quinta-feira, 21 de março de 2013

TOP 5: As melhores corridas da carreira de Ayrton Senna

21/3/2013 1h28 - São Paulo

FoxSports.com.br elegeu cinco momentos, de muitos, que transformaram o piloto brasileiro em uma lenda. Hoje ele faria 53 anos

O piloto brasileiro Ayrton Senna completaria 53 anos, nesta quinta-feira (21) (Getty Images)

No dia 21 de março de 2013, Ayrton Senna completaria 53 anos. O piloto, que morreu há mais de 18 anos, não foi ídolo apenas para os brasileiros. Tricampeão mundial, Senna teve corridas memoráveis durante os dez anos de carreira na Fórmula 1, como a primeira vitória no Brasil conquistada com apenas uma marcha nas últimas voltas, ou as quatro ultrapassagens na primeira volta em Donington Park, em 1993. O FoxSports.com.br elegeu as cinco melhores corridas de um dos maiores ídolos brasileiro do esporte.



Pode chover

Em seu primeiro ano na Fórmula 1, Senna corria pela equipe Toleman, considerada uma equipe pequena, com um carro não muito competitivo. Porém, foi embaixo de uma forte chuva em Mônaco que Ayrton Senna começou a ter destaque na F1.


O brasileiro largou na 13ª posição no GP de Mônaco e, sob forte chuva, começou a ultrapassar os outros competidores até chegar a segunda colocação, ficando atrás apenas de Alain Prost. A cada volta, o brasileiro tirava três segundos por volta em relação ao líder da prova, quando decidiram cancelar a corrida na 31ª volta (de um total de 76), devido a forte chuva e constantes pedidos de Alain Prost. Mesmo sem a vitória, Mônaco foi o palco do primeiro pódio dos 81 da carreira de Ayrton Senna.
Quanto mais, melhor

Em sua primeira temporada na McLaren, em 1988, Senna também conquistou seu primeiro campeonato mundial. Na largada, Senna era pole, mas não conseguiu sair do grid por problemas no motor, caindo para o 14° lugar. Para reagir, o piloto brasileiro manteve o pé na embreagem e o motor voltou a funcionar, graças a descidas do circuito japonês. Após voltar a corrida, Senna ultrapassou todos os 13 pilotos que estavam à sua frente, inclusive o colega Alain Prost, que estava na liderança, e garantiu o campeonato mundial.
É necessária uma marcha para vencer em casa

Em 1991, Senna já tinha dois títulos mundiais (1988 e 1990), mas ainda não havia vencido em casa. E a vitória chegou, mas não veio fácil. Já com a McLaren, o brasileiro largou na pole position e manteve a liderança por quase toda a corrida. Porém, a sete voltas do final, o câmbio da McLaren pifou e Senna ficou apenas com a sexta marcha.


Com muito esforço, o brasileiro venceu a corrida no Brasil, mas estava tão esgotado fisicamente após a última volta que teve espasmos musculares. Apesar da dor, Senna fez questão de levantar o troféu de sua primeira vitória em casa. Após a vitória, o piloto brasileiro declarou que teve outra ajuda para ganhar a corrida: “Terminei essa corrida sem a ajuda de mais nada. Nem de meu carro, nem de meu físico. Foi Deus quem me deu a conquista”.
A incrível primeira volta

Em Donington Park, Senna marcou sua carreira apenas na primeira volta. Com a chuva e a névoa cobrindo a pista naquele domingo de Páscoa, Senna estava em quarto lugar, mas largou mal e caiu mais uma posição. Porém, Prost, Hill, Michael Schumacher e Karl Wendlinger, que estavam em sua frente, não esperavam que seriam ultrapassados em apenas uma volta.


Após as incríveis ultrapassagens, o brasileiro teve problemas nos pits, enfrentou a mudança climática, com a pista variando seca para a chuva forte, mas manteve a primeira colocação garantida na primeira volta.
Vitória no Brasil e invasão

Dois anos depois de conquistar a primeira vitória em seu país, Senna subiria ao lugar mais alto do pódio outra vez. O rival Alain Prost, que estava na Williams, largou na pole e liderou a corrida por 29 voltas, enquanto Senna ficou no 4° lugar.A situação mudou quando a chuva caiu em São Paulo.


Sem os pneus adequados, Prost perdeu o controle do carro no final da reta dos boxes e bateu na Minardi de Christian Fittipaldi, fazendo com que os dois saíssem da corrida. Hill, também da Williams, ficou na primeira posição, mas algumas voltas depois, Senna conseguiu ultrapassá-lo, para a alegria da torcida brasileira que, no final da corrida, invadiu a pista para comemorar junto com o ídolo.



FONTE PESQUISADA

TOP 5: As melhores corridas da carreira de Ayrton Senna. Disponível em: <http://www.foxsports.com.br/blogs/view/92952-top-5-as-melhores-corridas-da-carreira-de-ayrton-senna>. Acesso em: 18 de fevereiro 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário