segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Vinte Anos Após Sua Morte, Senna é o Maior Ídolo do Esporte, Diz Datafolha

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
01/05/2014  02h00
Folha de SP - www1.folha.uol.com.br

Neymar?
Meu ídolo se chama SENNA

Nem Pelé nem Neymar.

Para 47% dos paulistanos, o maior ídolo esportivo é o tricampeão de F-1 Ayrton Senna, cuja morte completa hoje 20 anos. É o que aponta pesquisa do Datafolha.

O ídolo internacional, que morreu em um acidente no GP de San Marino, em Imola, supera heróis do esporte de várias gerações.

Além de Pelé (23%) e Neymar (2%), ficou à frente de Ronaldo (2%), Garrincha (2%), Oscar (1%), Zico (1%), Sócrates (1%), Rogério Ceni (1%) e Romário (1%).

Senna destacou-se entre os mais escolarizados (56%) e entre os mais ricos (61%).

A opção pelo piloto foi mais forte também entre aqueles que acompanharam o auge de sua carreira quando eram jovens.



Na faixa dos 35 a 44 anos, 58% dos entrevistados indicaram o piloto, enquanto Pelé teve a preferência de apenas 17% dos paulistanos.

A pesquisa foi realizada com 798 entrevistados, no município de São Paulo, no último dia 7.

popular entre jovens

O piloto foi bem lembrado, inclusive, por jovens, ou seja, gente que não acompanhou as suas provas nas manhãs do domingo.

Entre as pessoas com idade entre 25 e 34 anos, Senna obteve 51%, enquanto Pelé ficou com 19%.

Já na faixa dos 16 aos 24 anos, o piloto (34%) empata, tecnicamente, com o "Rei do Futebol" (31%), já que a margem de erro máxima da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou menos.

É um reflexo da importância do piloto, mas não só.

De acordo com Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, a popularidade de Senna entre os mais jovens pode ser atribuída também à eficiência do trabalho mantido em torno de sua imagem, que inclui campanhas do Instituto Ayrton Senna, homenagens realizadas por parceiros e produtos ligados ao piloto.

Nenhum outro desportista lembrado conseguiu atingir a marca dos dois dígitos na preferência dos pesquisados.

"Senna atingiu um caráter mítico", afirma Paulino. "Contribuiu o fato de ter morrido ainda em atividade, durante uma transmissão ao vivo, no dia 1º de maio."

De acordo com o diretor-geral do Datafolha, trata-se ainda de uma questão geracional: mais gente viu Senna em atividade do que Pelé.

"Na época de Senna, já havia mais transmissões ao vivo do que na era de Pelé, quando a mídia não era assim tão desenvolvida", diz.

O domínio de Senna independente do grau de escolaridade ou da renda familiar mensal dos entrevistados. Supera Pelé em todos os cenários.




FONTE PESQUISADA

Vinte anos após sua morte, Senna é o maior ídolo do esporte, diz Datafolha. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2014/05/1447967-ayrton-senna-e-o-maior-idolo-do-esporte.shtml>. Acesso em: 18 de agosto 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário