sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Maior Rival Diz Que Senna Não Era o Melhor Dos Tempos de Kart

Publicado em 16/01/2015, 13:44 /Atualizado em 16/01/2015, 13:44
ESPN.com.br

DIVULGAÇÃO - TERRY FULLERTON
Cartaz com Ayrton Senna e Terry Fullerton no kart na década de 1970

O documentário "Senna", lançado em 2010, trouxe uma revelação surpreendente do brasileiro tricampeão da Fórmula 1. Em uma entrevista dada em 1993, um ano antes de sua morte no acidente durante o GP de Ímola, Ayrton afirmou que o piloto com quem mais gostou de duelar na pista foi... Terry Fullerton. Quem?

Sim, ele não citou Alain Prost, Nigel Mansell, Nelson Piquet e outros contemporâneos de F-1. O brasileiro lembrou do piloto britânico de kart que o deixava "no chinelo" no final da década de 1970 e que o fez, uma vez, empurrá-lo paradentro da piscina de um hotel por causa de uma derrota.

"Eu teria que voltar para 1978, 1979 e 1980, quando eu estava correndo de kart e era companheiro de equipe de Fullerton. Ele era muito experiente, e eu gostei muito de dirigir com ele, porque ele era rápido, consistente, era para mim um piloto muito completo. Era pilotagem pura, corrida pura. Não existia qualquer política lá, certo? E sem dinheiro envolvido também. Então era corrida pura, e eu tenho isso como uma memória muito boa", afirmou Senna na hoje icônica lembrança.

"Isso abriu para o público o fato de que Senna teve uma vida antes da F-1. E também o fato que ele nem sempre foi considerado o melhor piloto do mundo. Porque quando ele estava no kart, não era. À época era provavelmente eu. Se você fizer um ranking da época, ele estaria provavelmente em quinto ou sexto", garantiu o hoje senhor Terry Fullerton, de 62 anos, em entrevista à agência Reuters.

O piloto nascido em Londres foi o primeiro britânico a conquistar o título mundial de kart, em 1973, e tem orgulho disso até hoje. Afinal, esse sempre foi seu sonho.

"Meu sonho quando eu tinha 13 anos ser ser um piloto profissional de kart. Esse era meu sonho, enquanto para todas as crianças hoje o sonho é estar na Fórmula 1. Quando eu cheguei aos 19 ou 20, me tornei um kartista profissional. Então meu sonho se tornou realidade. Eu amei isso. No final, eu não me conectei com automobilismo. Eu não costumava assistir à F-1, eu só amava o kart", revelou Fullerton.

O britânico explicou na entrevista que conseguia se sustentar no kart durante a adolescência com o salário do pai, um professor de matemática, e lamentou que hoje a situação seja bem diferente, com pilotos gastando 100 mil libras (400 mil reais) para correr uma temporada inteira nos tempos atuais.

"Houve uma grande mudança de fazer isso como algo individual e por diversão para fazer com uma equipe e mais seriamente com todos os dados e outras coisas. As crianças mesmo de nove ou dez anos sabem seus dados e velocidade média. E existem mais pais desesperados. Existem crianças ricas antes, e ainda existem crianças ricas hoje, mas existem mais pessoas desesperadas", analisou.

A propósito: Ayrton Senna foi duas vezes vice-campeão mundial de kart, um título que lhe faltou no currículo e do qual sempre quis conquistar.



FONTE PESQUISADA

Maior rival diz que Senna não era o melhor dos tempos de kart. Disponível em: <http://espn.uol.com.br/noticia/475452_maior-rival-diz-que-senna-nao-era-o-melhor-dos-tempos-de-kart>. Acesso em: 16 de janeiro 2015.


Fullerton hoje



Nenhum comentário:

Postar um comentário