Ayrton Senna aparece em dúvida se correria e preocupado antes do início do fatídico GP de Ímola
Foto: Georges de Coster
NOS Esporte • Domingo, 1º de novembro de 2020, 8h12
Louis Decker
repórter F1
Foto: AFP
A Fórmula 1 está de volta neste fim de semana ao circuito italiano onde o destino atingiu dois dias seguidos em 1994: Ímola. Roland Ratzenberger e Ayrton Senna não sobreviveram ao fim de semana escuro como breu no Autódromo Enzo e Dino Ferrari. A morte do tricampeão mundial Senna da Silva foi a que mais impactou devido ao seu status de herói.
Georges de Coster foi testemunha ocular dos últimos dias de Senna nas pistas. O fotógrafo belga registrou dezenas de rolos no box da Williams-Renault. Um olhar para trás.
Bandeira Austríaca
“Eu sabia que Ayrton tinha uma bandeira austríaca no cockpit, com a qual queria homenagear Ratzenberger. Vi isso quando ele entrou. Senna ia ganhar a corrida para Roland. Isso tinha que acontecer e iria acontecer. Ele não estava com vontade de correr depois do acidente fatal de Ratzenberger, mas sabia que não tinha escolha.”
A última volta de Ayrton Senna em Ímola
Foto: Georges de Coster
Georges de Coster banhou-se em opulência incomparável em Ímola. "Recebi um 'passe de acesso a todas as áreas' especiais da Williams. Sempre fui bem-vindo em todos os lugares. Isso não era para todos, mas eu tinha uma missão para a Renault. Eles queriam ser grandes no Grande Prêmio da Bélgica naquele ano."
"Eles precisavam de muitas fotos de Ayrton. Eu queria especialmente retratar meu bom amigo como uma pessoa especial em um dia normal de trabalho em seu ambiente familiar. Nós nos conhecíamos tão bem que eu sabia exatamente quando deixá-lo sozinho. Nenhuma conversa era necessária para isso. Um olhar era o suficiente."
Sem Atitudes
(*Em vários países da Europa quando se diz que uma pessoa é "Sem Atitudes" significa que é despretensioso, simples)
"Era muito fácil trabalhar com Senna. Sem atitude. Um objeto grato com olhos marcantes (expressivos). Fotogênico, muito carismático. A alegria sempre foi extremamente expressiva com ele, mas quando ele perdia ou estava com raiva ele não escondia. Com Ayrton você tinha todas as emoções. Ele poderia dizer algo sem falar. Senna olhava em sua alma."
"Eu me certifiquei de estar sempre em seu box no início de uma sessão. Você não quer perder momentos importantes. Isso foi muito difícil na época. Agora eu tiro milhares de fotos por sessão de treinamento, mas em 1994 eu tinha que cronometrar bem e prestar atenção. Mudar um rolo no momento supremo era desastroso."
Ayrton Senna aparece em dúvida se correria e preocupado antes do início do fatídico GP de Ímola
Foto: Georges de Coster
Havia muita coisa acontecendo em Ímola. Ayrton não estava se sentindo bem e estava fora do normal. Tenso, nervoso. O sorriso jovial estava ausente. Seus olhos eram diferentes. Não funcionou. Ele chegou a Ímola com zero pontos na temporada (campeonato). Michael Schumacher havia vencido os primeiros GPs e Ayrton percebeu que tudo estava errado com a Benetton-Ford. Ele estava exasperado, mas também super motivado. "Meu campeonato começa aqui, disse ele na manhã de sexta-feira."
Georges de Coster exibirá suas mais belas fotos de Senna em Bruxelas ou Spa-Francorchamps. Os preparativos estão a todo vapor, mas devido à crise do corona, a exposição será adiada para 2021.
"Pouco depois veio o primeiro momento de choque. Uma batida (acidente) horrível de Rubens Barrichello: de cabeça para baixo na pilha de pneus. Vi o choque e o desespero nos olhos de Senna. Ele viu seu jovem compatriota rastejar pelo buraco da agulha. Foi um milagre que a lesão de Barrichello não foi tão grave. Ayrton sentiu isso como um sinal. Um aviso."
Rastejar pelo buraco da agulha: Proverbio Holandês que significa "Escapar por pouco de um grande perigo".
Discussões acaloradas
"O acidente gerou discussões acaloradas sobre segurança. O fim de semana da corrida estava sob pressão, mas a classificação continuou normalmente. Até o próximo acidente: Ratzenberger. Senna viu ao vivo nas telas (monitores, televisores) e soube imediatamente: fatal. Você também pode ver isso na foto. Os pilotos têm noção disso."
Acidente de Rubens Barrichello durante treino em Ímola em 1994
Foto: Georges de Coster
A corrida tornou-se algo (ou um assunto) secundário: era tudo sobre os acidentes. Tive a sensação de que mais problemas viriam. Algo estava no ar. À noite, disse a um companheiro de mesa: "amanhã morrerá outro. Um grande (um piloto importante)."
"Ayrton recebeu conselhos urgentes de vários ângulos para não correr, mas não se deixou persuadir. Tirei fotos quando ele se preparava para a largada. Dá para ver a dúvida e a preocupação. Um olhar vazio."
"No dia da corrida, uma quantidade inimaginável de coisas deu errado. Lehto parado. Lamy batendo nele (Lehto) na largada. Lesões na torcida. A corrida que continuou atrás do safety car. Depois a pancada de Senna, a bandeira vermelha e a corrida reiniciada novamente. Alboreto que perdeu uma roda na troca de pneus e machucou os mecânicos. Que fim de semana de merda."
Vencer
"Senna não bateu na minha frente. Eu estava na última curva antes da largada e vi que essa foi a última vez que ele liderou o pelotão. Ele foi ao extremo e estava convencido de que ia vencer. Com muita vontade, determinação, enquanto ele sabia que a patota de Schumacher estava trapaceando."
"Horas depois, recebemos oficialmente a má notícia na sala de imprensa, mas eu já sabia. Na curva onde eu estava, havia um posto médico. Os médicos foram todos ao local do acidente e eu os vi voltar em lágrimas. Médicos chorando com roupas ensanguentadas. Então você sabe que horas são (Proverbio Holandês = "Saber como são as coisas", nesse caso, ele sabia que Ayrton morreu). Fiquei surpreso que a corrida não tenha terminado. Isso mostrou pouco respeito."
Em processamento
Levei anos para processar este maldito fim de semana, mas as fotos de Ayrton continuam poderosas. A última vez que ele coloca as luvas. Mente no zero, olhar para o infinito. Tenho orgulho de ter compartilhado esse momento com ele."
Às 13h10 haverá corrida em Ímola esta tarde. Max Verstappen larga do P3.
FONTES PESQUISADAS
DEKKER, Louis. Imola 1994: ooggetuige van een vervloekt raceweekend. Disponível em: <https://nos.nl/artikel/2354702-imola-1994-ooggetuige-van-een-vervloekt-raceweekend>. Acesso em: 09 de Julho de 2023.
DBNL - Nederlandse spreekwoorden, spreekwijzen, uitdrukkingen en gezegden(1923-1925)–F.A. Stoett–rechtenstatus Auteursrecht onbekend. Disponível em: <https://www.dbnl.org/tekst/stoe002nede01_01/stoe002nede01_01_1747.php>. Acesso em: 09 de Julho de 2023.
ENSIE - Dan weet je wel hoe laat het is. Disponível em: <https://www.ensie.nl/spreekwoord/dan-weet-je-wel-hoe-laat-het-is>. Acesso em: 09 de Julho de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário