domingo, 9 de novembro de 2014

Vinheta de Abertura do GP do Brasil 2014 Homenageia Ayrton Senna


09/11/2014 14h07 - Atualizado em 09/11/2014 14h11
Globo Esporte - globoesporte.globo.com

Abertura da transmissão do GP do Brasil deste domingo recria, com o auxílio da computação gráfica, uma volta classificatória do tricampeão mundial em Interlagos


Presente no calendário da Fórmula 1 desde 1973, o GP do Brasil é uma das etapas mais tradicionais da categoria. Palco de seis decisões de títulos mundiais e de inúmeras disputas históricas, Interlagos também ocupa lugar de destaque no coração dos torcedores brasileiros. Para celebrar a grandiosidade do evento, a TV Globo prepara aberturas especiais para a transmissão da corrida desde 2003. Este ano, a vinheta prestou uma homenagem ao ídolo Ayrton Senna, morto há 20 anos no fatídico GP de San Marino de 1994. O trabalho executado pelo Núcleo Virtual da Arte da Central Globo de Jornalismo e Esporte mobilizou 19 profissionais e consumiu três meses de trabalho. E emocionou os fãs do automobilismo neste domingo antes da largada do GP do Brasil. Confira o resultado no vídeo acima!

- Esse ano a gente não tinha como deixar de fazer o clipe em cima do tema do aniversário de morte do Ayrton Senna,já que está completando 20 anos em 2014. É uma homenagem que estamos fazendo para o nosso grande ídolo do esporte. As pessoas vão curtir rever trechos marcantes da carreira dele - explicou Rodolpho Xavier, que cuidou do roteiro e da coordenação do projeto.

A equipe responsável pela abertura da transmissão optou por explorar um dos pontos mais fortes da carreira de Ayrton Senna. Conhecido como "Rei das Poles", o piloto brasileiro deteve o recorde de melhores voltas em treinos classificatórios até 2006, quando foi superado pelo alemão Michael Schumacher. Entre 1985 e 1994, o tricampeão mundial largou na posição de honra do grid nada menos que 65 vezes.

- Depois que decidimos que seria o Senna, nosso maior desafio foi pensar em como contar trechos da história dele e pouco tempo, já que ele tem uma carreira longa e marcante. Nossa equipe discutiu e, como ele era o "Rei das voltas mágicas", rei da  pole position, pensamos em fazer uma volta dele em Interlagos onde a gente pudesse remeter à momentos importantes da carreira dele. Outro detalhe importante foi voltar ao ano de 1991, quando os boxes e as arquibancadas eram diferentes - disse Mauricio Bastos, que também cuidou do roteiro e da coordenação do trabalho.

O clipe recria uma volta de tomada de tempo de Senna em Interlagos e, em pouco mais de 1m30s, percorre vários momentos inesquecíveis da carreira do saudoso ídolo. Por meio de efeitos de computação gráfica, a abertura resgata, ao longo da volta classificatória, fatos e cenas importantes que marcaram a passagem de Ayrton pela Fórmula 1 e, em especial, a relação do piloto com Interlagos, palco que foi marcante tanto no início de sua carreira nas pistas, ainda no kart, quanto na consagração na categoria máxima do automobilismo.  

- Para iniciar o processo de construção do clipe foi necessário desenhar, quadro a quadro, cada parte da história que pretendemos contar no clipe. Esse material tem nome de "storyboard" e funciona como a nossa espinha dorsal para fazer o vídeo - disse Rodolpho Xavier.

Assista no vídeo abaixo como foi a produção da abertura em homenagem a Ayrton Senna


A decisão de homenagear Ayrton Senna foi unânime entre os envolvidos no projeto. Além de elevar a autoestima dos brasileiros com suas incríveis performances nas pistas, o tricampeão mundial foi protagonista de uma inesquecível vitória em Interlagos, em 1991. Determinado a quebrar o tabu de nunca ter triunfado no próprio país, Senna se manteve na prova mesmo após a McLaren ter apresentado problemas no câmbio. Com o carro travado na sexta marcha, o piloto precisou "queimar" a embreagem para aumentar o giro do motor e, assim, conseguir a vitória. Exausto por causa do esforço sobre-humano, ele mal tinha forças para erguer o troféu no degrau mais alto do pódio.  

- A escultura do Senna ficou perfeita. Isso foi uma grande discussão, inclusive. Pois fazer um personagem que não existe é fácil, mas retratar uma pessoa muito conhecida é complicado, porque o Senna está na memória das pessoas que o assistram, nas fotos, nos vídeos, então tivemos que ser muito fiel a isso até achar que estava perfeito. Outro detalhe importante e desafiador foi achar a expressão e o sorriso dele - disse Mauricio Bastos. 

Equipe da editoria de arte da TV Globo que realizou o clipe em homenagem ao Senna (Foto: Chris Mussi)

Ficha técnica do clipe:

Alexandre Arrabal (direção)          
Rodolpho Xavier (roteiro e coordenação)
Felippe Cavalleiro (roteiro)
Mauricio Bastos (roteiro e coordenação)
Marcio Bukowsky (roteiro e animação)
Alex Paiva (modelagem)
Alexandre Gielman (shading e efeitos)
Emerson Manfrin (animação)
Guilherme Ladeira (rig)
Flavio Segal (crowd)
Marcelo Menezes (shading e composição)
Michel Silva (modelagem, rig e animação)
Marcio Araújo (modelagem)
Everton Rodrigues (modelagem)
Pedro Boffa (modelagem)
Patricia Falabella (produção)
Gustavo Parada (textura)
Leonardo Matsumoto (sound design)
Ricardo Rocha (story board)



FONTE PESQUISADA

Vinheta de abertura do GP do Brasil homenageia Ayrton Senna; assista!. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/11/vinheta-de-abertura-do-gp-do-brasil-homenageia-ayrton-senna-assista.html>. Acesso em: 09 de novembro 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário