quarta-feira, 16 de julho de 2014

"Guru" Nuno Cobra Lembra de Senna Como "Filho" e Espelho Para Schumi

Após crer que tinha problemas cardíacos, piloto procurou especialista para melhorar condicionamento e acabou sendo o precursor na preparação de corpo e mente na F-1

02/05/2014 07h50 - Atualizado em 02/05/2014 10h22
Por GloboEsporte.com*

Rio de Janeiro

Nuno e Senna trabalharam juntos durante muito tempo na preparação física e espiritual do piloto (Foto: Arquivo pessoal)


James Hunt era fumante e piloto de Fórmula 1 (Foto: Divulgação)

Durante os anos 70, a preparação física não era algo levado muito à risca na Fórmula 1. Era comum até ver alguns pilotos fumando antes dos GPs - bem exemplificado por James Hunt, britânico campeão de 76. Em uma época em que, sem o aparato tecnológico, o esforço exigido levava o corpo humano ao extremo, o cuidado com a boa forma era paradoxalmente ignorado. Entretanto, em 1983,Ayrton Senna começou a mudar essa história. Convencido de que tinha um problema cardíaco devido aos desmaios e à imensa estafa que sentia após as corridas ainda nas categorias de base, decidiu procurar um especialista, pois tinha receio de não conseguir completar as provas mais exigentes na F-1. Consultou-se com Nuno Cobra, para que uma melhor preparação aperfeiçoasse seu desempenho na pista. Deu certo. Muito certo. A condição do tricampeão evoluiu e permitiu façanhas que o tornaram "imortal". Mal sabia ele que estava ali mais um legado, seguido por quase todo o grid atual, e que inspirou o maior nome que surgiu depois dele: Michael Schumacher. Na semana em que completam-se 20 anos do adeus a Ayrton, o GloboEsporte.com conversou com o "guru" Nuno Cobra, que contou que o trabalho realizado com o aluno Senna culminou em uma relação ainda mais especial.

- O trabalho com o Ayrton foi monumental para o meu desenvolvimento, tanto profissional, como pessoal. Criamos uma amizade que ultrapassou a do aluno. Foi algo muito bonito e profundo. Ele passou a ser um filho para mim – relembrou Nuno. 

Confira o bate-papo abaixo:  

GloboEsporte.com: Qual o tamanho da importância pessoal e profissional que o trabalho com o Ayrton teve na sua vida?   

Cobra ressalta evolução pessoal e profissional que teve no trabalho com Senna (Foto: Agência Estado)

Nuno Cobra: Como ele era uma pessoa muito difícil, o crescimento foi ainda maior. No campo pessoal, esta dificuldade me trouxe mais persistência e desenvolveu muito minha capacidade de tolerância. No profissional, ter em mãos uma pessoa tão magra, frágil e fraca me ofereceu a possibilidade de colocar todo o meu método em prática de uma forma exuberante. Ao perceber, logo de início, que ele tinha o talento do "fazer", e seguia de forma absolutamente exata tudo que eu lhe pedia, não apenas no sono, na alimentação e até mesmo na respiração e concentração, vi claramente que tinha em minhas mãos um extraordinário atleta.

Na época, seu método era famoso e controverso, pois pregava que a modificação física passava necessariamente pelo crescimento mental, espiritual e emocional do atleta. Com o Ayrton sendo tão ansioso, metódico e inquieto, como era trabalhar sua mente? Era mais difícil do que o físico?

Este assunto é palpitante e de difícil entendimento ainda hoje. No meu método, uso o corpo como uma impressionante ferramenta para obter a transformação total da pessoa. Não se trabalha a mente pela mente, este trabalho ocorre exatamente no momento que seu corpo consegue realizar façanhas antes jamais sonhadas. O fato de ele ser naquele início de 84 (ano de estreia na F-1) fisicamente muito fraco ofereceu muito mais oportunidade de desenvolver sua mente, de fortalecer suas emoções e de elevar o seu espírito. Como para ele levantar - com a força de seu braço - o seu corpo na barra fixa era absolutamente impossível, quando ele conseguiu, depois de quase um ano de persistente e dedicado trabalho, dar uma "oitava" (exercício difícil e exuberante) nesta mesma barra, foi tocado por algo indescritível. Ele fez do impossível algo muito fácil e neste momento de tal conquista extraordinária e superação jamais sonhada, tudo nele se transformou completamente. 

Em sua temporada de estreia, em 1984, Ayrton Senna teve que lidar com o desgaste físico (Foto: Getty Images)

Ainda que o desgaste daquela época fosse enorme, o Senna foi o precursor na preparação física dos pilotos, já nos anos 80. Por que exatamente ele se interessou pelas atividades? Quais os primeiros pilotos da época a seguirem seu exemplo? 


 Ele foi realmente o precursor desse trabalho na Formula 1, e o piloto que primeiro passou a se interessar demais por isto foi o Schumacher, que tinha no início de sua carreira um quarto repleto de fotos do Ayrton e muitos artigos meus traduzido, segundo ele mesmo. Nuno Cobra

O Ayrton me procurou justamente pela consciência que tinha do organismo muito fraco que possuía. Havia sofrido muito na Fórmula 3, que era uma corrida fraca que durava apenas 25 minutos. Ele me disse, quando nos encontramos na primeira vez, que nem sabia como chegava, fora quando acordava na enfermaria. Então ele tinha muita consciência que com aquele seu organismo tão frágil não conseguiria correr na Fórmula 1, que necessitava ficar correndo por 2 horas. O interessante é o que aquilo que era o seu ponto mais fraco ficou sendo o seu ponto mais forte. Ele foi realmente o precursor desse trabalho na Formula 1, e o piloto que primeiro passou a se interessar demais por isto foi o Schumacher, que tinha no início de sua carreira um quarto repleto de fotos do Ayrton e muitos artigos meus traduzido, segundo ele mesmo. O interessante que quando ficou mais falado o trabalho de outros pilotos, o Ayrton sempre me dizia: olhe Nunão, (como ele dizia) podem querer tentar fazer qualquer coisa, mas ninguém vai conseguir, nem de longe, fazer um trabalho como nosso.

Ayrton foi o precursor da preparação física e mental na Formula 1 (Foto: Agência Estado)

Os desmaios e a estafa física eram comuns para o Senna. Isso se dava apenas pelo esforço maior nos carros de antigamente, e sua fraca preparação inicial, ou porque o Ayrton era tão comprometido que iria até o fim, independentemente das consequências? 

O ano de 84 foi realmente muito difícil para ele. A dificuldade não era devido aos carros que realmente eram completamente diferentes destes de agora - tanto é que no ano passado o Hamilton foi dar umas voltas no famoso McLaren do Ayrton, e já na terceira volta parou dizendo que era por demais difícil dirigir aquele carro tão pesado e que corria demais... Apesar de nossa exigente e científica preparação, ele sofreu demais mesmo. Ele era muito frágil, como disse, e afinal, mágica não existe! Mas, depois, também ficou fácil demais.

"Fazer o Ayrton entender que tinha que correr foi um desafio inimaginável", relata Nuno (Foto: Agência Estado)

É dito que antes de um GP, ele ficava alguns dias sem sexo. Se sim, por que o fazia?

Não é correto. Afinal, ele tinha necessidade de se colocar num estado mais tranquilo e nada melhor que sexo para isto. Estando bem preparado, o sexo só ajuda em qualquer circunstância. É necessário apenas bom senso.

Semana #SennaSempre


Assista:


Nuno Cobra Lembra de Ayrton Senna


FONTE PESQUISADA

"Guru" Nuno Cobra lembra de Senna como "filho" e espelho para Schumi. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/senna-para-sempre/noticia/2014/05/guru-nuno-cobra-lembra-de-senna-como-filho-e-espelho-para-schumi.html#atleta-ayrton-senna>.  Acesso em: 15 de julho 2014.





Nenhum comentário:

Postar um comentário