domingo, 25 de novembro de 2018

Erro no Livro "Ayrton Senna, o Herói Revelado"


O jornalista Ernesto Rodrigues em seu livro "Ayrton, o Herói Revelado" passou uma informação errada sobre o tempo de namoro entre Cristine Ferracciu e Ayrton Senna. Ernesto disse no livro que ela namorou Ayrton Senna em 1990 e 1991, mas na verdade o namoro aconteceu por poucos meses em 1991.

Depoimento de Cristine para documentários produzidos pelo próprio Ernesto Rodrigues, também diretor de TV, para canais de TV aberta e fechada, do grupo Globo, ano 2014:

"Volta e meia eu falava dele: 'Aí como ele é bonitinho... Aí como ele é bonitinho... Isso... Aquilo... Aquilo outro....'. Nessa primeira vez (eles se conheceram em abril de 1985) não tive muito o que esconder porque o Ayrton não era ainda assim: O Ayrton Senna. Ele era uma pessoa mais tranquila, não era tão famoso, tão conhecido. Eu nunca, enfim, viajei com ele, nunca nada. Foi um namoro, assim, no Rio de Janeiro. Até que nós terminamos porque eu achava uma coisa muito chata. Na época tinha muito teste de pneu aqui (no Rio de Janeiro - Antigo Autódromo de Jacarepaguá). Então ele vinha para o Rio, lá ía ele para o Autódromo. Eu falava: 'Aí gente ele fica o dia inteiro... É teste de pneu... É carro... É isso, aquilo...'. Eu não tinha muita paciência com aquilo. E aí acabamos terminando e tal. Mas a gente terminava e voltava, terminava e voltava.

Sobre a segunda vez: "Foi um pouquinho antes do Grande Prêmio do Brasil (1991) que ele ganhou em São Paulo e acabamos voltando. E alí sim, eu acho que foi uma coisa mais madura, mais séria.

Vejam o vídeo do depoimento dela:




Cristine namorou Senna no começo de 1985, mas não foi algo sério, não chegou a ser realmente um namoro. Tiveram um affair. Ela explica que Ayrton não era tão famoso. 

Sobre a segunda vez que namoraram, ela conta que o relacionamento começou "um pouquinho antes do Grande Prêmio do Brasil (1991) que ele ganhou em São Paulo". Mas no livro "Ayrton, o herói revelado", do jornalista Ernesto Rodrigues, consta outra informação. "Mais tarde, pelo telefone interno do condomínio (Portogallo, onde Senna morava), Senna mandou chamá-la (ela estava na casa de parentes em Angra). E quando soube que ela estava se separando, comemorou como se tivesse vencido uma aposta.
Ou uma corrida. Ao lembrar o episódio, Cristine disse que resistiu às novas investidas até dois meses depois daquele reencontro, quando, em novo fim de semana em Angra, Ayrton a chamou para um jantar em que os convidados eram Bernie Ecclestone e a mulher, Slavica.

Treze anos depois, Cristine considerou esse jantar, em 1990, o marco de uma relação que durou perto de dois anos e que foi praticamente desconhecida pelos brasileiros." 

A Cristine era casada com um jogador de vôlei e o casamento terminou em 1991 – saiu até na coluna social de um jornal carioca –, logo depois, após a metade desse mesmo ano, ela começou a namorar o Ayrton, e eles só foram vistos juntos em público no final de 91. 




FONTE PESQUISADA

RODRIGUES, Ernesto. Ayrton, o herói revelado. Edição 1. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2004.

Documentário "Ayrton, retratos e memórias". Canal Brasil 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário