A imagem vitoriosa deste
brasileiro, considerado um dos maiores esportistas da história, é reconhecida
nos quatro cantos do mundo, seja por seu talento excepcional e por sua
determinação impressionante, ou por desempenho quase mágico. É um mito do
automobilismo mundial e considerado um dos melhores de todos os tempos.
Tal grandiosidade prematuramente reconhecida, quando Ayrton, aos 4 anos de idade pegou no volante pela primeira vez, marcou o início de uma história maravilhosa de sucesso, que eventualmente incluiria 41 vitórias na Fórmula 1, 65 pole positions e 3 campeonatos mundiais.
Ao vestir o macacão, transpirava um equilíbrio sereno e se integrava ao carro para sentir cada reação na pista, fazendo manobras inacreditáveis, dignas de um perfeccionista.
Tal grandiosidade prematuramente reconhecida, quando Ayrton, aos 4 anos de idade pegou no volante pela primeira vez, marcou o início de uma história maravilhosa de sucesso, que eventualmente incluiria 41 vitórias na Fórmula 1, 65 pole positions e 3 campeonatos mundiais.
Ao vestir o macacão, transpirava um equilíbrio sereno e se integrava ao carro para sentir cada reação na pista, fazendo manobras inacreditáveis, dignas de um perfeccionista.
A violência e a exatidão das
pistas nunca assuntaram Ayrton Senna. Ele se transformava em potência superando
todos os desafios sempre em busca da vitória.
Enquanto alguns disseram que Ayrton era um homem sem medo, Senna aliava a sua grande habilidade na pista à sua religiosidade e dedicação, cujas motivações permitiram -lhe buscar o equilíbrio, mesmo nos circuitos mais complicados e sair vitorioso.
Enquanto alguns disseram que Ayrton era um homem sem medo, Senna aliava a sua grande habilidade na pista à sua religiosidade e dedicação, cujas motivações permitiram -lhe buscar o equilíbrio, mesmo nos circuitos mais complicados e sair vitorioso.
Ayrton Senna na Mclaren 1993
A precocidade sempre marcou
Ayrton Senna.
A irresistível vocação pela velocidade levou o pai a construir o seu primeiro kart, o 007 que ele transformou de brinquedo predileto no primeiro instrumento do lado mais sério da sua vida. Foi o protótipo que precedeu os karts das inúmeras vitórias (em 1973 venceu na estréia em Interlagos) e os seis títulos de campeão entre paulista brasileiro e sul-americano.
A irresistível vocação pela velocidade levou o pai a construir o seu primeiro kart, o 007 que ele transformou de brinquedo predileto no primeiro instrumento do lado mais sério da sua vida. Foi o protótipo que precedeu os karts das inúmeras vitórias (em 1973 venceu na estréia em Interlagos) e os seis títulos de campeão entre paulista brasileiro e sul-americano.
A paixão que Ayrton Senna
levou do kart foi o grande segredo de ter sido campeão por onde passou.
Tchê dá a bandeirada para a primeira vitória de Ayrton Senna que foi no Kart
Estreou na Fórmula Ford 1600 em Brands Hatch , dia
01/03/1981, com um quinto lugar. No domingo seguinte foi terceiro em Thruxton e
quinze dias depois venceu em
Brands Hatch. A coroa de louros desta primeira vitória virou
relíquia. Um troféu raro, guardado até hoje, por Ralf Firman, primeiro patrão
de Senna, na sede da Van Dimenn, em Snetterton, Inglaterra.
Depois de campeão na F Ford 1 600, Senna seguiu, em 1982, o caminho natural para a F 2 000. Entrou como um ciclone. Venceu e fez a pole position e voltas mais rápidas nas seis primeiras corridas. Estava quase como queria, mas tinha algo incomodando a sua aura de perfeccionista. Precisava preparar-se para perder.
Depois de campeão na F Ford 1 600, Senna seguiu, em 1982, o caminho natural para a F 2 000. Entrou como um ciclone. Venceu e fez a pole position e voltas mais rápidas nas seis primeiras corridas. Estava quase como queria, mas tinha algo incomodando a sua aura de perfeccionista. Precisava preparar-se para perder.
Estreou na Fórmula Ford 1600 em Brands Hatch , dia
01/03/1981, com um quinto lugar. No domingo seguinte foi terceiro em Thruxton e
quinze dias depois venceu em
Brands Hatch. A coroa de louros desta primeira vitória virou
relíquia. Um troféu raro, guardado até hoje, por Ralf Firman, primeiro patrão
de Senna, na sede da Van Dimenn, em Snetterton, Inglaterra.
Depois de campeão na F Ford 1 600, Senna seguiu, em 1982, o caminho natural para a F 2 000. Entrou como um ciclone. Venceu e fez a pole position e voltas mais rápidas nas seis primeiras corridas. Estava quase como queria, mas tinha algo incomodando a sua aura de perfeccionista. Precisava preparar-se para perder.
Depois de campeão na F Ford 1 600, Senna seguiu, em 1982, o caminho natural para a F 2 000. Entrou como um ciclone. Venceu e fez a pole position e voltas mais rápidas nas seis primeiras corridas. Estava quase como queria, mas tinha algo incomodando a sua aura de perfeccionista. Precisava preparar-se para perder.
Era isso. Uma explicável
providência para quem não conhecia derrota desde julho do ano anterior.
Na sétima corrida,em
Mallory Park , ganhou mas, pela primeira vez na F 2 000, não
largou na pole position. Na corrida seguinte, em Oulton Park , o motor
quebrou e, finalmente, (!) ele perdeu uma corrida. Não aconteceu nada de
extraordinário. Ayrton Senna, como tudo em que fez na vida, estava preparado
também para aquele momento de derrota. Terminou o ano com os dois títulos da F
2000, inglês e europeu, com os recordes de 21 vitórias, 15 poles position e 21
voltas mais rápidas.
Na sétima corrida,
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