Prost (2º) e Senna (1º) no pódio
Por Lemyr Martins
Ayrton Senna chegou a
Hockenheim muito alegre. Até soava estranho aquele bom humor para o piloto que
não havia terminado as últimas quatro corridas, permitindo a Alain Prost uma recuperação
excepcional na briga pelo título. Foi um dos fins de semana mais dramáticos da
vida do piloto.
Sabia que aquele nono grande
prêmio da temporada seria decisivo na luta pelo título mundial. E não foi
preciso muito tempo para o apreensivo campeão perceber que iria encontrar, mais
uma vez, várias pedras pelo caminho. Uma literal, pois logo depois de conseguir
a 36ª pole position da carreira seu McLaren número 1 foi atingido em cheio no
radiador por uma pedra que espirrou no meio da pista. O estrago obrigou a
equipe a trabalhar a noite inteira preparando o carro reserva. No domingo, ao
lado de Ayrton, estava o líder do campeonato, Alain Prost. Iria começar mais
uma guerra.
Na largada, Gerhard Berger
(Ferrari) pulou na frente, surpreendendo a dupla da McLaren. A surpresa durou
pouco. Ainda na primeira volta, Senna recuperou a liderança e seguiu livrando
cada vez mais tempo sobre Prost. A corrida parecia tranqüila, ainda mais que o
francês demorou quase 15 segundos para trocar pneus na 18ª das 45 voltas.
O pit stop do brasileiro foi angustiante. Uma catástrofe: perdeu
intermináveis 23 segundos no boxe, porque um dos mecânicos simplesmente não
tinha certeza de ter apertado corretamente a roda traseira esquerda do carro e
teve de refazer a operação. “Tentei
manter a frieza naquela hora”, recordou o campeão, “mas achei que a corrida tinha acabado para mim.”
Perdido por perdido, Senna
arriscou tudo. Mantinha-se atrás de Prost e tentava a aproximação. Na 29ª
volta, a diferença entre eles era de quase cinco segundos. “Além de tudo, o Alain estava com a sorte de pegar os retardatários
nas retas, enquanto eu pegava a maioria em pontos de difícil ultrapassagem”,
diria o vencedor depois da prova. Mesmo com trafego, Ayrton ia cravando e
repicando o recorde de melhor volta atrás de melhor volta. Pouco a pouco, a
diferença ia caindo. Senna estava barbarizando em Hocknheim.
“Esta pista tem
uma característica que me fascina, por ser a única com dois momentos
diferentes. O primeiro está nas longas retas que rasgam a floresta escura,
solitária. Um matagal denso de onde se vê o final da pista como um pontinho no
infinito. Quando se vence esse funil, a gente entra na parte do estádio. Um
trecho cercado pelo colorido das arquibancadas e percebe-se o calor do público.”
O objetivo era acelerar ou
acelerar. Alcançar Prost e tentar desestabilizar a concentração do francês.
Estavam a dez voltas, a diferença era só de um segundo. Prost também não estava brincando. Faltando três voltas, os pilotos
estavam tão iguais, que ambos fizeram a volta mais rápida da corrida, iguais
até nos milésimos, cravando 1min45s923. De repente, na penúltima volta, Senna
passou Prost como quem vai às pitangas.
“Fiquei sem a sexta marcha”, argumentou Prost na conferência de
imprensa depois da prova. Mas Ayrton tinha outra versão: “Acho que ele errou a troca de marcha”, me confidenciou baixinho.
“A vitória não muda muito o rumo das
coisas”, avisou Senna, “Tenho muita luta pela frente, o Prost ainda
tem a vantagem de 17 pontos.”
No pódio, Senna
nem olhou para Prost. Deu a mão para Nigel Mansell, terceiro, recusou-se a
abrir o champanhe e saiu discretamente da festa. O banho, ele tinha dado na
pista.
Mas concluiu num
desabafo: “Acho que tudo de ruim que
tinha de acontecer já aconteceu. Graças a Deus, acabou a fase de azar”.
ASSISTA:
Fantástico 1989 Vitória de Ayrton Senna no GP da
Alemanha de F1
Trecho do Livro Ayrton Senna Estrela de Lemyr Martins
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Grid:
1)Ayrton Senna(BRA)McLaren/Honda-1m42s300
2)Alain Prost(FRA)McLaren/Honda-1m43s306
3)Nigel Mansell(ING)Ferrari-1m44s020
4)Gerhard Berger(AUT)Ferrari-1m44s467
5)Riccardo Patrese(ITA)Williams/Renault-1m44s511
6)Thierry Boutsen(BEL)Williams/Renault-1m44s702
7)Alessandro Nannini(ITA)Benetton/Ford-1m45s033
8)Nélson Piquet(BRA)Lotus/Judd-1m45s475
9)Emanuelle Pirro(ITA)Benetton/Ford-1m45s845
10)Jean Alesi(FRA)Tyrrell/Ford-1m46s888
11)Olivier Grouillard(FRA)Ligier/Ford-1m46s893
12)Martin Brundle(ING)Brabham/Judd-1m47s216
13)Pierluigi Martini(ITA)Minardi/Ford-1m47s380
14)Mauricio Gugelmin(BRA)March/Judd-1m47s387
15)Philippe Alliot(FRA)Lola/Lamborghini-1m47s486
16)Stefano Modena(ITA)Brabham/Judd-1m47s511
17)Derek Warwick(ING)Arrows/Ford-1m47s533
18)Satoru Nakajima(JAP)Lotus/Judd-1m47s663
19)Jonatham Palmer(ING)Tyrrell/Ford-1m47s676
20)Alex Caffi(ITA)Scuderia Itália/Ford-1m47s679
21)Andrea de Cesaris(ITA)Scuderia Itália/Ford-1m47s879
22)Ivan Capelli(ITA)March/Judd-1m48s078
23)René Arnoux(FRA)Ligier/Ford-1m48s266
24)Stefan Johanson(SUE)Onyx/Ford-1m48s348
25)Eddie Cheever(EUA)Arrows/Ford-1m48s396
26)Michele Alboreto(ITA)Lola/Lamborghini-1m48s670
Classificação Final - 45 voltas:
1) Ayrton Senna(BRA)McLaren/Honda-1h21m43s302 (9 pontos)
2) Alain Prost(FRA)McLaren/Honda-a 18s151 (6 pontos)
3) Nigel Mansell(ING)Ferrari-a 1m23s254 (4 pontos)
4) Riccardo Patrese(ITA)Williams/Renault-a 1 volta (3 pontos)
5) Nélson Piquet(BRA)Lotus/Judd-a 1 volta (2 pontos)
6) Derek Warwick(ING)Arrows/Ford-a 1 volta (1 ponto)
7) Andrea de Cesaris(ITA)Scuderia Itália/Ford-a 1 volta
8) Martin Brundle(ING)Brabham/Judd-a 1 volta
9) Pierluigi Martini(ITA)Minardi/Ford-a 1 volta
10) Jean Alesi(FRA)Tyrrell/Ford-a 2 voltas
11) René Arnoux(FRA)Ligier/Ford-a 3 voltas
12) Eddie Cheever(EUA)Arrows/Ford-a 5 voltas
Melhor Volta: Ayrton Senna(BRA)McLaren/Honda-1m45s884
1)Ayrton Senna(BRA)McLaren/Honda-1m42s300
2)Alain Prost(FRA)McLaren/Honda-1m43s306
3)Nigel Mansell(ING)Ferrari-1m44s020
4)Gerhard Berger(AUT)Ferrari-1m44s467
5)Riccardo Patrese(ITA)Williams/Renault-1m44s511
6)Thierry Boutsen(BEL)Williams/Renault-1m44s702
7)Alessandro Nannini(ITA)Benetton/Ford-1m45s033
8)Nélson Piquet(BRA)Lotus/Judd-1m45s475
9)Emanuelle Pirro(ITA)Benetton/Ford-1m45s845
10)Jean Alesi(FRA)Tyrrell/Ford-1m46s888
11)Olivier Grouillard(FRA)Ligier/Ford-1m46s893
12)Martin Brundle(ING)Brabham/Judd-1m47s216
13)Pierluigi Martini(ITA)Minardi/Ford-1m47s380
14)Mauricio Gugelmin(BRA)March/Judd-1m47s387
15)Philippe Alliot(FRA)Lola/Lamborghini-1m47s486
16)Stefano Modena(ITA)Brabham/Judd-1m47s511
17)Derek Warwick(ING)Arrows/Ford-1m47s533
18)Satoru Nakajima(JAP)Lotus/Judd-1m47s663
19)Jonatham Palmer(ING)Tyrrell/Ford-1m47s676
20)Alex Caffi(ITA)Scuderia Itália/Ford-1m47s679
21)Andrea de Cesaris(ITA)Scuderia Itália/Ford-1m47s879
22)Ivan Capelli(ITA)March/Judd-1m48s078
23)René Arnoux(FRA)Ligier/Ford-1m48s266
24)Stefan Johanson(SUE)Onyx/Ford-1m48s348
25)Eddie Cheever(EUA)Arrows/Ford-1m48s396
26)Michele Alboreto(ITA)Lola/Lamborghini-1m48s670
Classificação Final - 45 voltas:
1) Ayrton Senna(BRA)McLaren/Honda-1h21m43s302 (9 pontos)
2) Alain Prost(FRA)McLaren/Honda-a 18s151 (6 pontos)
3) Nigel Mansell(ING)Ferrari-a 1m23s254 (4 pontos)
4) Riccardo Patrese(ITA)Williams/Renault-a 1 volta (3 pontos)
5) Nélson Piquet(BRA)Lotus/Judd-a 1 volta (2 pontos)
6) Derek Warwick(ING)Arrows/Ford-a 1 volta (1 ponto)
7) Andrea de Cesaris(ITA)Scuderia Itália/Ford-a 1 volta
8) Martin Brundle(ING)Brabham/Judd-a 1 volta
9) Pierluigi Martini(ITA)Minardi/Ford-a 1 volta
10) Jean Alesi(FRA)Tyrrell/Ford-a 2 voltas
11) René Arnoux(FRA)Ligier/Ford-a 3 voltas
12) Eddie Cheever(EUA)Arrows/Ford-a 5 voltas
Melhor Volta: Ayrton Senna(BRA)McLaren/Honda-1m45s884
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FONTE PESQUISADA
MARTINS, Lemyr.
Uma estrela chamada Ayrton Senna. 1º
edição. São Paulo: Editora Panda, 2001.
GP da Alemanha de 1989. Disponível em: <http://www.gpexpert.com.br/2010/04/oi-pessoal-como-de-costume-sexta-feira.html>.
Acesso em: 30 de julho 2014.
FOTOS AYRTON SENNA GP ALEMANHA 1989 - GRAND PRIX GERMANY 1989 - IMAGENS - PHOTOS - PICTURES - IMAGES
Ingresso do GP da Alemanha de 1989
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