domingo, 24 de agosto de 2014

Quando Senna Venceu Os Grandes Nomes Da F1 Em Nürburgring EM CONSTRUÇÃO

LEONARDO CONTESINI 1 MAIO, 2014 
FlatOut - flatout.com.br


O grave acidente sofrido por Niki Lauda no traçado Norte de Nürburgring, em 1976, demonstrou que, embora desafiador, as distâncias do circuito eram grandes demais para estabelecer um ambiente seguro para a Fórmula 1. Com a transferência do GP da Alemanha para Hockenheim, Nürburgring tratou de preparar algo para atender os novos padrões de segurança para organizar um Grande Prêmio.

O novo circuito, baseado no antigo “Südschleife”, ficou pronto em 1984 e foi inaugurado com uma corrida promocional da Mercedes-Benz, que estava lançando seu 190E 2.3-16 Cosworth. Seria uma corrida de 12 voltas, com carros idênticos pilotados por um grupo de convidados que incluiu nove campeões da Fórmula 1 – Jack Brabham, Phil Hill, John Surtees, Denny Hulme, Niki Lauda, James Hunt, Jody Scheckter, Alan Jones e Keke Rosberg – além do lendário Stirling Moss, e três jovens e promissores pilotos: Elio de Angelis, Alain Prost e Ayrton Senna – chamado de última hora para substituir Emerson Fittipaldi.


Para a maioria dos pilotos a corrida era apenas um encontro divertido com velhos companheiros, mas para o desconhecido brasileiro de 24 anos, que entrara na Fórmula 1 havia dois meses, a possibilidade de superar grandes nomes do automobilismo em uma corrida com carros idênticos poderia ser uma grande chance de testar a si mesmo e aparecer para o mundo das pistas.

Também foi o primeiro encontro e o primeiro confronto de Senna e Prost. O francês chegaria ao aeroporto de Frankfurt meia hora depois do brasileiro, e por isso ficou combinado que os dois iriam juntos até Nürburg. No caminho eles conversaram e se deram bem, mas Senna se afastou brevemente quando Prost conquistou a pole.

E em uma daquelas situações que o universo conspira a favor de certos acontecimentos, chovia na hora da largada em Nürburg. Senna largou em segundo, e logo despachou Prost com sua típica manobra de ultrapassagem na qual posicionava o carro de forma que o rival causaria um acidente caso não aliviasse a defesa. Prost aliviou (algo que não repetiria em 1989 em Suzuka).


Depois de 12 voltas Senna completava a corrida em primeiro lugar, com 1,38 segundo de vantagem sobre bicampeão Niki Lauda (que ganharia seu terceiro título naquele ano),  e a maior velocidade média, atrás apenas do austríaco.

No pódio Senna estava radiante e dizia “agora sei que posso ganhar”. Sua personalidade metódica certamente lhe colocara um peso imenso nas costas que desapareceu com esta vitória aparentemente simples, mas importante para a auto-estima do Senna.


Seu desempenho na corrida desviou a atenção dos grandes ídolos da época – Lauda, Rosberg e Reutemann – e lhe rendeu até mesmo uma recomendação a Enzo Ferrari, indicada por John Surtees. O inglês escreveu em um bilhete destinado ao comendador:”Para colocar sua equipe em ordem, seria preciso o piloto certo. Você deveria chamar Senna”.

Como se sabe, o convite de Enzo nunca aconteceu. No mês seguinte, Senna voltaria a encantar o mundo sob a chuva do Principado de Mônaco, uma história que todos nós conhecemos bem.


Assista o vídeo

Senna Vence Grandes Nomes da F1 em Nürburgring 1984



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Mercedes-Benz 190E-16

FlatOut - flatout.com.br
DALMO HERNANDES 7 FEVEREIRO, 2014



No fim da década de 1970 a Mercedes competiu nos ralis com seus enormes cupês V8 da Classe SLC. Quando seu novo modelo de entrada, o 190E, foi lançado no começo dos anos 1980, a marca decidiu inscreve-los no mundial de rali, e por isso encomendou à Cosworth um motor com 320 cv para uma versão de corridas. Enquanto o carro era desenvolvido, a Audi apareceu com o Quattro e seu drivetrain com motor turbo e tração integral, fazendo com que o 190E ficasse obsoleto para a competição. Então a Mercedes mudou o foco, e foi da terra para o asfalto do Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM).

Só que para disputar o campeonato, os carros deveriam ser baseados em modelos de rua. Assim, a Mercedes amansou o motor 2.3 16v e o instalou em seu sedã compacto, criando o 190E 2.3-16, de 185 cv e 23,6 mkgf de torque. O modelo estreou no Salão de Frankfurt de 1983, e foi a estrela da corrida inaugural do novo circuito GP de Nürburgring em 1984, quando o novato Ayrton Senna deu um baile na chuva nos maiores nomes da F1 da época. A entrada do 190E 2.3-16 no DTM, levou a BMW a desenvolver uma resposta à sua rival estrelada. Seu nome? BMW M3.

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FONTES PESQUISADAS

CONTESINI, leonardo. Quando Senna venceu os grandes nomes da F1 em Nürburgring. Disponível em: <http://www.flatout.com.br/quando-senna-venceu-os-grandes-nomes-da-f1-em-nurburgring/>. Acesso em: 24 de agosto 2014.

HERNANDES, Dalmo. As melhores séries especiais de homologação já criadas. Disponível em: <http://www.flatout.com.br/melhores-series-especiais-de-homologacao-ja-criadas/>. Acesso em: 24 de agosto 2014.


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