segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Ayrton Senna Confere o Novo Gol GTS no final de 1986

Propagando do Novo Gol GTS 87

Uma ex-funcionária da Volkswagen chamada Fátima Peretti publicou ontem (03/01/2015) num grupo do facebook "Memória Volks Br" fotos de Ayrton Senna visitando uma fábrica da Volkswagen em São Paulo para conhecer o novo Gol GTS. Na legenda das imagens Fátima errou no ano, o Gol GTS foi apresentado no final de 1986 e não em 1984, portanto as fotos são do fim de 86. Seguem a legenda, fotos e comentários postados no grupo:

“1984 - Lançamento do Gol GT - Nessas fotos, momento em que Ayrton Senna e seu irmão (Leonardo) estavam na Ala 0, conhecendo o novo modelo. Aproveitando a oportunidade Christian Schues os levou para visitar o depto. de Exportação, do qual era gerente a época, e tivemos o privilégio de conhecer um dos maiores ídolos brasileiros, com direito a autógrafo. O meu, guardo até hoje, como relíquia.” 



COMENTÁRIOS

Rui Lopes Nessa época a Volkswagen via com olhos de lince a Exportação, e ganhava dinheiro, veio a Autolatina e durou pouco mais que uma década esse olhar!

Leonardo França Desculpem, mas o ano deve estar errado. Acredito que a foto seja de 1987, pois observa-se o "S" na coluna central encontrada no modelo GTS, parachoque envolvente, aerofolio (inexistente no GT) e a lanterna larga do modelo de 87 a 90. E em referência a 84, o Ayrton era garoto propaganda do Ford Escort XR3.

Sergio Reis O GT saiu em 1984, o GTS em 1987 ( apresentado no final de 1986 ).

Thobias Tose Aquele de uniforme branco era o Silvio Gaglioti

Hara Ld Woel Ke Do lado direito está o Sr. Hélio que era chefe da oficina na época.

Bruno Nicks Do Nascimento Gol GTS!!!!

Regina Passos Nossa lembro desse dia ganhei autógrafos e até Beijos
do Senna tenho as fotos aqui, Saudades.

Paulo Guino Bela recordação. Em pé e direita o Ronaldo Berg que era o Gerente da Assistência Técnica na época.

Mauricio Lima Um GTS.... O Leo Senna (irmão de Ayrton) teve um em 88 e logo depois um GTI azul...


Reginaldo Santos Imagine so se a Ford nao ficou verde de ciúmes, pois o Ayrton era o garoto propaganda do XR3 em 84/85 grande concorrente do Gol GT, ai anos depois ele aparece ao lado do GTS hehe.

*******************************

Gol GTS 1.8 1987


O mais rápido carro brasileiro. Esse era a manchete estampada na capa da revista Quatro Rodas de Junho de 1987, ressaltando as mudanças, principalmente na parte mecânica, que vieram junto com a remodelação total da linha (a primeira desde 1981, data de lançamento do Gol) para a versão esportiva.

Revista Quatro Rodas - Junho 1987

A primeira mudança foi no nome. Sai o Gol GT e entra o Gol GTS, equipado com o mesmo motor AP-1800 (AP de Alta Performance) do Santana, com “polêmicos” 99 cv de potência (veja a explicação abaixo). Entre as mudanças estéticas pode-se destacar: nova frente em cunha, 5 cm mais baixa que a anterior; pára-choques envolventes e com faróis de neblina embutidos; painéis plásticos aplicados na lateral e nas portas.

Interior: novo volante e bancos Recaro

Logo de cara ele já se apresentava como o veículo mais rápido fabricado no Brasil, fazendo de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, atingindo velocidade máxima de 167 km/h. Em aceleração deixava para trás seus concorrentes diretos Monza S/R, Escort XR3 e Uno 1.5R.

Gol GTS 1987

Os principais defeitos apontados estavam no painel, obsoleto (o desenho era quase o mesmo da extinta Variant II) e com o volante encobrindo parte dos instrumentos.

Gol GTS x GTI - Revista Quatro Rodas

O Gol GTS acompanhou quase toda a vida do Gol, pelo menos enquanto era alimentado por carburador, sendo que na remodelada versão G2 lançada em 1995 prevaleceu somente a denominação GTI para o modelo esportivo da linha, alimentado com injeção eletrônica de combustível multiponto.

Roda "gota d'água": famosa na época

Na traseira, novo aerofólio

Mais que 99 cv: na época do lançamento do Gol GTS, todos os veículos com motores com mais de 99 cv de potência pagavam 30 % a mais de IPVA, sendo que essa potência declarada era absolutamente incompatível com a performance do carro. Segundo cálculos da revista Quatro Rodas, esse motor deveria ter realmente em torno de 105 a 107 cv. Essa, digamos, “divergência”, também era encontrada nos motores 2.0 do Monza, onde se tinham declarados também 99 cv, mas quando essa regra caiu descobriu-se que na verdade o motor tinha 110 cv.

*******************************

FONTE PESQUISADA

AUTO MUNDO BRASIL - Gol GTS 1.8 1987. Disponível em: <http://automundobrasil.blogspot.com.br/2012/11/gol-gts-18-1987.html>. Acesso em: 04 de janeiro 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário