*Tamburello é o nome da curva onde Ayrton Senna perdeu a vida. Está localizada no autódromo Enzo e Dino Ferrari, um circuito próximo a cidade italiana de Ímola.
O piloto
Aos 34 anos, Senna estava no auge como piloto de
corridas. Ele estava em forma e em perfeita saúde: os testes descartaram um
blecaute [desmaio de Senna antes do acidente fatal] e confirmaram que ele não
havia tomado drogas ou substâncias proibidas. De acordo com os comentários da
imprensa atribuídos ao seu físico Josef Leberer, Senna foi para o GP de San
Marino de 1994 com uma frequência cardíaca acima do normal, o que foi quase
certamente um efeito do seu estado mental perturbado.
Senna estava trabalhando duro para configurar seu
império de negócios emergentes e, devido à diferença de fuso horário entre a
Europa e o Brasil, ele costumava telefonar tarde da noite. Ele estava
apaixonado pela modelo Adriane Galisteu, com quem estava namorando desde o
Grande Prêmio do Brasil de 1993, mas o relacionamento deles teve a desaprovação
de sua família e Senna estava sob pressão para se separar dela.
Depois de seis gloriosos anos na McLaren, que rendeu
três campeonatos mundiais, 35 vitórias e 46 pole positions em 96 corridas,
Senna ainda estava passando pelo processo de indução na Williams, onde ele
achou a cultura mais fria e diferente do que estava acostumado . Tendo forçado
seu arqui-rival Alain Prost a se aposentar no final de 1993 ao se juntar à
equipe Williams, Senna agora também perdeu seu principal alvo e fonte de
motivação profissional. Ele parecia mais suave, como se tivesse perdido seu
instinto assassino.
O novo carro da Williams provou ser problemático, e
seu manuseio imprevisível e equilíbrio constante de mudanças forçaram Senna a
se aprofundar [ir ao limite do carro], a fim de reduzir o tempo de volta
competitivo. Ele saiu da primeira corrida da temporada no Brasil e foi
eliminado na primeira curva do Japão, enquanto seu rival Michael Schumacher, da
equipe Benetton, venceu as duas corridas. Senna estava indo para Imola para o
Grande Prêmio de San Marino na parte de trás de seu pior início de campeonato:
zero pontos contra os vinte perfeitos de Schumacher.
Após seu abandono [da corrida] no Japão, Senna
observou de perto o comportamento do carro de Schumacher na pista e se
convenceu de que a Benetton explorava o controle ilegal de tração e sistemas de
controle de lançamento. Ele ficou irritado porque a batalha não foi travada em
igualdade de condições. Ele reclamou amargamente com vários amigos próximos
durante o fatídico final de semana de Imola e, como afirmado pelo principal
chefe da McLaren, Ron Dennis, a perspectiva de pilotar um carro ilegal estava
na linha de frente dos pensamentos de Senna imediatamente antes do início.
E depois havia os sentimentos de sua própria
fragilidade e mortalidade, despertados pela morte do piloto de corridas Roland
Ratzenberger durante a segunda sessão de qualificação no dia anterior. Foi a
primeira fatalidade durante um fim de semana no Grande Prêmio em doze anos e a
tristeza, a dúvida, a premonição e o medo devem ter, pelo menos
temporariamente, entrado na mente de Senna. Mas o cenário mais plausível é que
uma vez que as luzes ficaram verdes, os famosos poderes de concentração de
Senna prevaleceram e quando ele encontrou seu destino no canto Tamburello, ele
estava totalmente focado em uma coisa e uma coisa só - vencer.
Ayrton Senna minutos antes do início de sua última
corrida (foto Paul-Henri Cahier)
The
driver
At the age of 34, Senna was at his peak as a racing
driver. He was fit and in perfect health: the tests ruled out a blackout and
confirmed that he hadn't taken any drugs or banned substances. According to
comments in the press attributed to his physio Josef Leberer, Senna went into
the 1994 San Marino Grand Prix with a higher than usual heart rate, which was
almost certainly an effect of his troubled frame of mind.
Senna had been working hard to setup his emerging
business empire, and due to the time zone difference between Europe and Brazil,
he was often on the phone late at night. He was in love with model Adriane
Galisteu, whom he'd been dating since the 1993 Brazilian Grand Prix, but their
relationship met with the disapproval of his family and Senna was under
pressure to split with her.
After six glorious years at McLaren, which yielded
three world championships, 35 wins and 46 pole positions in 96 races, Senna was
still going through the induction process at Williams, where he found the
culture colder and much different from what he had been used to. Having forced
his arch-rival Alain Prost into retirement at the end of 1993 by joining the
Williams team, Senna now also lost his main target and source of professional
motivation. He appeared softer, as if he had lost his killer instinct.
The new Williams car proved troublesome and its
unpredictable handling and constantly shifting balance forced Senna to dig deep
in order to squeeze competitive lap time out of it. He spun out of the first
race of the season in Brazil and was punted off in the first corner in Japan
while his younger rival Michael Schumacher driving for the Benetton team won
both races. Senna was heading to Imola for the San Marino Grand Prix on the
back of his worst ever start to a championship: zero points against
Schumacher's perfect twenty.
After his retirement in Japan, Senna closely
observed the behaviour of Schumacher's car on the track and became convinced
that the Benetton exploited illegal traction control and launch control
systems. He was incensed that the battle was not fought on equal terms. He
complained bitterly to several close friends during the fateful Imola weekend
and, as stated by former McLaren principal Ron Dennis, the prospect of racing
an illegal car was at the forefront of Senna's thoughts immediately before the
start.
And then there were the feelings of his own
fragility and mortality, awakened by the death of fellow racing driver Roland
Ratzenberger during the second qualifying session the day before. It was the
first fatality during a Grand Prix weekend in twelve years and sadness, doubt,
premonition, and fear must have, at least temporarily, entered Senna's mind.
But the most plausible scenario is that once lights turned green, Senna's
famous powers of concentration prevailed and when he met his destiny in the
Tamburello corner he was fully focused on one thing and one thing only –
winning.
Ayrton Senna minutes before the start of his last race (photo Paul-Henri Cahier)
FONTE PESQUISADA
ZUSTAK, Martin. Tamburello. Second Edition. Ireland,
may 2014.
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