quarta-feira, 30 de julho de 2014

O Dia Que Senna Barbarizou em Hocknheim

GP de número 89 – GP da Alemanha: Hockenheim, 30 de Julho de 1989


Condição Climática


Prost (2º) e Senna (1º) no pódio


Por Lemyr Martins

Ayrton Senna chegou a Hockenheim muito alegre. Até soava estranho aquele bom humor para o piloto que não havia terminado as últimas quatro corridas, permitindo a Alain Prost uma recuperação excepcional na briga pelo título. Foi um dos fins de semana mais dramáticos da vida do piloto.

Sabia que aquele nono grande prêmio da temporada seria decisivo na luta pelo título mundial. E não foi preciso muito tempo para o apreensivo campeão perceber que iria encontrar, mais uma vez, várias pedras pelo caminho. Uma literal, pois logo depois de conseguir a 36ª pole position da carreira seu McLaren número 1 foi atingido em cheio no radiador por uma pedra que espirrou no meio da pista. O estrago obrigou a equipe a trabalhar a noite inteira preparando o carro reserva. No domingo, ao lado de Ayrton, estava o líder do campeonato, Alain Prost. Iria começar mais uma guerra.

Na largada, Gerhard Berger (Ferrari) pulou na frente, surpreendendo a dupla da McLaren. A surpresa durou pouco. Ainda na primeira volta, Senna recuperou a liderança e seguiu livrando cada vez mais tempo sobre Prost. A corrida parecia tranqüila, ainda mais que o francês demorou quase 15 segundos para trocar pneus na 18ª das 45 voltas.

O pit stop do brasileiro foi angustiante. Uma catástrofe: perdeu intermináveis 23 segundos no boxe, porque um dos mecânicos simplesmente não tinha certeza de ter apertado corretamente a roda traseira esquerda do carro e teve de refazer a operação. “Tentei manter a frieza naquela hora”, recordou o campeão, “mas achei que a corrida tinha acabado para mim.”

Perdido por perdido, Senna arriscou tudo. Mantinha-se atrás de Prost e tentava a aproximação. Na 29ª volta, a diferença entre eles era de quase cinco segundos. “Além de tudo, o Alain estava com a sorte de pegar os retardatários nas retas, enquanto eu pegava a maioria em pontos de difícil ultrapassagem”, diria o vencedor depois da prova. Mesmo com trafego, Ayrton ia cravando e repicando o recorde de melhor volta atrás de melhor volta. Pouco a pouco, a diferença ia caindo. Senna estava barbarizando em Hocknheim.



“Esta  pista tem uma característica que me fascina, por ser a única com dois momentos diferentes. O primeiro está nas longas retas que rasgam a floresta escura, solitária. Um matagal denso de onde se vê o final da pista como um pontinho no infinito. Quando se vence esse funil, a gente entra na parte do estádio. Um trecho cercado pelo colorido das arquibancadas e percebe-se o calor do público.”

O objetivo era acelerar ou acelerar. Alcançar Prost e tentar desestabilizar a concentração do francês. Estavam a dez voltas, a diferença era só de um segundo. Prost também não estava brincando. Faltando três voltas, os pilotos estavam tão iguais, que ambos fizeram a volta mais rápida da corrida, iguais até nos milésimos, cravando 1min45s923. De repente, na penúltima volta, Senna passou Prost como quem vai às pitangas.



“Fiquei sem a sexta marcha”, argumentou Prost na conferência de imprensa depois da prova. Mas Ayrton tinha outra versão: “Acho que ele errou a troca de marcha”, me confidenciou baixinho.

“A vitória não muda muito o rumo das coisas”, avisou Senna, “Tenho muita luta pela frente, o Prost ainda tem a vantagem de 17 pontos.”

No pódio, Senna nem olhou para Prost. Deu a mão para Nigel Mansell, terceiro, recusou-se a abrir o champanhe e saiu discretamente da festa. O banho, ele tinha dado na pista.


Mas concluiu num desabafo: “Acho que tudo de ruim que tinha de acontecer já aconteceu. Graças a Deus, acabou a fase de azar”.


ASSISTA:

Fantástico 1989 Vitória de Ayrton Senna no GP da Alemanha de F1



Trecho do Livro Ayrton Senna Estrela de Lemyr Martins



****************************************************

Grid:

1)Ayrton Senna(BRA)McLaren/Honda-1m42s300
2)Alain Prost(FRA)McLaren/Honda-1m43s306
3)Nigel Mansell(ING)Ferrari-1m44s020
4)Gerhard Berger(AUT)Ferrari-1m44s467
5)Riccardo Patrese(ITA)Williams/Renault-1m44s511
6)Thierry Boutsen(BEL)Williams/Renault-1m44s702
7)Alessandro Nannini(ITA)Benetton/Ford-1m45s033
8)Nélson Piquet(BRA)Lotus/Judd-1m45s475
9)Emanuelle Pirro(ITA)Benetton/Ford-1m45s845
10)Jean Alesi(FRA)Tyrrell/Ford-1m46s888
11)Olivier Grouillard(FRA)Ligier/Ford-1m46s893
12)Martin Brundle(ING)Brabham/Judd-1m47s216
13)Pierluigi Martini(ITA)Minardi/Ford-1m47s380
14)Mauricio Gugelmin(BRA)March/Judd-1m47s387
15)Philippe Alliot(FRA)Lola/Lamborghini-1m47s486
16)Stefano Modena(ITA)Brabham/Judd-1m47s511
17)Derek Warwick(ING)Arrows/Ford-1m47s533
18)Satoru Nakajima(JAP)Lotus/Judd-1m47s663
19)Jonatham Palmer(ING)Tyrrell/Ford-1m47s676
20)Alex Caffi(ITA)Scuderia Itália/Ford-1m47s679
21)Andrea de Cesaris(ITA)Scuderia Itália/Ford-1m47s879
22)Ivan Capelli(ITA)March/Judd-1m48s078
23)René Arnoux(FRA)Ligier/Ford-1m48s266
24)Stefan Johanson(SUE)Onyx/Ford-1m48s348
25)Eddie Cheever(EUA)Arrows/Ford-1m48s396
26)Michele Alboreto(ITA)Lola/Lamborghini-1m48s670

Classificação Final - 45 voltas:

1) Ayrton Senna(BRA)McLaren/Honda-1h21m43s302 (9 pontos)
2) Alain Prost(FRA)McLaren/Honda-a 18s151 (6 pontos)
3) Nigel Mansell(ING)Ferrari-a 1m23s254 (4 pontos)
4) Riccardo Patrese(ITA)Williams/Renault-a 1 volta (3 pontos)
5) Nélson Piquet(BRA)Lotus/Judd-a 1 volta (2 pontos)
6) Derek Warwick(ING)Arrows/Ford-a 1 volta (1 ponto)
7) Andrea de Cesaris(ITA)Scuderia Itália/Ford-a 1 volta
8) Martin Brundle(ING)Brabham/Judd-a 1 volta
9) Pierluigi Martini(ITA)Minardi/Ford-a 1 volta
10) Jean Alesi(FRA)Tyrrell/Ford-a 2 voltas
11) René Arnoux(FRA)Ligier/Ford-a 3 voltas
12) Eddie Cheever(EUA)Arrows/Ford-a 5 voltas

Melhor Volta: Ayrton Senna(BRA)McLaren/Honda-1m45s884

****************************************************




FONTE PESQUISADA

MARTINS, Lemyr. Uma estrela chamada Ayrton Senna. 1º edição. São Paulo: Editora Panda, 2001.


GP da Alemanha de 1989. Disponível em: <http://www.gpexpert.com.br/2010/04/oi-pessoal-como-de-costume-sexta-feira.html>. Acesso em: 30 de julho 2014.


FOTOS AYRTON SENNA GP ALEMANHA 1989 - GRAND PRIX GERMANY 1989 - IMAGENS - PHOTOS - PICTURES - IMAGES


Ingresso do GP da Alemanha de 1989

















Nenhum comentário:

Postar um comentário