Carro tem placa personalizada e era pilotado pelo tricampeão de Fórmula 1
Por Rodrigo Ribeiro
01/05/2021 07h40 Atualizado há um dia
Se um tricampeão mundial de Fórmula 1 lhe perguntasse qual carro você teria, como seria sua resposta? Quando Ayrton Senna fez esse questionamento para sua então namorada Adriane Galisteu a resposta não poderia ser mais surpreendente: um Fiat Uno.
"Era o sonho de qualquer menina da minha época, que era de classe média baixa. Para mim era um carro muito inalcançável", revelou Galisteu em entrevista exclusiva para a Autoesporte. A apresentadora da Record TV até hoje nutre um grande carinho pelo carro, que continua sob seus cuidados após 28 anos.
Galisteu conta que Senna não acreditou em um primeiro momento quando ela falou do Fiat Uno. "Ele ficou me olhando e disse: que carro você quer? (...) Para ele era um presente muito simples, mas ele [quando foi dar o carro de presente] encheu de rosas (...) e colocou um buquê de flores lindo no capô do carro", continua a apresentadora.
Senna também teve uma atitude carinhosa que Galisteu mantém até hoje: colocar as iniciais DRI na placa do veículo. A sequência é adotada em todos os carros da apresentadora, que atualmente dirige um Porsche Cayenne e um Hummer H3.
Memórias sobre rodas
A associação do carro com Ayrton Senna é algo que permanece até hoje com Galisteu, que revelou algo curioso. "Eu ficava brava, porque ele queria correr com o meu carro. Morria de medo dele bater o carro (risos)". O Uno era sempre guiado por Senna quando o casal saía nos momentos em que o piloto estava no Brasil.
A opção de Senna guiar o pequeno compacto 1.0 surpreende considerando que, na época, o então piloto da McLaren tinha à sua disposição no Brasil um Honda NSX e uma Audi S4 Avant — o superesportivo japonês foi um presente da marca que patrocinava e fornecia motores para sua equipe, enquanto a perua alemã ajudava a divulgar a fabricante que Ayrton começaria a representar por aqui.
A paixão por automóveis era compartilhada com Galisteu: "Sempre gostei de dirigir. Eu brinco com todo mundo que tive um ótimo professor", fala a apresentadora, que raramente opta por motorista particulares no seu dia a dia. Boa parte dos quase 40 mil quilômetros rodados pelo Uno, inclusive, foram com ela atrás do volante.
Todo esse carinho e as memórias em torno do Fiat Uno ajudam a explicar o cuidado com que Galisteu cuida do carro. "Ninguém roda com ele. Eu só deixo o motorista que trabalha com a gente, de vez em quando, para ir até o posto de combustível ou dar uma volta rápida", conta. "É um carro muito valioso, eu morro de medo de alguém bater nele, riscarem ou roubarem".
Por falar em valor, já teve gente que ofereceu pelo Uno R$ 200 mil, uma alta de 3.540% em relação aos R$ 5.649 estimados pela tabela Fipe. "Não vendo de jeito nenhum. (...) O que esse Uno carrega de história, eu não posso repassá-lo", afirma Galisteu. A única forma do Fiat sair da proteção de sua cuidadosa proprietária seria para ir a um museu. "Se houvesse um museu que tivesse a ver com a história do Senna, com todo o cuidado do mundo, eu deixaria [ele ser exposto]", conclui.
Enquanto (e se) esse dia não chega, os fãs podem ficar tranquilos: intacto e mais bem cuidado que muito superesportivo, o Fiat Uno que Senna comprou para Adriane Galisteu segue incólume e protegido.
Ficha técnica
Motor Dianteiro, transversal, 1.0 8V, carburador, gasolina
Potência 56 cv a 6.000 rpm
Torque 8,2 kgfm a 3.250 rpm
Câmbio Manual, 5 marchas
Suspensão Independente, tipo McPherson (dianteira) e dependente com feixe de molas semielípticas transversais (traseira)
Freios Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira)
Rodas e pneus De aço, 145/80 R13
Comprimento 3,64 m
Largura 1,55 m
Altura 1,44 m
Entre-eixos 2,36 m
Tanque 50 litros
Peso 830 kg
Fonte: Fabricante
RIBEIRO, Rodrigo. Que fim levou o Fiat Uno que Ayrton Senna deu para Adriane Galisteu?. Disponível em: < https://autoesporte.globo.com/curiosidades/noticia/2021/05/que-fim-levou-o-fiat-uno-que-o-ayrton-senna-deu-para-adriane-galisteu.ghtml>. Acesso em: 03 de maio 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário