domingo, 16 de junho de 2013

Acidente de Ayrton Senna no México 1991

GP do México: Hermanos Rodriguez, 16 de junho de 1991

                              

“Foram minutos de terror. Preso entre as ferragens do McLaren de cabeça pra baixo, sentia pânico só de lembrar que a gasolina derramada nas minhas costas poderia pegar fogo. Eu estava espremido, não havia espaço para me mexer e tinha dificuldade para respirar. Foi um esforço enorme tirar o volante (que é descartável) e desatar os cintos, para sair debaixo do carro como um tatu sai da toca.”

Ayrton Senna ofegava enquanto relatava o episódio do acidente ocorrido no GP do México. Revivia os momentos de tensão, contado em detalhes cada manobra feita antes da violenta capotagem.

“Eu entrei rapidíssimo na curva Peraltada. O McLaren tocou numa ondulação da pista e descolou do chão exatamente no instante em que eu reduzia da sexta para a quinta marcha e só tinha a mão esquerda no volante. Perdi o controle do carro e voei, rodei e capotei.”

No México, mais uma vez, o resultado mostrou o quanto Senna estava certo sobre a superioridade da dupla da Williams, Nigel Mansell e Riccardo Patrese. O acidente de sexta-feira impediu Senna de brigar pela pole position, e ele se deu por muito satisfeito em chegar a terceiro no grid. Na corrida, repetiu-se no pódio a ordem de largada: Patrese, Mansell e Senna.

Ayrton terminou na terceira posição, com fortes dores nas costas e distensão num músculo pelo violento esforço que teve de fazer para levar o carro até o final. Estava cada vez mais convencido de que a Honda precisava desenvolver uma versão melhor do motor para fazer frente ao Renault Williams.

De qualquer forma, o terceiro lugar no México foi um resultado excelente para o brasileiro porque aqueles quatro pontos ali conquistados eram importantíssimos para o campeonato. Especialmente porque Ayrton ainda se recuperava do acidente que teve na semana anterior ao grande prêmio, quando andava de jet ski na praia de sua casa em Angra dos Reis. A brincadeira custou ao piloto dez pontos na cabeça, e o corte, mesmo com bandagens especiais, abriu e sangrou na capotagem nos treinos e na corrida, por causa do atrito do capacete causado pelas ondulações da pista do Autódromo Hermanos Rodriguez.



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