Propagando do Novo Gol GTS 87
Uma ex-funcionária da Volkswagen chamada Fátima Peretti publicou ontem (03/01/2015) num grupo do facebook "Memória Volks Br" fotos de Ayrton Senna visitando uma fábrica da Volkswagen em São Paulo para conhecer o novo Gol GTS. Na legenda das imagens Fátima errou no ano, o Gol GTS foi apresentado no final de 1986 e não em 1984, portanto as fotos são do fim de 86. Seguem a legenda, fotos e comentários postados no grupo:
“1984 - Lançamento do Gol GT
- Nessas fotos, momento em que Ayrton Senna e seu irmão (Leonardo) estavam na Ala 0,
conhecendo o novo modelo. Aproveitando a oportunidade Christian Schues os levou
para visitar o depto. de Exportação, do qual era gerente a época, e tivemos o
privilégio de conhecer um dos maiores ídolos brasileiros, com direito a
autógrafo. O meu, guardo até hoje, como relíquia.”
COMENTÁRIOS
Rui Lopes Nessa
época a Volkswagen via com olhos de lince a Exportação, e ganhava dinheiro,
veio a Autolatina e durou pouco mais que uma década esse olhar!
Leonardo França Desculpem,
mas o ano deve estar errado. Acredito que a foto seja de 1987, pois observa-se
o "S" na coluna central encontrada no modelo GTS, parachoque
envolvente, aerofolio (inexistente no GT) e a lanterna larga do modelo de 87 a 90. E em referência a 84,
o Ayrton era garoto propaganda do Ford Escort XR3.
Sergio Reis O GT saiu em 1984, o GTS em 1987 ( apresentado no final de 1986
).
Thobias Tose Aquele de
uniforme branco era o Silvio Gaglioti
Hara Ld Woel Ke Do lado
direito está o Sr. Hélio que era chefe da oficina na época.
Bruno Nicks Do Nascimento Gol
GTS!!!!
Regina Passos Nossa lembro
desse dia ganhei autógrafos e até Beijos
do Senna tenho as fotos aqui,
Saudades.
Paulo Guino Bela recordação.
Em pé e direita o Ronaldo Berg que era o Gerente da Assistência Técnica na
época.
Mauricio Lima Um GTS.... O
Leo Senna (irmão de Ayrton) teve um em 88 e logo depois um GTI azul...
Reginaldo Santos Imagine so
se a Ford nao ficou verde de ciúmes, pois o Ayrton era o garoto propaganda do
XR3 em 84/85 grande concorrente do Gol GT, ai anos depois ele aparece ao lado
do GTS hehe.
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Gol GTS 1.8 1987
O mais rápido carro
brasileiro. Esse era a manchete estampada na capa da revista Quatro Rodas de
Junho de 1987, ressaltando as mudanças, principalmente na parte mecânica, que
vieram junto com a remodelação total da linha (a primeira desde 1981, data de
lançamento do Gol) para a versão esportiva.
Revista Quatro Rodas - Junho 1987
A primeira mudança foi no
nome. Sai o Gol GT e entra o Gol GTS, equipado com o mesmo motor AP-1800 (AP de
Alta Performance) do Santana, com “polêmicos” 99 cv de potência (veja a
explicação abaixo). Entre as mudanças estéticas pode-se destacar: nova frente
em cunha, 5 cm
mais baixa que a anterior; pára-choques envolventes e com faróis de neblina
embutidos; painéis plásticos aplicados na lateral e nas portas.
Interior: novo volante e bancos Recaro
Logo de cara ele já se
apresentava como o veículo mais rápido fabricado no Brasil, fazendo de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos,
atingindo velocidade máxima de 167
km/h . Em aceleração deixava para trás seus concorrentes
diretos Monza S/R, Escort XR3 e Uno 1.5R.
Gol GTS 1987
Os principais defeitos
apontados estavam no painel, obsoleto (o desenho era quase o mesmo da extinta
Variant II) e com o volante encobrindo parte dos instrumentos.
Gol GTS x GTI - Revista Quatro Rodas
O Gol GTS acompanhou quase
toda a vida do Gol, pelo menos enquanto era alimentado por carburador, sendo
que na remodelada versão G2 lançada em 1995 prevaleceu somente a denominação
GTI para o modelo esportivo da linha, alimentado com injeção eletrônica de
combustível multiponto.
Roda "gota d'água": famosa na época
Na traseira, novo aerofólio
Mais que 99 cv: na época do
lançamento do Gol GTS, todos os veículos com motores com mais de 99 cv de
potência pagavam 30 % a mais de IPVA, sendo que essa potência declarada era
absolutamente incompatível com a performance do carro. Segundo cálculos da
revista Quatro Rodas, esse motor deveria ter realmente em torno de 105 a 107 cv. Essa, digamos,
“divergência”, também era encontrada nos motores 2.0 do Monza, onde se tinham
declarados também 99 cv, mas quando essa regra caiu descobriu-se que na verdade
o motor tinha 110 cv.
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FONTE PESQUISADA
AUTO MUNDO BRASIL - Gol GTS
1.8 1987. Disponível em: <http://automundobrasil.blogspot.com.br/2012/11/gol-gts-18-1987.html>.
Acesso em: 04 de janeiro 2016.
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