segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Minha última conversa com Ayrton Senna



Artigo de Carlos Castellá 
Maio de 2012

TRADUÇÃO LIVRE DO ESPANHOL

1989 foi um ano importante na minha vida, porque pela primeira vez eu podia cobrir uma boa parte do Campeonato Mundial de Formula 1, fazendo transmissões RTVE em Catalão-Catalunha. Ter uma passagem de TV foi, e eu suponho que é ainda, a melhor coisa a circular livremente pela paddock.

Meu companheiro era Toni Burón e naquele tempo o nosso trabalho limitou-se a transmitir a corrida e nada mais. Nem a classificação, ou antes ou relatórios para o noticiário e entrevistas pós-corrida. Era tudo tão simples que nem sequer tivemos o produtor de que fizemos tudo sozinhos.

Era uma maneira conveniente para trabalhar embora um pouco frustrante para todos os potenciais coisas que poderiam ser feitas e que até anos mais tarde não entendia televisão espanhola que eram úteis e necessárias para completar as informações e para saber mais do seu investimento, tendo mais horários de transmissão para o mesmo preço. Mas, no distante 1989 não foi, cobriu o registro da carreira de radiodifusão em pedaços, com conexões para outros esportes, por isso o nosso trabalho era viajar na sexta-feira e passar sábado andando pela paddock, tentando obter alguma notícia e ir para ver os carros na pista.

Eu não tenho certeza de onde ele estava, mas eu acho que deveria ser no Paul Ricard, onde havia se mudado de carro de Barcelona e, portanto, devemos ter mais tempo, onde tivemos um encontro surpreendente. Passando perto da hospitalidade, da McLaren, que na época era simplesmente um "jardineiro" ao lado de uma caixa de caminhão, Senna e Prost estavam na porta. Ambos foram devidamente vestido com o macacão de vôo, como eles estavam em um ato de relações públicas puras, hospitalidade frente de sua imprensa e convidados na esperança de que nós estávamos indo para lá para cumprimentá-los e fazer fotos.

Então, se aproximou calmamente (naquele tempo não havia ninguém), e com um aceno de cabeça para Toni eu apontei isso para falar com Prost, enquanto eu fazia o mesmo com Senna. Eu me aproximei e me apresentei como brasileiro Carlos Castellpara, comentarista de televisão na Espanha. Minha surpresa foi grande quando eu olhava para ele, seus olhos e seu sorriso iluminou e eu disse, com a voz lenta e fraca: "Eu me lembro de você, desde o tempo de karting, muito tempo sem ver!"

Eu estava atordoado e não sabia o que dizer, porque eu não estava preparado para essa resposta, mas depois de um momento de pausa reagiu e falou sobre os bons velhos tempos. Ele era muito espetacular Grand Prix, com o acidente múltiplo na primeira curva, que explodiu para Gugelmin, a estreia de Jean Alesi, Senna abandono no início ea vitória de Prost horas depois de anunciar que estava deixando a McLaren. Muita coisa aconteceu em um fim de semana.

Ao voltar para casa após o Grand Prix mentalmente e fisicamente colocar em ordem todos os eventos e, relembrando a história de Senna pensei que seria uma boa idéia para tirar uma foto de mim que tinha feito no kart para me dedicar a próxima vez que nos vimos. Havia muitas pessoas que tinham fotos dele no kart e na Espanha só se deve ser de três ou quatro de nós que estavam agindo como jornalistas naqueles campeonatos. Nós concordamos em três Mundo: Estoril, Nivelles e Parma.

Embora eu não sou um fotógrafo, em Nivelles e Parma tinha máquina, então eu olhei um par de tiros que foram bem, enviou-os para uma impressão de tamanho confortável tanto e agora que eu fiz o mesmo com um de Prost, que pode um dia aparecer aqui.E essas imagens fizeram parte da minha bagagem durante anos, e eu nunca encontrei o momento certo para pedir-lhe para assinar. Se foi porque quando eu tive que jogar não tinha em (que é o que aconteceu com mais frequência), ou porque em locais e horários específicos de interrupção não era adequado para os atos profissionais pessoais. Então, foram muitos tropeços essas fotos como parte de minha bagagem.

Quando cerca de um ano atrás eu vi o filme sobre sua vida no cinema, eu deixei bastante desapontado com o negócio que deu a mesma ao culto Prost e excessiva dele, mas depois disse que precisava vê-la com mais calma para fazer um julgamento. E alguns dias atrás eu vi no Canal + e havia uma série de coisas que me fizeram pensar.

Uma delas é a cena em que que o melhor rival que já havia enfrentado era um motorista de kart chamado Terry Fullerton. Eu estava no Estoril, quando realizou um duelo memorável em uma das eliminatórias, terminou com um toque entre eles, que finalmente acabou custando-lhes o título! Mas, para além desta história, que me faz refletir que o que ele diz está sendo executado em karting por prazer e competição, sem envolver política ou interesse.

Obviamente isso não é verdade, porque em karting eram (e ainda são) e interesses políticos, como em todas as coisas na vida, mas ele era muito jovem e não percebem isso. E, claro, ver o que ele viveu mais tarde, o que poderia ter acontecido no karting foi uma moleza.

Assistindo ao filme uma segunda vez que eu tinha a sensação de que o karting era para ele uma memória muito puro, muito bonito, muito verdadeiro. Ao tomar esta lembrado que olhar para Paul Ricard e seu significado: tudo o que veio de karting estava contente por ele porque havia muito feliz, apesar de algumas características de seu personagem e começou a tornar-se evidente: a sua raiva em Estoril , sua inflexível vontade Nivelles ou sua direção exaltado em desvantagem em Parma, onde ele estava com sua esposa e onde tive a oportunidade de conhecê-la. Sem dúvida, eles foram anos felizes.

Talvez por isso mais tarde, e agora o piloto de Fórmula 1 dedicado, ainda lembrando com carinho esses anos e as pessoas que ele conheceu depois. E eu fazia parte dessas memórias e, como resultado, as vezes eu tive a oportunidade de vê-lo e falar com ele que eu sempre achei relativamente fácil e nunca me deixou com a boca em boca e deu-me sentar. Eu não estou dizendo que me têm deferência especial ou lanternas marca me disse que me coisas que os outros não o fazem. Nem um pouco. Mas eu sempre soube que quando nos cumprimentamos falava ou sabia quem eu era e foi bom para mim porque eu estava do lado bom de suas memórias.

Em 1993 fui para o Grand Prix e eu estava disposta a ajudar a serviço do Circuit de Catalunya de imprensa em todas as raças que foram organizadas lá.

Um dos trabalhos do departamento estava emitindo comunicados de imprensa com os pontos de vista dos jogadores-chave durante o fim de semana, fizemos uma tarefa entre vários de modo que não estamos escapar nenhum piloto. As equipes não comunicaram tão cheio emitida (e vazia) e agora foram-se cada departamentos de imprensa responsáveis ​​por esse circuito.

Fazendo um pouco de memória memórias dessas experiências eu cansei de esperar por Alain Prost terminou sua entrevista com Patrick Faure, vice-presidente e chefe de motores da Renault, sentaram-se no pontão da Williams-Renault e eu fiquei à espera de a poucos metros, participou de uma reunião mundial aquecida de um piloto italiano de 125 cc para escolher o pneu para a corrida em que todos se sentiam (um pouco mais e me perguntar a minha opinião também) e Sete Gibernau me perguntou muito educadamente deixá-lo sozinho alguns minutos para levar a ruptura da cadeia que o obrigou a deixar o dia de sua estréia em 500 cc também lembrar que em nosso ambiente famosillo eu fiz porque eu tenho que arrancar uma declaração ogro ogro que nunca esteve em um paddock (de acordo com aqueles que freqüentaram e falou com conhecimento de causa), terror de jornalistas, assessores de imprensa e membros de sua equipe ... a menos que eles eram australianos: o grande Mick Doohan.

Então, um pouco de experiência, um pouco de prestígio e um pouco porque alguém tinha que, em 1993, a distribuição dos meus colegas caixas atribuídos os dois primeiros, isto é, Williams-Renault e McLaren-Ford. Assim, no Grande Prémio de Espanha 1993 eu tive que recolher a declarações nada mais e nada menos do que Alain Prost, Damon Hill, Ayrton Senna e Michael Andretti. Claro que o trabalho foi menos árduo do que poderia parecer à primeira vista, porque um dos secretários foi responsável por transcrever as declarações da conferência de imprensa oficial, o que era muito provável que o meu quarteto, pelo menos, livre-me de dois ou três de cada vez, o que simplificou bastante meu trabalho.

Quando isso aconteceu, eu estava nos vizinhos do poço para reforçar os meus colegas, mas esta não é a razão para este artigo. O motivo é que durante todo o fim de semana eu estava constantemente swarming os poços de Williams e McLaren, Senna tinha recebido e Jo Ramirez, notou como era difícil entender o Inglês de Michael Andretti e eu acabei de falar com Prost e Hill.

E no dia seguinte, sábado 08 de maio, após a última sessão de qualificação os três primeiros foram para a conferência de imprensa como eram Prost, Hill e Senna, meu trabalho era só para falar com Michael Andretti, que me levou a ficar de guarda na McLaren caixa durante os minutos finais da classificação esperando a minha chance. Quando ele chegou, eu falei com ele e cumprimentou Senna, eu felicitou-o em seu terceiro lugar e perguntou como ele viu a situação. Ele respondeu que "duro, muito difícil, se não chover vai ser difícil", depois que subiu as escadas do palco para chegar logo escritórios da Press.

Depois de "cantar" Michael declarações de um dos secretários que transcreveram, considerei tempo para fazer uma pequena pausa, trazendo-me a uma pequena sala onde tivemos uma mesa, cadeiras, máquina de café e algum outro lanche. Grande erro: Josep Maria Miret, Assessor de Imprensa e Albert Ruidelbás Circuit, vice-chefe do mesmo, estavam guardando a porta para alguém entrar, como Senna era em não querer estar na conferência de imprensa oficial com Alain Prost. Ele pediu para ser deixado sozinho e não ser incomodado até o fim de levá-lo francês para comentar. A porta tinha uma janela que dava para dentro, e sim, lá estava ele, sozinho e perdido em pensamentos.

Eu tive um "lampejo" de imediato e foi voando para o envelope com as fotografias, murmurando baixinho "agora ou nunca, nem agora nem nunca, nem agora nem nunca." Peguei o envelope e eu corri para a porta, ou seja, o que José Maria e Albert estavam guardando, mas também não fez nada para me parar mais, porque eles sabiam que eu sabia Senna.

Quando ele me viu, mas não se incomodou sorriu seu sorriso habitual e cumprimentou-me, por isso, sem perder tempo eu me sentei ao lado dele e lhe mostrou as imagens. Mais uma vez seu rosto se iluminou, ele olhou para ela lenta e disse: "Isto é no mundo Parma, com chassis e motores DAP tal número é". Para minha grande surpresa se lembrou perfeitamente os números de motores e os minutos foram novamente lembrar os bons velhos tempos, falando sobre karting Mundial e que não tinha nenhuma chance de ganhar. Lembramo-nos de que, como um dos protagonistas, como Angelo Parrilla, seu chefe, Mike Wilson, o motorista que ganhou o título e teria continuado se não fosse por falar Jordi Mateu abriu a porta para Senna entrou. Foto Ayrton me assinado e disse adeus.

Deixando Josep Maria e Albert me lançou um olhar busca para colocar o rosto de desculpas, eu disse, "desculpe-me, mas era agora ou nunca." Infelizmente não foi assim. Não vê-lo novamente.


FONTE Revista Historis http://www.revistahistoris.com/2012/05/mi-ultima-conversacion-ayrton-senna/#sthash.iVtv5DZW.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário