. He rarely goes to bed before midnight.
FRIDAY APRIL 29 7.30am: Senna arrives at the track for the usual briefings before practice.
9.30am: He completes 22 laps, recording a fastest time of 1min 21.598sec.
1.14pm: Senna completes the fastest lap in the first qualifying session. As he is returning to the pits, the Jordan of Rubens Barrichello hits the kerb in the middle of the 140mph Variante Bassa chicane, hurtles through the air, clears a metre-high tyre barrier and smashes against a fence. The crash looks horrific and stuns Senna.
FRIDAY APRIL 29
1.40pm: Qualifying resumes. Senna betters his time and then sets the quickest lap, 1min 21.548sec. But he is not happy with his car. He has a long and animated discussion with David Brown, his race engineer, and later, having arranged to meet journalists, cuts short the interview because of a “big engineering problem”.
8pm: Senna leaves the circuit and dines at the Trattoria Romagnola, a small restaurant in Castel San Pietro — antipasto, Parma ham, tagliatelle with a plain tomato sauce and fruit. He takes no coffee, no alcohol, and likes his mineral water carbonated and slightly warm. He returns to his room just after 11pm.
SATURDAY APRIL 30
9.30am: Senna completes 19 practice laps with a best time of 1min 22.03sec.
1.18pm: Roland Ratzenberger, the popular Austrian, crashes in his Simtek during the second qualifying session with no chance of survival.
2.15pm: The death of Ratzenberger is confirmed. Senna, who had seen the accident on the monitor as he prepared to go out in the Williams, fears the worst, commandeers a safety car and drives to the scene. When he returns, Senna finds Professor Sid Watkins, the head of the international motor sport federation (FIA) medical commission. Watkins has to tell Senna of the Austrian’s death. The qualifying session is cancelled, but Senna has no appetite for racing anyway. He goes back to the motorhome where he is left alone with Damon Hill and Hill’s wife, Georgie. Senna declines to attend the pole position winner’s press conference, for which he should be fined. But Martin Whitaker, the FIA press officer, advises that no action should be taken.
3pm: Senna is called to a meeting of the race stewards, who want to reprimand him for taking an official car without permission to the scene of the crash. Senna says that he represents the drivers, is a three-times world champion and is concerned about Ratzenberger and the safety of the track. The exchange is highly charged, with Senna shouting: “At least someone is concerned about safety.” John Corsmit, the race director, takes no further action. Senna is certainly too upset to pose with the bride and groom when he returns to the Castello to find a wedding reception. He calls his girlfriend twice that night. He tells her that he does not feel like racing the next day, but says nothing about fears for his own life. He feels it would be morally wrong to race. “He was shaken. Crying, really crying,” Adriane said. “He told me he did not want to race. He had never spoken like that.” She tells him he does not have to race; he says he has to. After dinner, Senna calls Adriane again, sounding in far better spirits. Senna says he is going to race. His last words to her are: “Come and pick me up at Faro airport at 8.30pm tomorrow. I can’t wait to see you.”

3pm: Senna is called to a meeting of the race stewards, who want to reprimand him for taking an official car without permission to the scene of the crash. Senna says that he represents the drivers, is a three-times world champion and is concerned about Ratzenberger and the safety of the track. The exchange is highly charged, with Senna shouting: “At least someone is concerned about safety.” John Corsmit, the race director, takes no further action. Senna is certainly too upset to pose with the bride and groom when he returns to the Castello to find a wedding reception. He calls his girlfriend twice that night. He tells her that he does not feel like racing the next day, but says nothing about fears for his own life. He feels it would be morally wrong to race. “He was shaken. Crying, really crying,” Adriane said. “He told me he did not want to race. He had never spoken like that.” She tells him he does not have to race; he says he has to. After dinner, Senna calls Adriane again, sounding in far better spirits. Senna says he is going to race. His last words to her are: “Come and pick me up at Faro airport at 8.30pm tomorrow. I can’t wait to see you.”




FONTE PESQUISADA


THE TIMES - Um fim de semana trágico. Disponível em: <https://www.thetimes.co.uk/article/a-tragic-weekend-lfshgzb7pm2>. Acesso em: 11 de setembro 2018.