O brasileiro e o alemão são dois dos pilotos mais admirados na história da Fórmula 1 coincidiram no grid durante curto período
Por Beatriz Ojeda
Publicado 09:53 de 18/06/2024
Atualizado há 18 segundos
No mundo do automobilismo, o questionamento sobre quem foi o maior piloto de todos os tempos da Fórmula 1 geralmente rende polêmicas. Comumente, os fãs costumam mencionar Ayrton Senna e Michael Schumacher. Apesar do alemão contar com mais títulos na categoria, a presença do ídolo brasileiro ainda é constante entre os termos “o melhor” e o “maior”.
Ayrton Senna e Michael Schumacher coincidiram no grid durante um curto período de tempo, por conta do falecimento precoce do brasileiro, a rivalidade passou mais para o campo das projeções. Apesar disso, a quebra de recordes e a procura por números se fez uma constante durante os anos no automobilismo do heptacampeão.
Ayrton Senna x Michael Schumacher
O piloto alemão ultrapassou o número de pole positions do ídolo brasileiro, que na sua época era visto como extremamente difícil de ultrapassar. Ayrton Senna conquistou 65 classificações antes do seu falecimento e, ao final da carreira de Michael Schumacher, conseguiu emplacar 68 pole positions. Entretanto, o recorde atual é de Lewis Hamilton, com impressionantes 104 arrancadas como líder.
Ainda sobre pole positions, Ayrton Senna contava com 29 das 65 arrancadas iniciais que se tornaram vitórias como parte dos seus recordes. Posteriormente, Michael Schumacher converteria 40 vitórias das suas 68 pole positions quebrando a marca do piloto brasileiro. Assim como no caso anterior, o recorde atual é do heptacampeão inglês, com 61 poles convertidas em troféus.
Finalmente, Ayrton Senna contava com um recorde de 80 pódios na sua carreira. A marca foi ultrapassada por Michael Schumacher com 155 pódios na Fórmula 1. Posteriormente, mais ua vez o pilotos foram superados por Lewis Hamilton, que acumula 197 ocasiões entre os três primeiros colocados.
Apesar de mais de 30 anos do falecimento do icônico piloto brasileiro, ainda há muitos recordes que pertencem a Ayrton Senna.
O brasileiro é o maior vencedor da história do GP de Mônaco, com seis vitórias no total, cinco delas consecutivas. O segundo colocado é justamente Michael Schumacher, que emplacou cinco vitórias.
Além disso, está empatado com Lewis Hamilton como o piloto com mais vitórias de ponta a ponta, com 19 corridas.
Embora a marca de Ayrton Senna com mais pole positions tenha sido ultrapassada, o número de arrancadas iniciais consecutivas ainda pertence ao brasileiro com oito provas seguidas largando na primeira colocação e que se tornaram em vitórias. Na McLaren, a história do piloto é marcada por ser o mais conquistador na equipe inglesa e o maior brasileiro na modalidade.
FONTE PESQUISADA
OJEDA, Beatriz. Veja 3 recordes de Ayrton Senna que foram superados por Michael Schumacher. Disponível em: <https://www.torcedores.com/noticias/2024/06/veja-3-recordes-de-ayrton-senna-que-foram-superados-por-michael-schumacher#:~:text=Ayrton%20Senna%20x%20Michael%20Schumacher&text=Ainda%20sobre%20pole%20positions%2C%20Ayrton,a%20marca%20do%20piloto%20brasileiro.>. Acesso em: 18 de junho de 2024.