domingo, 14 de julho de 2013

Fotos Ayrton Senna Com Legendas

Além da disputa dentro das pistas, havia também o jogo de declarações dos pilotos, que apimentava a disputa na F1.

Em 1992, Ayrton Senna tinha poucas esperanças de ser campeão. “A Williams ainda está muito melhor do que a McLaren”, disse o tricampeão.

A declaração, no entanto, não convenceu Nigel Mansell. “Senna está blefando. O carro dele está tão veloz quanto o meu”, rebateu o campeão daquela temporada.




Senna foi uma grande inspiração para a Seleção Brasileira de Futebol, tetracampeã em 1994. 

Capitão do time vencedor, Dunga relembra a importância do tricampeão: 

“Lembro-me que várias vezes acordei cedo na concentração para assistir às corridas de F1 e torcer pelo Ayrton. Isso, sem dúvida, aumentava a nossa garra e a vontade de vencer a Copa, o que acabou acontecendo.”





Michael Duregon, de Adelaide, na Austrália, guarda com carinho uma camiseta assinada por Ayrton Senna em 1990.

A camiseta continha a frase “Regra nº 1: nunca jogue chicken com Senna”, fazendo referência a um jogo (chicken) no qual dois pilotos dirigem na direção um do outro. Se um não desviar, os dois batem.

“A camiseta foi criada depois de Senna vencer o campeonato no Japão, onde ele bateu com Prost na primeira volta”, explica Michael, que tem o item emoldurado em sua casa.





No dia 10 de julho de 1982, Ayrton Senna encarava mais um desafio na Fórmula Ford 2000, desta vez no autódromo Castle Combe, na Inglaterra.

Na ocasião, Senna defendia a liderança do campeonato pilotando pela equipe Van Diemen e tinha como desafio o fato de nunca ter competido no circuito.

Como era de costume, Senna se adaptou ao traçado rapidamente, largou na pole position, fez a volta mais rápida da corrida e venceu a disputa!











Ayrton Senna venceu três vezes o GP da Alemanha, no circuito de Hockenheim.

Sua primeira vitória, em 1988, foi perfeita. Sob fina chuva, ele largou da pole position e se manteve na ponta até o fim.

Em seus outros dois triunfos em solo alemão (89 e 90) , Senna também largou da primeira colocação!




Ayrton Senna tinha paixão por motocicletas. Nas ruas de Monte Carlo, era comum vê-lo guiando uma Scooter para se deslocar de um compromisso a outro.

No periodo de férias, Senna também cuidava com carinho de suas motos, incluindo um modelo da italiana Ducati.




No dia 5 de julho de 1987, Ayrton Senna perdeu a chance de subir ao pódio no GP da França, em Paul Ricard.

A bordo da Lotus, ele largou em terceiro lugar, porém uma quebra no final da corrida fez com que o futuro campeão terminasse em quarto.





Senna brincou com seu primeiro kart, feito pelo pai, seu Milton, até os nove anos de idade, quando ele ganhou um kart oficial.

Uma de suas primeiras provas com o novo “brinquedo” foi em Campinas (SP). Na ocasião, ele largou da pole position e enfrentou 30 kartistas, todos mais velhos que ele.

Na 35ª das 40 voltas, Senna deu um susto no pai, que apenas viu uma intensa poeira subindo onde estava o filho.

“Quando cheguei perto, ele estava de pé, sacudindo a poeira e olhando feio para o garoto que o tirou da pista”, relembra seu Milton.












“Talvez Senna esteja no box ao lado, assinando contrato com a Ferrari. Senna pode até estar em casa, descansando, mas que seu futuro é a Ferrari ninguém duvida.”

Essa frase foi publicada pelo jornal "O Diário Catarinense", em junho de 1991, com a foto do carro do tricampeão nos boxes, junto com seu capacete.

“A McLaren que trate de fabricar um campeão logo, ou então vai amargar anos de derrotas sem Senna”, dizia a publicação.

Você consegue imaginar Ayrton Senna na Ferrari?







Quando competia nas categorias de acesso à Fórmula 1, Ayrton Senna não tinha adversários no circuito de Silverstone. 

A hegemonia do tricampeão era tanta que os ingleses apelidaram o circuito de "Silvastone” em referência a seu sobrenome.

Depois que chegou à F1, Senna venceu em Silverstone mais uma vez, em 1988.






A dedicação e o pensamento estratégico de Ayrton Senna iam muito além das corridas.

Atento a todos os detalhes, ele dava sugestões de fornecedores de motores, pneus e outros componentes dos carros.

Essa percepção apurada foi o que o motivou a trocar a Lotus pela McLaren, no final de 1987. Ele sabia que, com os motores Honda, teria mais chances de brigar pelo título.






Torcedores de todo o mundo vibravam com Ayrton Senna!

Esta imagem, tirada no GP do Brasil de 1989, mostra a torcida do tricampeão, que chegava cedo ao autódromo para garantir o melhor lugar na arquibancada!

Você já prestou alguma homenagem a Senna no autódromo?






"Senna era maior, não apenas porque era melhor do que os outros mas também porque tinha grande carisma." (Niki Lauda, tricampeão mundial de F1)






A 50ª pole position de Ayrton Senna na McLaren foi inesquecível!

No GP da Espanha de 1990, o tricampeão ganhou um bolo e fez uma grande festa com toda a equipe para comemorar a conquista!






O GP de San Marino de 1993 foi o cenário de uma das fotos mais lembradas pelo fotógrafo Keith Sutton. 

Na imagem, Senna aparece guiando sua McLaren MP4/8 no limite, passando, inclusive, por cima da zebra.

“Eu tive essa foto emoldurada em meu escritório por muitos anos. É uma lembrança de um campeão de verdade e de uma lenda da F1 que, felizmente, tive o prazer de chamar de amigo”, relembra Keith.






O MP4/4, carro com o qual Ayrton Senna conquistou seu primeiro título mundial em 1988, voltou às pistas nesta semana, no circuito de Silverstone.

Ex-pilotos da McLaren participaram da gravação de uma TV inglesa, com modelos da equipe. Damon Hill e David Coulthard conduziram o histórico carro de Senna pelo traçado.

Além do MP4/4, estiveram presentes na gravação o M23, utilizado entre 1973 e 1977 por Emerson Fittipaldi e James Hunt, e o MP4/13, com o qual Mika Häkkinen foi campeão.






A estreia de Ayrton Senna na Fórmula 1 foi em terras brasileiras, no Autódromo de Jacarepaguá, em 1984. 

Competindo pela equipe Toleman, o brasileiro abandonou a disputa na oitava volta, por conta de um problema no turbo do carro. 

Apenas oito pilotos terminaram aquela prova, vencida pelo francês Alain Prost.






A segunda imagem inesquecível do fotógrafo Keith Sutton é de 1991 e foi tirada na Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps.

“Esta é uma de minhas fotos mais icônicas. Havia uma salinha com uma pequena janela que dava para o pódio. Enquanto os pilotos estavam no pódio, me pendurei nessa janela e tirei uma foto de Senna”, explica Keith.

“Ele se virou para mim e começou a me jogar champanhe. Naquele momento, percebi que esta seria uma foto especial. Ela virou uma das favoritas de Ayrton também.”






Keith Sutton, proprietário da Sutton Images, foi amigo e fotógrafo pessoal de Ayrton Senna. Ambos se conheceram quando iniciavam suas carreiras.

Para a fanpage oficial do tricampeão, o fotógrafo – que trabalhou com Senna de 1981 a 1983 – selecionou, de todas as suas fotos, três imagens que são suas preferidas do piloto.

Nesta primeira, tirada em 1982, Keith e Senna estão na Dinamarca. “Esta foto foi tirada logo depois de Ayrton vencer o campeonato de Fórmula Ford 2000. No avião, voltando para casa, ele me perguntou se eu queria ser seu fotógrafo pessoal na F1", relembra Keith.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário