Por Flávio Gomes
Grande Prêmio - flaviogomes.grandepremio.uol.com.br
QUINTA-FEIRA, 8 DE OUTUBRO DE
2015 - 17:05
SÃO PAULO (andava) – Carlos
Tavares mandou a foto abaixo. Não tem data. Foi tirada em Jacarepaguá, e dá um
aperto no coração ver a torre, os boxes… Ayrton Senna tinha uns negócios com a
Ford, andava de Escort, no fim acabou comprando uma concessionária, a Frei
Caneca, onde lá por 1997 comprei uma perua Escort verde, daquelas argentinas,
excepcional.
Se alguém souber o contexto
(argh) dessa foto, conte. Pelos modelos, é coisa de 1985, 1986.
************************************
COMENTÁRIOS
PAULO MCCOY
quinta-feira,
8 de outubro de 2015 às 20:43
Oi Flavio.
Aprecio muito quando alguém envia imagens do Ford Escort (para mim, um dos carros que mais admiro, atrás apenas do Mustang GT 965 e do Ford GT). Portanto, #FelizFiquei com este tópico.
Mas, direto ao ponto: no segundo final de semana de agosto de1983, a Ford promoveu, em
Jacarepaguá, um test drive do Escort. Evento para jornalistas e donos de
revendas. Ayrton Senna, então ligado à Ford, esteve presente no evento, o mesmo
acontecendo com Emerson Fittipaldi. Ambos, realizaram diversas voltas rápidas
com jornalistas e demais convidados.
Quanto ao veículo em destaque na foto, tratava-se de um ‘estudo’ de layout para a temporada 1984 do Campeonato Brasileiro de Marcas & Pilotos que, em 1983, teve sua primeira edição. Naquele ano, a Ford utilizava o modelo Corcel II. Mas como o veículo não apresentava desempenho similar aos dos demais veículos inscritos no certame (Fiat147,
GM Chevette, VW Passat e VW Voyage), a montadora
‘acelerou’ planos e, no dia 04 de setembro de 1983 – data da prova XIII 1000 Km Brasília (quarta
etapa do camp. Brás. Marcas & Pilotos) –, aconteceu a estréia do modelo
Escort. Foram cinco veículos inscritos, com destaque para o Escort da equipe
Cinzano: pilotado por Jan Balder e Francisco Lameirão, obteve um convincente
sexto lugar (Just in case, a vitoria ficou com o Voyage #48 da dupla Aroldo
Bauermann/Renato Connil). Nas duas provas seguintes, Tarumã 500 e 2 Horas de
Interlagos, o Escort #1 da dupla Victor Steyer/Claudio Muller destacou-se por
registrar duas poles consecutivas. Mas a vitória do modelo Escort aconteceria
apenas no dia 03 de dezembro de 1983, ocasião na qual Ingo Hoffmann e Luis
Evandro Águia sagraram-se vencedores da etapa final do PAULISTA de Marcas &
Pilotos, prova ‘3 Horas de Interlagos’.
Espero te contribuído.
Kind regards,
Aprecio muito quando alguém envia imagens do Ford Escort (para mim, um dos carros que mais admiro, atrás apenas do Mustang GT 965 e do Ford GT). Portanto, #FelizFiquei com este tópico.
Mas, direto ao ponto: no segundo final de semana de agosto de
Quanto ao veículo em destaque na foto, tratava-se de um ‘estudo’ de layout para a temporada 1984 do Campeonato Brasileiro de Marcas & Pilotos que, em 1983, teve sua primeira edição. Naquele ano, a Ford utilizava o modelo Corcel II. Mas como o veículo não apresentava desempenho similar aos dos demais veículos inscritos no certame (Fiat
Espero te contribuído.
Kind regards,
Paulo McCoy Lava
FLAVIO GOMES [JORNALISTA, AUTOR DO ARTIGO] EM RESPOSTA AO LEITOR PAULO MCGOY
quinta-feira,
8 de outubro de 2015 às 23:31
Brilliant, as always. (Brilhante como sempre)
************************************
FONTE PESQUISADA
GOMES, Flávio. ESCORT
& SENNA. Disponível em: <http://flaviogomes.grandepremio.uol.com.br/2015/10/escort-senna/>.
Acesso em: 09 de outubro 2015.
Tive o privilègio em poder trabalhar na Ford Caneca,em 1993,comprada pelo Ayrton Senna.Me recordo que no pàtio da concessionària tinha um Mitsubishi 3000 Gt que pertencia ao Senna,alèm de outros carros esportivos.
ResponderExcluir