Fã filma caminhão com pinturas em homenagem ao
tricampeão Ayrton Senna
domingo, 30 de setembro de 2018
sexta-feira, 28 de setembro de 2018
É Becão!!!
O apelido que Senna carrega desde criança, na
verdade, é Becão, mas a explicação dele também é mantida em segredo pelo
campeão. "É uma coisa muito familiar, muito íntima", diz ele,
garantindo mais um capítulo de seu futuro livro. O engraçado é que sua mãe, Neyde
Senna da Silva, já disse numa entrevista a Placar que o apelido nasceu quando o
pequeno Ayrton começou a se autodenominar Becão, sem nenhuma razão aparente,
ficando muito furioso se alguém o chamasse de Bequinho. Coisa de criança. Mas
nem assim Senna admite falar no assunto.
FONTE PESQUISADA
RODRIGUES,
Sérgio. Senna acha a F-1 um “meio nojento”. Jornal do Brasil, 31 de outubro de
1988, Esportes.
A Chave do Sucesso
Lançado em 2004, o livro "A chave do
sucesso" conta a história da Audi no Brasil, marca trazida pelo piloto
Ayrton Senna
Ayrton Senna testando o motor V12 da Chrysler-Lamborghini em um McLaren MP4/8B (Fotos)
Ayrton Senna testando o motor V12 da
Chrysler-Lamborghini em um McLaren MP4/8B enquanto a equipe avaliava suas
opções para 1994. Circuito do Estoril, Portugal, setembro de 1993.
Ayrton Senna testing the Chrysler-Lamborghini V12
engine in a McLaren MP4/8B as the team weighed up their options for 1994.
Estoril Circuit, Portugal, September 1993.
quinta-feira, 27 de setembro de 2018
GP às 10: Plano secreto de Ayrton Senna para futuro era mesmo encerrar carreira na Ferrari (Vídeo)
Ayrton Senna venceu pela segunda vez o GP do Brasil
(Foto: Rainer Nyberg)
Na edição do GP às 10 desta quinta-feira (27),
Flavio Gomes relembra entrevista feita com Ayrton Senna em 1993 e conta como o
tricampeão já tinha dados os primeiros passos para correr na Ferrari após a
passagem pela Williams
WARM UP / REDAÇÃO GP, DE CURITIBA
grandepremio.com.br | 27/09/2018
Flavio Gomes aproveitou os 25 anos da conquista do
quarto título mundial de Alain Prost para recordar uma entrevista exclusiva com
Ayrton Senna naquele mesmo fim de semana. Apesar da despedida do francês, as
atenções no Estoril estavam voltadas para o futuro do brasileiro, que já havia
assinado com a Williams, mas não podia falar sobre o acordo. Gomes, então, quis
saber sobre o que o tricampeão ainda queria fazer na F1. Anos mais tarde,
descobriu que o plano para o futuro incluía um contrato com a Ferrari.
O GP às 10 é a série que traz um comentário em vídeo dos jornalistas do GRANDE PRÊMIO, sempre às 10h (de Brasília), do dia e da noite.
O GP às 10 é a série que traz um comentário em vídeo dos jornalistas do GRANDE PRÊMIO, sempre às 10h (de Brasília), do dia e da noite.
FONTE PESQUISADA
GRANDE
PRÊMIO - GP às 10: Plano secreto de Ayrton Senna para futuro era mesmo encerrar
carreira na Ferrari. Disponível em: <https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/gp-as-10-plano-secreto-de-ayrton-senna-para-futuro-era-mesmo-encerrar-carreira-na-ferrari>.
Acesso em: 27 de setembro 2018.
terça-feira, 25 de setembro de 2018
Corinthians Lançará Uniforme em Homenagem a Ayrton Senna
Imagens da nova terceira camisa já circulam nas
redes sociais
Por Da Redação | 25 set 2018, 13h56 | veja.abril.com.br
Camisa do Corinthians homenageia Ayrton Senna (Mike
King/Getty Images)
O Corinthians irá lançar no próximo mês um terceiro
uniforme em homenagem a um de seus torcedores mais ilustres: Ayrton Senna,
tricampeão de Fórmula 1, morto em 1994 em acidente no GP de San Marino. As
imagens da nova camisa já circulam nas redes sociais, mas o Corinthians não
confirma sua autenticidade.
A camisa será preta com detalhes em dourado,
inspirada nas cores do carro da Lotus de 1985, ano em que o ex-piloto paulista
conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, no GP de Portugal.
FONTE PESQUISADA
VEJA
- Corinthians lançará uniforme em homenagem a Ayrton Senna. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/placar/corinthians-lancara-uniforme-em-homenagem-a-ayrton-senna/>.
Acesso em: 25 de setembro 2018.
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
sábado, 22 de setembro de 2018
sexta-feira, 21 de setembro de 2018
Ah! Se Ayrton Senna Soubesse...
Ayrton e Lilian em 1981
Ayrton e Adriane
Ayrton tinha caráter bem diferente da família dele...
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Ayrton Senna e Adriane Galisteu no "Sporting Club Monaco" (Vídeo)
Ayrton Senna e
Adriane Galisteu no "Sporting Club Monaco" durante o final de semana
do Grande Prêmio de Mônaco 1993
terça-feira, 18 de setembro de 2018
Senna Só Queria Que Tudo Terminasse
Betise Assumpcão (assessora de imprensa do
Ayrton) também achou que ele estava diferente naquele dia: “Ele geralmente
tinha um jeito particular de puxar a balaclava e o capacete, determinado e
forte, como se estivesse ansioso pela corrida. Naquele dia, você poderia dizer
apenas pelo jeito que ele estava colocando seu capacete que ele não queria
correr. Ele não estava pensando que ia morrer; ele realmente achava que ele
iria ganhar, mas ele só queria acabar com isso e ir para casa. Ele não estava
lá, ele estava a quilômetros de distância. Fonte: Livro Fatal Weekend do
jornalista britânico Tom Rubython.
*Diversas publicações relatam o quanto Ayrton estava com saudades de Adriane
Galisteu e ansioso por seu encontro com ela, que infelizmente jamais aconteceu.
Betise Assumpcao also thought he was different that
day: “He usually had a particular way of pulling on his balaclava and helmet,
determined and strong, as if he was looking forward to the race. That day, you
could tell just from the way he was putting on his helmet that he didn’t want
to race. He was not thinking he was going to die; he really thought he would
win, but he just wanted to get it over with and go home. He wasn’t there, he
was miles away.”
FONTE PESQUISADA
RUBYTHON, Tom. Fatal Weekend. 1º Edição. Great Britain: The Myrtle Press, 12 de novembro de 2015.
1.000 Miles
Adriane
Galisteu estava esperando Ayrton Senna na mansão do Algarve em Portugal
Betise Assumpcão (assessora de imprensa do Ayrton) também achou que ele estava diferente
naquele dia: “Ele geralmente tinha um jeito particular de puxar a balaclava e o
capacete, determinado e forte, como se estivesse ansioso pela corrida. Naquele
dia, você poderia dizer apenas pelo jeito que ele estava colocando em seu
capacete que ele não queria correr. Ele não estava pensando que ia morrer; ele
realmente achava que ele iria ganhar, mas ele só queria acabar com isso e ir
para casa. Ele não estava lá, ele estava a quilômetros de distância. Fonte: Livro Fatal Weekend.
♫ 'Cause you know I'd walk
A thousand miles
If I could just see you... ♫
♫ Pois você sabe que eu andaria
Mil milhas
Se eu apenas pudesse te ver ♫
FONTE PESQUISADA
RUBYTHON, Tom. Fatal Weekend. 1º Edição. Great Britain: The Myrtle Press, 12 de novembro de 2015.
Em diversas publicações relatam o quanto Ayrton estava com saudades de Adriane Galisteu e ansioso por seu encontro com ela, que infelizmente jamais aconteceu. A modelo estava na casa que morava com o piloto no Algarve em Portugal. Entretanto os planos de Ayrton era levá-la a corrida com ele, mas por causa da pressão da família dele que queria separá-los (seu irmão estava presente no local tentando convencê-lo a desistir de Adriane), o piloto não pôde ter seu grande amor com ele. Como todos sabem, Ayrton faleceu nessa corrida.
O encontro dos dois estava marcado para às 8:30 da noite (horário de Portugal) daquele mesmo dia 1º de maio de 1994, espantosamente foi nesta mesma hora que Adriane recebeu a notícia da morte de Ayrton.
O encontro dos dois estava marcado para às 8:30 da noite (horário de Portugal) daquele mesmo dia 1º de maio de 1994, espantosamente foi nesta mesma hora que Adriane recebeu a notícia da morte de Ayrton.
Owen Lembra Brincadeiras Que Fazia Com Senna Sobre Adriane Galisteu, Grande Amor do Tricampeão
Owen O’Mahony (piloto do jato de Ayrton Senna) disse: "Adriane Galisteu [companheira de Ayrton] era uma garota linda, eu tenho uma foto que nos abraçamos. Mostrei a Ayrton e disse: ‘Veja, aqui está a prova de que ela prefere homens mais velhos ‘. E ele disse: 'Owen, vou lembrar disso quando negociarmos seu próximo contrato!’ e uma vez eu disse a ele em Mônaco:'Tire todos os cartões de crédito dela e nem sequer a mostre e ele disse que não era um problema. ' Esta é a melhor garota que eu já conheci. Tudo o que ela quer fazer é ir ao McDonald's! ''
Owen O’Mahony falando de Senna para um Documentário para a TV Globo
FONTE PESQUISADA
JEDENAK.
historia Owena O`Mahony, pilota i przyjaciela Ayrtona Senny, czyli.... Disponível
em: <Fonte: http://www.jedenak.pl/senna/owen.htm
>.
Acesso em: 18 de setembro 2018.
segunda-feira, 17 de setembro de 2018
A Entrevista - Owen O'Mahony: Ayrton: Cliente, lenda, amigo
Ayrton Senna viajava muito. Para facilitá-lo, ele comprou um avião e contratou um piloto. Owen O'Mahony conheceu bem o seu chefe em 4 anos e meio de serviço.
A tragédia não era novidade para o piloto pessoal de
Senna. Mas de alguma forma isso foi diferente.
Por Andrew Longmore | Domingo, 2 de maio de 1999, 00:02
Independent - independent.co.uk
CAPITÃO OWEN O'Mahony assistiu ao grande prêmio na
pequena televisão do escritório do aeroporto de Forli, a poucos quilômetros do
circuito de Ímola. Do lado de fora, o jato de seu chefe, um British Aerospace
125, estava na pista, abastecido e pronto para decolar. O'Mahony sempre ficou
com o avião no dia de uma corrida e este foi um final de semana horrível. Uma
fuga rápida seria importante. Naquela manhã, o telefone tocou às 7 da manhã.
"Serviço de bagagem", ele respondeu, sabendo exatamente quem era. As
malas (bolsas/sacos) foram apanhadas e guardadas. "Boa sorte com a
corrida, Ayrton", dissera ele.
Apesar de toda sua larga experiência, O'Mahony não
estava preparado para o momento em que o [carro] azul e branco da Williams
saíra da pista na curva Tamburello e ricocheteou na parede de concreto. Ele [O’Mahony]
é alto e elegante, até um pouco despojado, com profundos olhos azuis e cabelos
prateados.
Ele fala em um barítono doce/suave, a voz do meio da
Inglaterra, cada palavra perfeitamente enunciada. Seus anos na RAF ensinaram-no
a reprimir a emoção. De sua turma de 14 anos na escola de treinamento, apenas
três ainda estavam vivos. A tragédia não era novidade. Mas de alguma forma isso
foi diferente. Pela primeira vez em sua vida, O'Mahony não sabia o que fazer.
*barítono: Voz masculina que apresenta um timbre
entre o baixo e o tenor; voz masculina média que é mais aguda que o baixo e
mais grave que o tenor; o cantor que expressa esse timbre.
Os relatórios disseram que Senna foi levado de avião
para o hospital em Bolonha, então ele voou para o aeroporto de Bolonha e
esperou por mais instruções, de Julian Jakobi, empresário de Senna em Londres,
ou Celso Lemos, o novo garoto na estreita comitiva de Senna. No final da tarde,
ele viu a figura familiar de Gerhard Berger correndo na direção dele. Gerhard
não teve muitas notícias, mas, como um dos amigos mais chegados de Senna, ele
instintivamente entendeu como o solitário O'Mahony devia estar se sentindo.
Os pilotos executivos não devem se aproximar de seus
clientes e, ao longo de sua carreira, o que ele habilmente chama de
"taxista de luxo", O'Mahony
obedeceu às regras. Particularmente, ele nutria um grau de desprezo pela
maioria de seus empregadores, mas só uma vez ele quebrou o código de silêncio
não escrito. Um nigeriano lhe pedira que levasse uma carga para Luton, vinda de
Acra. Ele sabia que algo estava errado no momento em que o pegou e contou às
alfândegas de suas suspeitas. Eles descobriram que ele estava importando US $
4,5 milhões em cannabis [maconha].
*Luton é uma cidade situada no sul
da Inglaterra, a 51 km (32 milhas) ao norte de Londres.
* Acra [Em inglês Accra] é a capital e maior cidade do Gana,
com uma população estimada em 1 963 264 em 2009.
Sua relação com Ayrton Senna havia começado como a
maioria dos outros (empregadores). Não sabia ao certo quem era Senna e nada nos
primeiros três meses de seu emprego no final de 1990 sugeria que um mero acordo
de negócios se transformaria em uma amizade profunda e espantosamente
abreviada. O'Mahony recebeu instruções do escritório de Senna no Brasil e fez o
que lhe foi dito. "Ele sempre foi educado, mas eu não o incomodava",
diz O'Mahony. "Então ele se virou para mim um dia e disse: 'Owen, no
futuro (daqui para frente), apenas fale comigo'." (não mais com seu pai Milton da Silva ou seu braço direito, Fábio Machado, primo de Ayrton). Senna teve dificuldade
com a pronúncia de (do nome) O'Mahony. Deveria ser "O'Marny", mas ele
soltaria o "O" e diria "Mahny" com o sotaque na segunda
sílaba. Quando ele passou a baixa temporada [folga/férias] no Brasil, falando
em português, Senna também não conseguiu pronunciar Owen, então
"Mahny" ficou. Mas foi o senso de humor de O'Mahony que mais atraiu a
molecagem de Senna.
Você não pode ficar perto de O'Mahony sem
compartilhar o olho cintilante e, na época, Senna precisava de alguém com um
toque mais leve. "Uma vez", lembra O'Mahony, "Ayrton me pediu
para fazer algo e eu esqueci de fazê-lo. Então, da próxima vez que ele me viu,
ele disse, 'Mahony, há quanto tempo você trabalha para mim. .. não incluindo
amanhã ". Eu ensinei a ele isso (humor inglês) e agora ele jogou de volta
para mim.
"Eu gosto de pensar que fui parcialmente
responsável por ele desenvolver um pouco de humor Inglês. Eu era apenas o meio
para um fim, ele era a estrela e com todo mundo querendo um pedaço dele, ele
não queria um cara extra balindo para ele. Eu tinha idade suficiente para ser
seu pai, e talvez por isso tenhamos nos dado tão bem. Muitas das vezes que nós (passamos horas) sentados em viagens e ele me fazia perguntas sobre isso e
aquilo. (Ele) Podia entrar no avião de Frank Williams (dono da equipe Williams])sem que ninguém o visse quando dava a Ron Dennis (seu então patrão na McLaren) um
tempo difícil [relacionamento dificil] na McLaren. (Owen quis dizer que sabia
de suas negociações com outras equipes como a Williams, que costumavam ser
sigilosas. Não podia vazar essa informação/encontro tanto para sua equipe, a
McLaren, quanto para a imprensa, etc...]
*balindo: reclamando, choramingando, exclamando, vociferando, lastimando-se.
"O mais engraçado foi que eu nunca poderia
dizer pelo seu jeito em um domingo se ele havia vencido ou perdido. A única
pista era que se ele vencesse, ele poderia perguntar como estava o tempo em
Faro [onde Senna tinha uma casa] e essa era uma mensagem codificada.Ele queria
saber se poderia pousar o avião.Ele não tinha uma licença, mas eu costumava
sentar no assento do co-piloto enquanto ele tomava os controles. Às vezes, se
ele não teve uma boa corrida, levava tempo para tirar alguma coisa dele ".
Olhando para trás naquele final de semana em Ímola
que mudou sua própria vida, O'Mahony apagou muitos dos detalhes e grande parte
da dor. Senna não era ele mesmo desde o momento em que o busquei em Faro e
houve o estranho incidente da fotografia. Apenas casualmente, O'Mahony havia
mencionado a Norio, fotógrafo pessoal de Senna, que depois de quatro anos a
serviço dele, ele ainda não tinha uma foto sua com Ayrton. Na sexta-feira à
tarde, em meio a todas as outras distrações, Senna fez questão de presentear
Owen com uma foto autografada. Agora está no estudo de O'Mahony. Mais tarde,
depois que Rubens Barrichello colidiu fortemente (se acidentou gravemente) na
prática (treinos), O'Mahony notou a aflição e perguntou em voz baixa se havia
algo que ele pudesse fazer. Era a pergunta de um amigo, não do porteiro do
salão. O resto é um borrão. A esposa de O'Mahony gravou a corrida e o acidente,
mas Owen não quis ver novamente. Nunca mais pretende assistir. Uma vez é o
suficiente, ele diz.
No dia seguinte à morte de Senna, ele levou a
família de volta a Paris, estacionando ao lado do Jumbo, que transportaria o
corpo de Ayrton. Eles tiraram os assentos na classe executiva para caber o
caixão. As portas do seu próprio jato não eram largas o suficiente, pelo que
O'Mahony foi secretamente grato. "Não tenho certeza se teria coragem para
fazer essa viagem", diz ele. Já foi bastante difícil no mês de julho
seguinte, levando a mãe de Senna e sua irmã Viviane de volta a Portugal para
empacotar (as coisas da) a casa de Ayrton. O'Mahony voou com uma carga
melancólica, incluindo todos os troféus de Senna, de volta para a casa da
família.
Como o corpo foi levado de volta para o Brasil,
O'Mahony voou para Londres, trocando o jato por um terno e pegando o próximo
vôo de uma companhia aérea programado para São Paulo. Na chegada, ele recebeu
um adesivo A - para Amigos, um amigo. Mas quando ele viu a mãe de Ayrton,
Neyde, ela arrancou e substituiu por um F, para Familiares, o que lhe permitiu
um momento final de privacidade com Senna. Ele voou para o funeral em um
helicóptero com Alain Prost e Stewarts, Jackie e Paul (helicóptero sedido pela
família de Ayrton). Ele nunca tinha visto cinco milhões de pessoas chorando
juntas antes. Então ele foi prestar suas condolências ao pai de Ayrton, que tinha
seis pequenos pacotes na frente dele. O pai não fala muito inglês, então ele
falou através de um intérprete: "Ayrton tinha muitos conhecidos e amigos,
mas havia apenas seis pessoas em quem ele confiava no mundo", disse ele.
"Você era um deles." Dentro do pacote havia uma pulseira de ouro com
o nome dele inscrito nela.
[Essa era uma pulseira de comemoração aos 10 anos da
carreira de Ayrton na Fórmula 1, completados justamente naquele ano de 1994. O
tricampeão distribuiria a algumas pessoas / amigos naquele ano.]
O'Mahony e Ayrton Senna, no GP de San
Marino (Foto: Reprodução SporTV)
O'Mahony está com 60 anos e acaba de começar a
trabalhar meio período para a Fundação Senna, que está financiando uma série de
projetos educacionais, esportivos e culturais para ajudar as crianças de rua do
Brasil. Cinco anos depois, ele acha difícil deixá-lo. Desligando as válvulas
emocionais, o mecanismo de proteção do piloto treinado e do inglês urbano não
funcionou. Toda vez que ele passa pela pulseira ou vê a foto, a memória se
rebela. A verdade também é que ele não quer esquecer. Seu contrato dizia que, se
Senna falecesse, seu emprego cessaria "imediatamente". Mas a família
Senna sabe que ainda pode chamá-lo à vontade.
"Ayrton me envolveu, ele e um outro homem, que
ainda está vivo. Eles não eram como os ratos egoístas que eu estava acostumado
a voar por aí. Estou tentando fechar isso (encerrar esse ciclo), é o que estou
tentando fazer. .. Mas é difícil."
Ele voou para Berger e Michael Schumacher, mas trabalhar para a Fundação será
uma catarse mais apropriada. "Eu não preciso mais voar ao redor do mundo.
Meu coração não está nisso. Prefiro ocupar meu tempo com um projeto que atinja
alguma coisa, ainda que de uma maneira pequena. Não podemos resolver os
problemas no Brasil , mas podemos trazer um pouco de felicidade para algumas
crianças pequenas. Ayrton foi incrivelmente compassivo com as crianças."
Ele ainda espera que o telefone toque, para ouvir aquela voz familiar chamando:
Mahny. Este fim de semana mais do que nunca.
**********************************
The
Interview - Owen O'Mahony: Ayrton: Client, legend, friend
Tragedy was nothing new to Senna's personal pilot.
But somehow this was different. By Andrew Longmore
Andrew Longmore | Sunday 2 May 1999 00:02
Independent - independent.co.uk
CAPTAIN OWEN O'Mahony watched the grand prix on the
little television in the office at Forli airport, a few miles from the circuit
at Imola. Outside, his boss's jet, a British Aerospace 125, lay on the tarmac,
fuelled and ready for take-off. O'Mahony always stayed with the plane on the
day of a race and this had been a horrible weekend. A quick getaway would be
important. That morning, the phone had rung at 7am. "Baggage
service," he had answered, knowing exactly who it was. The bags were
picked up and stowed. "Good luck with the race, Ayrton," he had said.
For all his varied experience, O'Mahony had not been
prepared for the moment the blue and white Williams plunged off the track at
the Tamburello curve and ricocheted off the concrete wall. He is tall and
elegant, even a little rakish, with deep blue eyes and silvery hair.
He speaks in a mellifluous baritone, the voice of
middle England, each word perfectly enunciated. His years in the RAF had taught
him to suppress emotion. Of his class of 14 at training school, only three were
still alive. Tragedy was nothing new. But somehow this was different. For once
in his life, O'Mahony didn't know what to do.
The reports said Senna had been flown to the
hospital in Bologna, so he flew the plane into Bologna airport and waited for
further instructions, from Julian Jakobi, Senna's London-based manager, or
Celso Lemos, the new boy in the tightknit Senna entourage. Late in the
afternoon, he saw the familiar figure of Gerhard Berger hurrying towards him.
Gerhard did not have much more news, but as one of Senna's closest friends he
instinctively understood how lonely O'Mahony must have been feeling.
Executive pilots are not supposed to get close to
their clients and throughout his career as what he deftly terms "an
upmarket taxi- driver" O'Mahony had obeyed the rules. Privately, he
harboured a degree of contempt for most of his employers, but only once had he
broken the unwritten code of silence. He had been asked by a Nigerian to fly a
cargo into Luton from Accra. He knew something was wrong the moment he picked it
up and he had told customs of his suspicions. They found he was importing $4.5m
worth of cannabis.
His relationship with Ayrton Senna had begun like
most others. He wasn't even sure who Senna was and nothing in the first three
months of his employment in late 1990 suggested that a mere business deal would
turn into a deep and shatteringly abbreviated friendship. O'Mahony got his
instructions from Senna's office in Brazil and did what he was told. "He
was always polite, but I didn't bother him," O'Mahony says. "Then he
turned round to me one day and said, 'Owen, in future, just talk to me'."
Senna had difficulty with the pronunciation of O'Mahony. It should be
"O'Marny", but he would drop the "O" and say
"Mahny" with the accent on the second syllable. When he had spent the
off-season in Brazil, speaking Portuguese, Senna couldn't pronounce Owen
either, so "Mahny" it was. But it was O'Mahony's sense of humour
which appealed most to Senna's boyishness.
You cannot be around O'Mahony long without sharing
the twinkling eye and, at the time, Senna needed someone with a lighter touch.
"One time," O'Mahony recalls, "Ayrton had asked me to do
something and I'd forgotten to do it. So the next time he saw me, he said,
'Mahony, how long have you been working for me ... not including tomorrow'. I'd
taught him that and now he'd thrown it back at me.
"I like to think I was partly responsible for
him developing a little English humour. I was just the means to an end, he was
the star and with everyone wanting a piece of him, he didn't want one extra guy
bleating at him all the time. I was old enough to be his father, which was
perhaps why we got on so well. Many's the time we would sit on journeys and he
would ask me questions about this and that. I can remember parking behind
hangars so he could skulk into Frank Williams' plane without anyone seeing him
when he was giving Ron Dennis a hard time at McLaren.
"The funny thing was that I could never tell
from his manner on a Sunday whether he had won or lost. The only clue was that
if he'd won he might ask what the weather was like in Faro [where Senna had a
house] and that was a coded message. He wanted to know if he could land the
plane. He didn't have a licence, but I would often sit in the co-pilot's seat
while he took the controls. Sometimes, if he'd not had a good race, it took
time to get something out of him."
Looking back on that Imola weekend which changed his
own life, O'Mahony has erased many of the details and much of the pain. Senna
was not himself from the moment he had picked him up in Faro and there was the
strange incident of the photograph. Just casually, O'Mahony had mentioned to
Norio, Senna's personal photographer, that after four years in his service he
still did not have a photo of Ayrton and himself. On the Friday afternoon, amid
all the other distractions, Senna had made a point of presenting Owen with a
signed photo. It now sits in O'Mahony's study. Later, after Rubens Barrichello
had crashed heavily in practice O'Mahony had noticed the distress and quietly
asked if there was anything he could do. It was the ques-tion of a friend, not
the hall porter. The rest is a blur. O'Mahony's wife taped the race and the
crash, but Owen has not looked at it again. Never intends to. Once is enough,
he says.
The day after Senna's death, he flew the family back
to Paris, pulling up alongside the Jumbo which would carry Ayrton's body. They
stripped out the seats in business class to fit the coffin. The doors of his
own jet were not wide enough, for which O'Mahony was secretly grateful.
"I'm not sure I would have had the bottle to do that trip," he says.
It was bad enough the following July, taking Senna's mother and his sister
Viviane back to Portugal to pack up Ayrton's house. O'Mahony flew a melancholy
cargo, including all Senna's trophies, back to the family home.
As the body was flown back to Brazil, O'Mahony flew
on to London, swapping the jet for a suit and catching the next scheduled BA
flight into Sao Paulo. On arrival, he was given an A sticker - for Amigos, a
friend. But when he saw Ayrton's mother, Neyde, she ripped it off and replaced
with an F, for Familias, which allowed him one final moment of privacy with
Senna. He flew to the funeral in a helicopter with Alain Prost and the
Stewarts, Jackie and Paul. He had never seen five million people crying before.
Then he went to pay his respects to Ayrton's father, who had six little
packages in front of him. The father doesn't speak much English, so he spoke
through an interpreter: "Ayrton had many acquaintances and friends, but
there were only six people he trusted in the world," he said. "You
were one of them." Inside the parcel was a golden bracelet with his name
inscribed on it.
O'Mahony is 60 now and has just started to work
part-time for the Senna Foundation, which is funding a series of educational,
sporting and cultural projects to help the street children of Brazil. Five
years on, he finds it hard to let go. Shutting down the emotional valves, the
protective mechanism of the trained pilot and the urbane Englishman has not
worked. Every time he walks past the bracelet or sees the photo, the memory
rebels. The truth too is that he doesn't want to forget. His contract said that
if Senna was killed, his employment would cease "forthwith". But the
Senna family know they can still call on him at will.
"Ayrton got to me, he and one other man, who's
still alive. They weren't like the egotistical prats I'd been used to flying
around. I'm trying to close it off, that's what I'm trying to do. But it's
hard." He has flown for Berger and Michael Schumacher, but working for the
Foundation will be a more appropriate catharsis. "I don't need to go
flying round the world anymore. My heart's not in it. I'd prefer to occupy my
time with a project that achieves something, albeit in a small way. We can't
solve the problems in Brazil, but we can bring some happiness for a few little
kids. Ayrton was remarkably compassionate with children." He still expects
the phone to ring, to hear that familiar voice calling. Mahny. This weekend
more than ever.
Quem é Owen
O’mahony?
Um observador discreto e
compulsório da vida de Senna na Europa foi o inglês Owen O'Mahony. Ayrton o
conheceu depois de se aborrecer com os pilotos brasileiros aos quais entregara
o novo jato executivo que comprara. Na viagem a Nova York, no final de 1989,
desacostumados com a intensidade do tráfego aéreo na região, os dois pilotos
foram responsabilizados, num relatório das autoridades aeronáuticas americanas,
por duas infrações: uma falha nos procedimentos de manutenção em terra e uma
mudança não autorizada de altitude. Contrariado e, como sempre, perfeccionista,
Ayrton entrou em contato com os fabricantes. A Owen, os amigos da British
Aerospace relataram assim o pedido do cliente:
- Quero um piloto britânico
que saiba voar na Europa.
Owen foi o indicado. Então
com 51 anos, ex-piloto de caça da Royal Air Force, ex-instrutor de pilotos
militares e agora comandante de jatos executivos, Owen já prestara serviços ao
primeiro-ministro britânico Harold Wilson e a um banqueiro austríaco. O resto
da clientela era predominantemente formado por gângsteres e estelionatários de
todas as nacionalidades e hemisférios.
Um deles fora o filho do
marechal Zukhov, o militar soviético que comandou a tomada de Berlim, em 1945,
no final da Segunda Guerra Mundial. Um cliente que não dispensava seguranças
armados com fuzis AK-44, nem mesmo voando a seis mil metros de altitude. Owen
voou para o Brasil e, a partir do final de dezembro de 1989, assumiu o comando
do jato de Senna por um mês, a título de experiência. O relacionamento se
limitou, naquele período, a duas frases por vôo:
- Olá, como vai?
No desembarque, a outra:
- Obrigado, até logo.
Cerca de um mês depois, após
levar Ayrton, Viviane, dona Neyde, Leonardo e Fábio Machado a Stuttgart, na
Alemanha, Owen foi convidado para um jantar no hotel em que os Sennas estavam
hospedados. Era o convite de Ayrton:
-Você quer trabalhar comigo?
- Gostaria, mas temos um
problema. Sei o que você quer me pagar. É pouco.
- Fazemos o seguinte: você
voa pra mim mais três meses pelo meu preço. Se eu gostar, a partir do quarto
mês eu te pago o seu preço.
Três meses depois, em Imola,
Senna deu o sinal de que Owen tinha passado no teste:
- Ligue para o Fábio. Ele tem
boas notícias para você. Era o contrato. Nos valores pedidos por Owen, Senna e,
depois, a família jamais trocariam de piloto até Owen decidir se aposentar, em
2003.
**********************************
FONTES PESQUISADAS
LONGMORE,
Andrew. The Interview - Owen O'Mahony: Ayrton: Client, legend, friend. Disponível
em: <https://www.independent.co.uk/sport/the-interview-owen-omahany-ayrton-client-legend-friend-1091037.html#r3z-addoor>.
Acesso em: 09 de setembro 2018.
RODRIGUES, Ernesto. Ayrton, o herói revelado. Edição 1. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2004.
RODRIGUES, Ernesto. Ayrton, o herói revelado. Edição 1. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2004.
terça-feira, 11 de setembro de 2018
Um fim de semana trágico
17 de abril de 2004, 1:00 da manhã,
The Times
QUINTA-FEIRA, 28 DE ABRIL
16h: O helicóptero que leva Ayrton Senna pousa no
campo interno do circuito de Ímola. Com Senna estão o presidente da Ducati, a
firma que fabrica a moto Senna, e o presidente-executivo da TAG-Heuer, que está
planejando a produção de um relógio Senna. O avião brasileiro, um British Air
Space HS125 de oito lugares, foi levado por Owen O’Mahony, seu piloto pessoal,
para o pequeno aeródromo em Forli, onde as taxas de pouso são mais baratas do
que em Bolonha. Senna estivera em Modena pela manhã, lançando uma mountain bike
em Senna, mas ele quer ver sua equipe antes de ir ao hotel. Ele verifica os
preparativos do carro e fala com Richard West, diretor de marketing da
Williams, sobre seus compromissos.
17h: Senna chega ao Castello, um pequeno hotel
administrado pelo jovial Valentino Tosoni, nos arredores de Castel San Pietro,
uma cidade termal a dez quilômetros a oeste de Imola. O Castello é o hotel da
equipe McLaren e Senna ficou lá para o Grande Prêmio de San Marino desde 1989.
Ele sempre reserva o mesmo quarto, No 200, uma suíte júnior custando £ 150 por
noite, consistindo de um quarto, um banheiro e uma pequena sessão. -quarto.
Tosoni entende a rotina de seu cliente mais famoso: ele pediu suprimentos
extras de profiteroles, a sobremesa favorita de Senna. Senna viajou leve às
corridas. Ele não precisava de uma vasta comitiva, mas gostava de relaxar com
os amigos longe da pista. Ele é acompanhado por seu irmão, Leonardo, Julian
Jakobi, seu empresário, Antonio Carlos Braga, um velho amigo do Brasil, Galvão
Bueno, jornalista de confiança da TV Globo, Celso Lemos, diretor administrativo
da Senna Licensing no Brasil, Josef Leberer , seu fisioterapeuta e
nutricionista, e Ubirajara Guimarães, chefe da Senna Imports. É uma festa maior
que o normal. A única ausente notável é Adriane Galisteu, namorada de Senna e,
segundo muitos, sua futura esposa. Ela não está voltando para Faro, a base
européia de Senna, até o dia seguinte depois de terminar um curso de inglês no
Brasil. Consciente, talvez, das delicadas relações com sua família sobre
Galisteu e da importância do fim de semana para suas chances no Campeonato
Mundial, Senna decidiu que ela deveria ficar em Portugal.
20:00: Senna janta no hotel - bife, massas,
profiteroles e água mineral - e retorna ao seu quarto por volta das 22h, sua
hora habitual de recolher nas corridas. Ele raramente vai para a cama antes da
meia-noite.
SEXTA-FEIRA, 29 DE ABRIL 7h30: Senna chega na pista
para as instruções habituais antes do treino.
9h30: Ele completa 22 voltas, registrando o tempo
mais rápido de 1min 21.598s.
1.14pm: Senna completa a volta mais rápida na
primeira sessão de qualificação. Enquanto está voltando aos boxes, o Jordan de
Rubens Barrichello bate no meio-fio no meio da chicane Variante Bassa, dispara
pelo ar, limpa uma barreira de pneus com um metro de altura e bate contra uma
cerca. O acidente parece horrível e atordoa Senna.
SEXTA-FEIRA, 29 DE ABRIL
13:40: Qualificação é retomada. Senna melhora o
tempo e faz a volta mais rápida, 1m 21,548s. Mas ele não está feliz com o seu
carro. Ele tem uma discussão longa e animada com David Brown, seu engenheiro de
corrida, e depois, tendo organizado encontros com jornalistas, interrompe a
entrevista por causa de um "grande problema de engenharia".
20:00: Senna deixa o circuito e janta no Trattoria
Romagnola, um pequeno restaurante em Castel San Pietro - antepasto, presunto de
Parma, tagliatelle com molho de tomate e frutas. Ele não toma café, não bebe
álcool e gosta de sua água mineral gaseificada e ligeiramente morna. Ele
retorna ao seu quarto logo depois das 11 da noite.
SÁBADO 30 DE ABRIL
9h30: Senna completa 19 voltas de prática com o
melhor tempo de 1min 22,03s.
18h18: Roland Ratzenberger, o austríaco popular, cai
em seu Simtek durante a segunda sessão de qualificação sem chance de
sobrevivência.
14h15: A morte de Ratzenberger está confirmada.
Senna, que tinha visto o acidente no monitor enquanto se preparava para sair na
Williams, teme o pior, comanda um carro de segurança e dirige para a cena.
Quando ele retorna, Senna encontra o professor Sid Watkins, chefe da comissão
médica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Watkins precisa
contar a Senna a morte do austríaco. A sessão de qualificação é cancelada, mas
Senna não tem apetite por corridas. Ele volta para o motorhome, onde fica
sozinho com Damon Hill e a esposa de Hill, Georgie. Senna se recusa a
participar da conferência de imprensa do vencedor da pole position, pela qual
ele deve ser multado. Mas Martin Whitaker, o assessor de imprensa da FIA,
aconselha que nenhuma ação seja tomada.
15:00: Senna é chamado para uma reunião dos
comissários de corrida, que querem repreendê-lo por ter um carro oficial sem
permissão para a cena do acidente. Senna diz que ele representa os pilotos, é
tricampeão mundial e está preocupado com Ratzenberger e a segurança da pista. A
troca é altamente carregada, com Senna gritando: "Pelo menos alguém está
preocupado com a segurança". John Corsmit, o diretor da prova, não toma
mais nenhuma ação. Senna está certamente chateado demais para posar com a noiva
e o noivo quando ele retorna ao Castello para encontrar uma recepção de
casamento. Ele liga para a namorada duas vezes naquela noite. Ele diz a ela que
não tem vontade de correr no dia seguinte, mas não diz nada sobre medos por sua
própria vida. Ele acha que seria moralmente errado correr. “Ele ficou abalado.
Chorando, realmente chorando ”, disse Adriane. “Ele me disse que não queria
competir. Ele nunca havia falado assim. ”Ela diz a ele que ele não precisa
correr; ele diz que tem que fazer. Depois do jantar, Senna chama Adriane de
novo, soando bem melhor. Senna diz que vai correr. Suas últimas palavras para
ela são: “Venha me buscar no aeroporto de Faro às 20h30 de amanhã. Eu não posso
esperar para ver você.
A tragic weekend
April 17 2004, 1:00am, The Times
THURSDAY APRIL 28
4pm: The helicopter carrying Ayrton Senna lands on
the infield at the Imola circuit. With Senna are the president of Ducati, the
firm making the Senna motorbike, and the chief executive of TAG-Heuer, who is
masterminding the production of a Senna watch. The Brazilian’s plane, an
eight-seat British Aerospace HS125, has been taken by Owen O’Mahony, his
personal pilot, to the little airfield at Forli, where the landing fees are
cheaper than at Bologna. Senna had been in Modena in the morning, launching a
Senna mountain bike, but he wants to see his team before going to the hotel. He
checks on the car’s preparations and talks to Richard West, director of
marketing for Williams, about his commitments.
5pm: Senna arrives at the Castello, a
small hotel run by the jovial Valentino Tosoni, on the outskirts of Castel San
Pietro, a spa town ten kilometres west of Imola. The Castello is the McLaren
team’s hotel and Senna has stayed there for the San Marino Grand Prix since
1989. He always books the same room, No 200, a junior suite costing £150 a
night consisting of a bedroom, a bathroom and a small sitting-room. Tosoni
understands the routine of his most famous client: he has ordered extra
supplies of profiteroles, Senna’s favourite dessert. Senna travelled light to
races. He did not need a vast entourage but liked to relax with friends away
from the track. He is accompanied by his brother, Leonardo, Julian Jakobi, his
business manager, Antonio Carlos Braga, an old friend from Brazil, Galvão
Bueno, a trusted journalist with Brazil’s TV Globo, Celso Lemos, managing
director of Senna Licensing in Brazil, Josef Leberer, his physiotherapist and
dietician, and Ubirajara Guimaraes, the head of Senna Imports. It is a bigger
party than usual. The one notable absentee is Adriane Galisteu, Senna’s
girlfriend and, according to many, his future wife. She is not returning to
Faro, Senna’s European base, until the next day after finishing an English
course in Brazil. Mindful perhaps of the delicate relationships with his family
over Galisteu and of the importance of the weekend to his World Championship
chances, Senna has decided she should stay in Portugal.
8pm: Senna dines in the hotel — steak, pasta,
profiteroles and mineral water — and returns to his room at about 10pm, his
usual curfew hour at races. He rarely goes to bed before midnight.
FRIDAY APRIL 29 7.30am: Senna arrives at the
track for the usual briefings before practice.
9.30am: He completes 22 laps, recording a
fastest time of 1min 21.598sec.
1.14pm: Senna completes the fastest lap in the
first qualifying session. As he is returning to the pits, the Jordan of Rubens
Barrichello hits the kerb in the middle of the 140mph Variante Bassa chicane,
hurtles through the air, clears a metre-high tyre barrier and smashes against a
fence. The crash looks horrific and stuns Senna.
FRIDAY APRIL 29
1.40pm: Qualifying resumes. Senna betters his
time and then sets the quickest lap, 1min 21.548sec. But he is not happy with
his car. He has a long and animated discussion with David Brown, his race
engineer, and later, having arranged to meet journalists, cuts short the
interview because of a “big engineering problem”.
8pm: Senna leaves the circuit and dines at the
Trattoria Romagnola, a small restaurant in Castel San Pietro — antipasto, Parma
ham, tagliatelle with a plain tomato sauce and fruit. He takes no coffee, no
alcohol, and likes his mineral water carbonated and slightly warm. He returns
to his room just after 11pm.
SATURDAY APRIL 30
9.30am: Senna completes 19 practice laps with a
best time of 1min 22.03sec.
1.18pm: Roland Ratzenberger, the popular
Austrian, crashes in his Simtek during the second qualifying session with no
chance of survival.
2.15pm: The death of Ratzenberger is confirmed.
Senna, who had seen the accident on the monitor as he prepared to go out in the
Williams, fears the worst, commandeers a safety car and drives to the scene.
When he returns, Senna finds Professor Sid Watkins, the head of the
international motor sport federation (FIA) medical commission. Watkins has to tell
Senna of the Austrian’s death. The qualifying session is cancelled, but Senna
has no appetite for racing anyway. He goes back to the motorhome where he is
left alone with Damon Hill and Hill’s wife, Georgie. Senna declines to attend
the pole position winner’s press conference, for which he should be fined. But
Martin Whitaker, the FIA press officer, advises that no action should be taken.
3pm: Senna is called to a meeting of the race
stewards, who want to reprimand him for taking an official car without
permission to the scene of the crash. Senna says that he represents the
drivers, is a three-times world champion and is concerned about Ratzenberger
and the safety of the track. The exchange is highly charged, with Senna
shouting: “At least someone is concerned about safety.” John Corsmit, the race
director, takes no further action. Senna is certainly too upset to pose with
the bride and groom when he returns to the Castello to find a wedding
reception. He calls his girlfriend twice that night. He tells her that he does
not feel like racing the next day, but says nothing about fears for his own
life. He feels it would be morally wrong to race. “He was shaken. Crying,
really crying,” Adriane said. “He told me he did not want to race. He had never
spoken like that.” She tells him he does not have to race; he says he has to.
After dinner, Senna calls Adriane again, sounding in far better spirits. Senna
says he is going to race. His last words to her are: “Come and pick me up at
Faro airport at 8.30pm tomorrow. I can’t wait to see you.”
3pm: Senna is called to a meeting of the race
stewards, who want to reprimand him for taking an official car without
permission to the scene of the crash. Senna says that he represents the
drivers, is a three-times world champion and is concerned about Ratzenberger
and the safety of the track. The exchange is highly charged, with Senna
shouting: “At least someone is concerned about safety.” John Corsmit, the race
director, takes no further action. Senna is certainly too upset to pose with
the bride and groom when he returns to the Castello to find a wedding
reception. He calls his girlfriend twice that night. He tells her that he does
not feel like racing the next day, but says nothing about fears for his own
life. He feels it would be morally wrong to race. “He was shaken. Crying,
really crying,” Adriane said. “He told me he did not want to race. He had never
spoken like that.” She tells him he does not have to race; he says he has to.
After dinner, Senna calls Adriane again, sounding in far better spirits. Senna
says he is going to race. His last words to her are: “Come and pick me up at
Faro airport at 8.30pm tomorrow. I can’t wait to see you.”
FONTE PESQUISADA
THE
TIMES - Um fim de semana trágico. Disponível em: <https://www.thetimes.co.uk/article/a-tragic-weekend-lfshgzb7pm2>.
Acesso em: 11 de setembro 2018.