quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ayrton Senna não queria correr em Imola 1994

Se Ayrton Senna seguisse Emerson e Lauda...




Não são lindas esta McLaren e esta Ferrari de 1974? Eu respondo: são. Ponto! Não tem discussão. Emerson Fittipaldi teve um duelo incrível naquele ano contra as Ferrari de Niki Lauda e Clay Regazzoni, a Tyrrell de Jody Scheckter e a Lotus de Ronnie Peterson. Tempos bons aqueles. No final, o Rato levou a melhor, conquistando o bicampeonato.
Mas o que tem a ver o Emerson e o Lauda com Ayrton Senna? Tem a ver com o item número 12 do post sobre os motivos que levaram ao acidente fatal da sétima volta do GP de San Marino de 1994:
12 Senna não queria correr no domingo, mas foi obrigado pela FIA, sob ameaça de punição severa.
Estava conversando com meu filho, que curte pacas de automobilismo, no sábado passado sobre o filme Rush, previsto para estrear em setembro ou outubro, contando o duelo de Lauda e James Hunt na temporada de 1976. Naquela decisão, o Lauda, renascido após o acidente de Nürburgring, se recusou a continuar na corrida final, em Monte Fuji, no Japão, porque a pista estava encharcada. O austríaco foi contra a realização da prova naquelas condições. Mesmo assim, deram a largada. Lauda então deu uma volta bem devagarinho, estacionou sua Ferrari no box e foi embora, abrindo caminho para o título de Hunt.
Um ano antes, na Espanha, o Emerson, sempre preocupado com a segurança, alertou para as péssimas condições do circuito de Montjuic, com guard-rails amarrados com arame e outras barbaridades piores. O Rato ameaçou não correu, mas foi obrigado pela FISA (FIA da época) a largar. O que fez o Emerson então? O mesmo que Lauda. Deu uma volta bem devagar pela pista e abandonou a corrida. Na volta 26, o aerofólio do carro do alemão Rolf Stommeler se soltou, o guard-rail e a cerca de proteção não seguraram e a Lola voou para a arquibancada, matando cinco pessoas.
Lauda e Emerson estavam certos. Senna poderia ter feito o mesmo quando foi ameaçado em Ímola pelos dirigentes da FIA. Mas o "poderia" e o "se" não mudam a vida nem trazem alguém de volta.


FONTE: http://wp.clicrbs.com.br

____________________________________________________________________________________________

"F1 de Merda." Emerson Fittipaldi chorando quando soube da Morte de Senna. 

                            Na foto ele está dando dicas para o novato no começo de sua carreira na F3.



Emerson passou pela mesma pressão da FIA para correr em uma pista que ele julgava que estava muito perigosa. Ele largou. Deu uma volta devagar e encostou seu F1, abandonando a corrida na ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário