quarta-feira, 9 de abril de 2014

Senna: Soco No Irvine Em 93. O Que Realmente Aconteceu

Eddie Irvine fez sua estréia pela Jordan , terminando em 6o ( marcando assim seus primeiros pontos) e , em seguida, foi socado por Ayrton Senna por te-lo ultrapassado durante a corrida. Socado porque Irvine o ultrapassou? É assim que está escrito na wikipedia . Não é bem assim que  eu me lembro do ocorrido. E eu estava lá, bem ali , dentro do container onde tudo aconteceu . E para ser sincera, foi parte culpa minha. Deixe-me contar desde o início. É um pouco longo, mas tenha paciência comigo. Você precisa saber da história toda para entender o que realmente aconteceu.

Senna e Irvine Suzuka 1993

O momento polêmico de Suzuka-1993 Senna se aproxima de Irvine e Hill para dar uma volta

Tudo começou na pista, obviamente , quando Senna chegou no novato Irvine – 5o piloto na Jordan naquele ano – , uma volta à frente . O procedimento comum dita que o retardatário dê passagem ao lider da prova ( se está uma volta à frente , deve ser mais rápido ) . Não para o irlandês, que fazia sua estréia na F1. Senna teve que realmente ultrapassa-lo, uma manobra sempre arriscada e mais ainda nas condições difíceis da pista, chove/para. No vídeo abaixo , da coletiva  pós corrida, você pode ouvir do próprio Ayrton uma explicação calma do que tinha acontecido na corrida e, portanto, o  quanto estava em jogo.


Corrida terminou, coletiva feita, entrevistas em Inglês , Italiano e Português terminadas, eu tinha enviado o meu artigo para o Brasil , minhas colunas para os outros paises , reunião com engenheiros também já feita. Eram umas 18 horas quando entrei no container da McLaren e  - naquele tempo, não havia motorhome nas corridas fora da Europa – comecei a  trocar conversa com o engraçadissimo engenheiro do carro de Ayrton, Giorgio Ascanelli . No monitor de TV, passava um replay da corrida,  e o incidente estava sendo mostrado. Giorgio e eu começamos a brincar sobre o comportamento inconsequente do Irvine. Ayrton apareceu e entrou na brincadeiras . Ele estava muito feliz com a sua vitória para deixar o incidente estragar tudo . Foi ai que eu perdi uma grande oportunidade de manter a minha boca fechada. E disse para Ayrton : ” E você devia tê-lo (Irvine ) visto dizer pra TV que se você fosse mais rápido do que ele deveria tê-lo ultrapassado ” .

Eu mal tinha acabado a frase e Ayrton já se virava e saía porta afora . Nada calmo e nada de brincadeira. Giorgio e eu olhamos um para o outro e saímos correndo atrás. Ayrton passou por todos os containers e entrou no da Jordan. Ele entrou, nós logo atrás dele . Irvine estava sentado em uma mesa conversando com seu engenheiro ; nas proximidades Rubens Barrichello e seu manager Geraldo Rodrigues. Não me lembro de cada palavra dita , mas o diálogo  seguinte é bem próximo da verdade.

Ayrton : “Por que você disse que era mais rápido do que eu? “

Irvine : ” Bem, eu estava , te  passei , né? “

Ayrton : ” Você passou por mim , porque eu tinha problemas de ultrapassar o Damon”

Irvine. “Não importa , eu estava mais rápido e passei você “

Ayrton : ” Mais rápido ? Eu estava uma volta na frente!!! ” Vozes estão aumentando dramaticamente aqui. “Eu perdi mais de 15 segundos! Voce poderia ter destruído todo o trabalho de um fim de semana inteiro , uma corrida difícil “

Irvine : ” E daí?. Se você fosse mais rápido você deveria ter me ultrapassado ” Agora, realmente em tom arrogante, e dando risada.

Ayrton : ” Punch” . Ele foi rápido e não conseguimos segurá-lo . Mas não teve outro soco, pelo menos.

As persianas na janela estavam abertas e, a essas alturas, já tinhamos uma pequena platéia lá fora. Voltamos para o container da McLaren e eu tive mais trabalho a fazer com a imprensa .

Entre este dia e o  GP da Austrália, nos falamos ao telefone. ” Ayrton , eles estão falando sobre uma possivel suspensão ou multas “

” Betise , você estava lá. Ele simplesmente não entendeu a gravidade da situação . Ele estava sendo irresponsável e arrogante “

” Sim , eu sei, e eu senti vontade de socá-lo muito antes que voce. E mais vezes. Mas você não pode fazer isso. Você tem que pedir desculpas. Bater alguém é inaceitável, Ayrton . E você sabe disso “

Agora, observe a Conferência de Imprensa 10 dias mais tarde , antes do GP da Austrália



Como tenho saudades…




FONTE PESQUISADA

ASSUMPÇÃO, Betise. SENNA: SOCO NO IRVINE EM 93. O QUE REALMENTE ACONTECEU. Disponível em: <http://betisesportsworld.net/2014/04/08/senna-soco-no-irvine-em-93-o-que-realmente-aconteceu/>. Acesso em: 09 de abril 2014.


FOTOS SENNA E IRVINE

Em 1994, Senna (Williams-Renault), foi cumprimentar Irvine na Jordan
1994 Ayrton Senna e Eddie Irvine Testes de pré-temporada Estoril, Portugal

Barrichello e Irvine Suzuka 1993

Irvine Suzuka 1993

Barrichello e Irvine Suzuka 1993

Irvine Suzuka 1993







Nenhum comentário:

Postar um comentário