terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

O Noivado de Ayrton Senna e Adriane Galisteu




Ayrton Senna, por telefone, falou sobre o noivado deles para Adriane Galisteu

Pouco antes de morrer naquela acidente, Ayrton Senna indicou que pediria Adriane Galisteu em casamento quando se reencontrassem em Portugal, após o Grande Prêmio de San Marino, na Itália. Eles conversaram muito ao telefone na véspera da tragédia, e o piloto deixou explícito nessas conversas, principalmente em uma de suas últimas frases, que pediria a modelo em casamento. Ou seja, ficariam noivos naquele dia (1º de maio de 1994). Aconteceu a tragédia, todo mundo sabe, e os dois jamais se encontraram novamente. A família do Ayrton era contra o casamento deles, esse noivado, como todos também sabem, não queriam nem mais os dois juntos, por isso fizeram todas aquelas armações para separar o casal. 

Então aqui nesse artigo postarei o que saiu na imprensa em geral e em livros biográficos sobre o noivado deles. O que se sabe sobre isso até agora:

A conversa reveladora

“Tenho muito a lhe dizer. A lhe propor. A lhe oferecer - prosseguiu. - Devo estar aí às 20h30, por aí. Quero passar a noite em claro. Vamos conversar até o amanhecer. Quero convencê-la de que sou, disparado, o melhor homem de sua vida.” – Ayrton Senna para Adriane Galisteu pouco antes do acidente fatal. (Livro Caminho das Borboletas)

Esse importante dialogo não deixa qualquer sombra de dúvida quanto as intenções do Ayrton naquele fim de semana. 

A família não queria de jeito nenhum esse casamento. O biógrafo de Ayrton, Richard Williams, autor do livro "The Death of Ayrton Senna", escreveu um artigo para o The Guardian onde afirmou que o irmão do piloto de Fórmula 1, Leonardo Senna, foi enviado pela família para impedir esse casamento:


A estátua em Ímola que retrata uma figura pensativa me parece bastante apropriada já que surgiram evidencias de sua confusão mental em 1 de maio de 1994. Ele estava profundamente insatisfeito com seu carro, o que era conhecido por todos. Mas só muito mais tarde se tornaria claro que a morte de Roland Ratzenberger 24 horas antes, precedido por um acidente espetacular envolvendo seu compatriota Rubens Barrichello, levou-o a uma reflexão séria sobre a aposentadoria, agravando um estado de espírito já escurecido por conversas encolerizadas contra seu irmão, Leonardo, que tinha sido enviado do Brasil pela família para dissuadi-lo de se casar com Adriane Galisteu, sua namorada de 14 meses.

A seguir outras publicações falando sobre o noivado:

Sua última namorada, Adriane Galisteu, teve permissão, concedida a poucas, de freqüentar a fazenda da família em Tatuí, além de Angra, é claro!
Adriane abandonou a carreira para acompanhar o piloto pelas pistas do mundo e, depois de um ano e meio de namoro, Senna começou, finalmente, a falar em casamento e filhos. Discreto como sempre, dizia que não seria logo, nem muito longe. O que se sabe é que pretendia assumir noivado com Adriane depois do GP de Imola. Leia mais. (Revista In Foco, Ano 1, Nº 2)


Duas pessoas em paz com o mundo e com eles mesmos - Ayrton Senna com seu último amor Adriane Galisteu, ao pôr do sol na fazenda chamada Tatuí. Era um de seus lugares favoritos. Amigos estão convencidos de que eles teriam se casado após a temporada Européia em 1994.  (Livro The Life of Senna)


(Folha de Hoje, 07 de maio de 1994)



Sobre a fortuna de Ayrton Senna

A família de Ayrton Senna ainda não tem uma posição definida em relação a um possível desdobramento da reivindicação da modelo Marcella Praddo quanto à paternidade de sua filha Victoria, de oito meses. Mas Leonardo Senna da Silva está certo que seu irmão não é o pai da menina, afirmando que, se fosse verdade, a modelo teria reivindicado o reconhecimento há mais tempo. Mas se isso viesse a se confirmar, num exame de sangue, Victória teria direito a toda a fortuna do piloto, se ele não deixou testamento. Nessa hipótese (se ele tivesse deixado um testamento - ele não deixou), ela ficaria com 50 por cento. Se nada disso for provado, os únicos herdeiros de Senna são seus pais Neyde e Milton.

Por outro lado, a família e amigos de Adriane Galisteu estão convictos de que Ayrton Senna oficializaria o noivado com a modelo logo após o GP de San Marino. Esse noivado estava sendo recomendado pelo pastar da Igreja Evangélica Renascer, Sabatini Lalli, sogro de Viviane, irmão de Senna.






(O Estado de São Paulo, 04 de maio de 1994)

A família escolheu Sabatini Lalli por ser muito amigo de Senna e quem aconselhou o piloto a se casar com Adriane Galisteu.

*Foi noticiado na época por um programa de rádio do Rio de Janeiro que foi encontrado no autódromo de Ímola, junto aos pertences do piloto falecido, um anel (ou alianças) de noivado. Assim sendo, provavelmente Leonardo Senna, irmão de Ayrton, deu um sumiço nos objetos... até porque serviria como prova para um possível processo da Adriane Galisteu reivindicando a herança (isso na cabeça da família de Ayrton)

*A família de Ayrton pegou ódio mortal da modelo, já que a mesma era de classe social inferior da deles - pobre, ou seja, para eles Adriane era um péssimo partido para Ayrton, então eles não queriam o noivado, muito menos o casamento dos dois. Coloram, assim, após o acidente, Xuxa no lugar de Adriane, no funeral do piloto, para que não descobrissem o noivado - as intenções de Ayrton para com Adriane. E para que ela não tivesse direito a nada da fortuna do campeão.










FONTES PESQUISADAS

FOLHA DE HOJE - Williams admite que o carro teve problema. Folha de Hoje, 07 de Maio de 1994, Esportes, página 26.

FAMÍLIA recebe a visita de Xuxa. O Estado de São Paulo, São Paulo, 04 de mai. 1994, Esportes, p. 36.

GALISTEU, Adriane. Caminho das Borboletas. Edição 1. São Paulo: Editora Caras S.A., novembro de 1994. 

WILLIAMS, Richard. Ayrton Senna: the gladiatorial virtuoso who still sets the standard. Disponível em: <http://www.theguardian.com/sport/blog/2014/apr/30/ayrton-senna-death-formula-one-20-years>. Acesso em: 01 de outubro 2014.

CABALLERO, Cassia; TOLEDO, Márcia; BRAUN, Daniela Louise. Vida do Ídolo. Revista In Foco, São Paulo, nº 2, ano 1, p.30, Editora Escala, 1994.

RUBYTHON, Tom. The Life of Senna. 1º Edição Sofback. London: BusinessF1 Books, 2004.

O ESTADO DE SÃO PAULO - Família recebe a visita de Xuxa. O Estado de São Paulo, São Paulo, 04 de mai. 1994, Esportes, p. 36.





Nenhum comentário:

Postar um comentário