Revista Veja 03/05/1994
Radiografia da morte
Imagine um pêndulo de aço de
50 quilos martelando numa campana com a espessura e a resistência de uma casca
de ovo. Essa é a imagem apropriada para descrever como se movimentou o cérebro
de Ayrton Senna na hora do choque de sua Williams contra o muro de concreto. É
assim que se comportou a massa encefálica do piloto, com seu peso multiplicado
por 100 no momento da colisão, batendo violentamente contra a caixa craniana.
Esses sucessivos choques internos foram causados por um fenômeno chamado
desaceleração súbita. Ele ocorre quando um determinado objeto em altíssima
velocidade, no caso da Williams-Renault a cerca de 300 quilômetros por hora,
encontra pela frente um objeto estático, o muro de concreto. O resultado é
devastador do ponto de vista clínico.
"As camadas do cérebro
deslizam umas sobre as outras, guilhotinando os axônios, espécie de fios que
fazem as ligações nervosas da cabeça com todo o corpo", diz o médico Luiz
Alcidez Manreza, diretor do serviço de emergência neurológica do Hospital das
Clínicas de São Paulo. "Esse tipo de lesão cerebral é a principal causa de
morte instantânea em traumatismos de crânio." Nesses casos, 60% das
vítimas morrem. Na melhor das hipóteses, essas lesões neurológicas deixam
graves seqüelas, ou o sobrevivente vira um vegetal. Dramatizando ainda mais a
comparação, o badalo em questão, o cérebro de Senna, não era um corpo de metal
como o abrigado num sino de verdade. O cérebro humano é formado por um tecido
frágil, pouco mais consistente que um pudim.
Bastariam essas lesões, causadas
pela desaceleração, para matar Ayrton Senna. Mas não foi só isso. A cabeça do
piloto foi muito mais afetada do que fazem crer as imagens na televisão.
Pernas, tórax, abdômen e coluna cervical, as partes do corpo mais propensas a
sofrer o impacto de acidentes na Fórmula 1, saíram ilesas do desastre de Senna.
A explicação é que essa região do corpo estava bem resguardada pelo cockpit, a
cápsula quase indestrutível de fibra de carbono que abriga o piloto. Sem essa
proteção, a cabeça bateu contra o muro de concreto. Uma testemunha, que viu o
corpo de Senna antes de o caixão ser lacrado, conta que sua cabeça estava toda
arrebentada. Ele sofreu um afundamento na testa e fraturas múltiplas na base do
crânio, que provocaram hemorragias e edemas nessa região. Sua cabeça foi,
portanto, alvo de dois tipos de traumatimo: o mais interno, a nível nervoso,
causado pela desaceleração de velocidade, e o mais superficial, resultado da
colisão direta de sua cabeça na parede.
Num caso tão grave assim, nem
o melhor resgate médico do mundo seria capaz de fazer milagres. Não havia o que
fazer, do ponto de vista médico. Ainda assim, o trabalho executado pela equipe
médica de San Marino, embora correto, demorou mais do que o normal. Os
bombeiros até que chegaram rápido ao local do acidente, cerca de vinte segundos
depois da batida, e não entraram em ação porque não havia risco de fogo na
Williams. Mas o serviço ambulatorial se atrasou. Os médicos da equipe de
socorro do Grande Prêmio de San Marino só começaram o atendimento de Senna um
minuto e quarenta segundos após o acidente. "Demoraram uma
eternidade", diz o neurocirurgião Hélio Laterman, ex-chefe da equipe de
socorro nos Grandes Prêmios de Jacarepaguá de 1985 e 1986, no Rio de Janeiro.
"Aqui no Brasil em trinta segundos já chegamos com o socorro médico ao
local de um acidente", diz o médico Jorge Pagura, chefe do atendimento
neurológico nas corridas de Fórmula 1 disputadas em São Paulo.
O salvamento de Senna se deu
no limite do aceitável, beirando a negligência. Dois minutos e meio depois da
batida, ele foi retirado de sua Williams e, noventa segundos mais tarde, sofreu
uma traqueostomia em plena pista - uma abertura em sua traquéia para que o
piloto pudesse respirar. A boca e o nariz estavam bloqueados pelo sangue. O
helicóptero que levou o piloto para o Hospital Maggiore de Bolonha decolou
dezessete minutos depois da batida. Mas já era tarde. Os médicos italianos
decretaram sua morte cerebral às 13h40 de domingo, horário de Brasília.
Quarenta minutos mais tarde, o coração de Ayrton, que ainda batia com auxílio
de aparelhos, parou.
FONTE PESQUISADA
VEJA - Ayrton Senna: há 18 anos, a morte
antes da curva. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/ayrton-senna-ha-18-anos-a-morte-antes-da-curva>.
Acesso em: 09 de janeiro 2013.
em uma das imagens, logo qndo o carro depois de bater para, parece q o senna move um pouco a cabeça (pra uns seria como se ele tivesse dado o ultimo suspiro).
ResponderExcluirSe o cerebro tinha chacoalado e desfalecido vazando pelo interior dos orífícios, o que foi esse movimento da cabeça então?
Ass. Tati
Espasmos musculares. (Não sou médico), mas o corpo deve ter sofrido um espasmo depois da pancada.
ExcluirOi Tati. Quando uma pessoa sofre um trauma neurológico, seu corpo entra em espasmo muscular (Movimentos involuntários) Foi o que aconteceu com o Senna. Outra coisa: O cérebro, não saiu pelos orifícios. o que saiu foi sangue muuito sangue. O cérebro apenas ficou revirado em sua caixa craniana. Ele também estava respirando pois o coração ainda estava batendo novamente movimentos involuntários.
ExcluirOi Tati. Com todo o respeito, o Sr Senna andava muito convencido. Estava crente que tinha atingido a "perfeição" ao pilotar. Em um GP que venceu algumas semanas antes, ele disse que o carro parecia guiar sozinho. É preciso respeitar a vida e não brincar com ela. E ainda ficam pedindo dinheiro para fazer "caridade" em nome dele...
ExcluirNao seja tolo... O GP que ele falou isso foi anos antes.E sim: ele estava no ápice da sua carreira, pilotando como nunca. Isso nao invalida o excelente corredor.
ExcluirNo ano de sua morte Senna não havia vencido nenhuma corrida, muito pelo contrário. Estava muito pressionado pois ainda não havia pontuado naquele ano e o carro não estava ajudando. Estava no seu auge de forma técnica e física aos 34 anos e mais do que nunca queria vencer aquela corrida para começar a reagir no campeonato.
Excluirinfelizmente Senna saiu da Macllaren,pra ir pra Willians,onde nao encontrou apoio,e deram a ele um carro horrivel,lixo,ainda tiveram que fazer um remendo da direçao~foi ahi que o matou,pow pq ele nao desistiu,aquilo não era um carro,era uma caixa de problemas,ele descobriu a besteira que ele fez,ficou decepicionado,ele nao merecia um carroça daquelas,foram indgnos,derespeitosos com Senna,so havia 2 opçóes,ou ele larva ou corria,correu pra morrer,foi triste!!
ExcluirFoi a cabeça perdendo o peso de um lado,pois como vc mesmo disse vazando pelo interior e por trás da cabeça dele..o capacete pesou e jogou p lado oposto ao afetado...veja imagem e vai entender.
ResponderExcluirgente ele morreu napista,o medico k atendeu ele,assistiu ao ultimo suspiro dele,isso tá no livro do jornalista brasileiro,esse médico deu todos depoimentos e conversas k teve com Senna nos dias anteriores k houve a morte do australiano,k morreu na pista tbm,mas a lei da fórmula1 proibe k se declare morto o piloto na pista,muita grana rola pra se cancelar acorrida de milhões!!! a vida deles não vale nada,somente o prazer de correr e saber k pode acontecer!!! saudades do grande SENNA!!!!!!!!
ResponderExcluirfi na pista k todos morreram,na F1 é proibido falar k o piloto morreu na pista,pq nesse caso tem k cancelar a corrida,e lá se vão milhoes de dolares,affff!!!k horror...
Excluiro que é essa letra K nos seus comentários ?? não seria Q ???
ExcluirSenna 20 anos ja se passaram e nois brasileiros jamais nos esquecemos de vc, todos nos estamos com o coraçao doendo ate hoje morrendo de saudades de voce, que pena que nessa vida nao se pode voltar quem ja faleceu, bom seria se fosse assim pq pediriamos pra voce volta, viva Ayrton sempre Senna jamais avera outro igual saudades eternas.
ResponderExcluirAyrton Senna do brasil!!!!!
ResponderExcluirAyrton Senna do brasil!!!!!
ResponderExcluirEsporte violento e sem graça. Deveria ser proibido
ResponderExcluirNada a ver. Antes de Senna e Ratzenberger em 1994, fazia uma década que não tinham acidentes fatais na F1. Formula 1 é super segura, e a cada ano, melhoram ainda mais a proteção dos pilotos. Lutas de Boxe e MMA é que são violentas.
ExcluirLutas de Boxe e MMA tem mais respeito a vida do que F1. Um piloto morreu com pescoço quebrado na pista um dia antes e nem assim os magnatas cancelaram. Absurdo, Senna estaria vivo hoje em dia e possivelmente seria o maior campeão desse esporte.
Excluirsó tem que ver que esse negócio de desaceleração foi balela do médico que não sabia da causa do trauma, a cabeça do piloto nem atingiu o muro, foi o braço da suspensão que perfurou a viseira e entrou acima do supercílio do piloto, a violencia do impacto causou todas essas lesões fatais em seu crânio
ResponderExcluirPosso estar falando besteira, mas acredito que dê pra ver a lesão na penúltima foto. Observe que é possível ver o que parece ser o cabelo e uma parte da testa de Senna. Ali, bem aonde se descreve a perfuração, é possível ver uma marca que lembra a lesão. Me desculpem se falei besteira.
ExcluirParabéns pelo comentário. Tb concordo na totalidade, pois os carros de formula 1 em 1994 foram alterados e aquele braço (haste) da suspensão não era naquele ângulo na direção do Piloto. Podem verificar nos anos anteriores (91/92/93) . Portanto a engenharia da F1 tb. teve parcela de culpa. Certamente ele ainda iria dar muitas alegrias aos Brasileiros...Saudades Eternas
Excluirsim perfurou o cranio,arrebentou tudo,mas antes a barra de direçao quebrou onde haviam feito o mal fei to remento,por isso aconteceo o acidente
ExcluirSaudades de vc Senna
ResponderExcluirSaudades de vc Senna!!!
ResponderExcluirMorreu no mesmo mês e no mesmo ano em que eu nasci. Como eu queria ter te conhecido! Vc era maravilhoso.
ResponderExcluirPara sempre Ayrton Senna ❤️😢
Da uma olhada na minha página LUIS.ART52 Instagram!
ResponderExcluirAyrton Senna, simplesmente inesquecível! Nada mais tenho a dizer.
ResponderExcluirImagino se estivesse vivo,o que estaria fazendo.Os filhos com ctz estavam nas pistas tb.
ResponderExcluirSenna, você foi o Speed Racer da vida real, no sentido de ser um super-herói das pistas de corrida. Sua honestidade, amor ao esporte, dedicação e habilidades foram sem iguais, e por isso és o melhor piloto de fórmula 1 da história. Saudades eternas, e tristeza infinita.
ResponderExcluir