Ayrton Senna sobre o VW Gol: “Este carro não me agradou em
Nada!”
Ayrton Senna foi um herói nacional. O herói que trouxe
lembranças, alegrias, orgulho, e tantas emoções para o povo Brasileiro! Ayrton
Senna não podia estar errado não é mesmo? E o que Senna tinha a falar sobre os
carros brasileiros em 1984 quando foi convidado pela revista Quatro Rodas a
testar 12 modelos brasileiros?
“Os carros brasileiros podem ser comparados aos Europeus”
(Ayrton Senna)
No geral Senna ficou surpreendido com o resultado e a
evolução dos carros brasileiros em 1984. Mas é claro que nem todos os carros
foram elogiados por Senna. De todos os carros testados, o pior mesmo foi o Gol!
Sim, é verdade que Senna testou o Gol de primeira geração, mas muito desse gol
ainda está presente até mesmo no Gol G5, como é o caso da parte traseira da
plataforma, e toda suspensão traseira. Sim, a plataforma dianteira do Gol G5 é
PQ24, a mesma de Polo e Fox, mas é igual apenas até o banco do motorista.
Toda a parte traseira é igual ao Gol G2, G3, e G4, que por sinal é apenas uma
modificação muito gambiarra do Gol G1, onde apenas o tanque de combustível foi
colocado em baixo do banco traseiro para acomodar o estepe em posição
horizontal. Isso explica o péssimo resultado do Gol G5 no Crash Test do
LatinNcap (leia
mais aqui)
A verdade é que o Gol nunca foi grande coisa, e era um carro
apertado de 2 portas, sem espaço nenhum para os passageiros, sem espaço para a
cabeça e pernas de quem sentava atrás, duro e desconfortável, sem espaço nenhum
no porta malas, mas que tinha um motor bom e acima dos concorrentes. Pior de
tudo, Gol era um absurdo tão grande, que era um carro compacto de motor
longitudinal. Uma configuração em desuso desde o final dos anos 60! Mesmo a
segunda geração não era grande coisa. Continuava apertada, com péssimo
aproveitamento de espaço, continuava duro, e de volante e banco de motorista
deslocados. A segunda geração demorou quase 15 anos para conseguir um
coeficiente aerodinâmico que os concorrentes já conseguiam em 1983 e
1984! O motor transversal a VW só foi conseguir alcançar
a concorrência depois de mais de 30 anos de atraso.
Realmente Ayrton Senna estava certo! ”Este
carro não me agradou em Nada!”
Os brasileiros deveriam ter dado ouvido ao Senna. Uma pena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário