segunda-feira, 29 de julho de 2013

Ayrton Senna e o VW Gol



Ayrton Senna sobre o VW Gol: “Este carro não me agradou em Nada!”
Ayrton Senna foi um herói nacional. O herói que trouxe lembranças, alegrias, orgulho, e tantas emoções para o povo Brasileiro! Ayrton Senna não podia estar errado não é mesmo? E o que Senna tinha a falar sobre os carros brasileiros em 1984 quando foi convidado pela revista Quatro Rodas a testar 12 modelos brasileiros?
“Os carros brasileiros podem ser comparados aos Europeus” (Ayrton Senna)
No geral Senna ficou surpreendido com o resultado e a evolução dos carros brasileiros em 1984. Mas é claro que nem todos os carros foram elogiados por Senna. De todos os carros testados, o pior mesmo foi o Gol! Sim, é verdade que Senna testou o Gol de primeira geração, mas muito desse gol ainda está presente até mesmo no Gol G5, como é o caso da parte traseira da plataforma, e toda suspensão traseira. Sim, a plataforma dianteira do Gol G5 é  PQ24, a mesma de Polo e Fox, mas é igual apenas até o banco do motorista. Toda a parte traseira é igual ao Gol G2, G3, e G4, que por sinal é apenas uma modificação muito gambiarra do Gol G1, onde apenas o tanque de combustível foi colocado em baixo do banco traseiro para acomodar o estepe em posição horizontal. Isso explica o péssimo resultado do Gol G5 no Crash Test do LatinNcap (leia mais aqui)
A verdade é que o Gol nunca foi grande coisa, e era um carro apertado de 2 portas, sem espaço nenhum para os passageiros, sem espaço para a cabeça e pernas de quem sentava atrás, duro e desconfortável, sem espaço nenhum no porta malas, mas que tinha um motor bom e acima dos concorrentes. Pior de tudo, Gol era um absurdo tão grande, que era um carro compacto de motor longitudinal. Uma configuração em desuso desde o final dos anos 60! Mesmo a segunda geração não era grande coisa. Continuava apertada, com péssimo aproveitamento de espaço, continuava duro, e de volante e banco de motorista deslocados. A segunda geração demorou quase 15 anos para conseguir um coeficiente aerodinâmico que os concorrentes já conseguiam em 1983 e 1984!  O motor transversal a VW só foi conseguir alcançar a concorrência depois de mais de 30 anos de atraso.
Realmente Ayrton Senna estava certo!  ”Este carro não me agradou em Nada!”
Os brasileiros deveriam ter dado ouvido ao Senna. Uma pena!







Nenhum comentário:

Postar um comentário