segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Ayrton Senna e a Bicicleta

A relação é antiga entre Ayrton Senna e o ciclismo. Conheça a história e as bikes do ídolo.

Ayrton Senna em 1986 na Inglaterra © Arquivo / Antonio Milena

DATE 1 Maio 2014
AUTHOR Andre T.Piva

Na data em que é lembrado os 20 anos da morte de Ayrton Senna, destaque ao pioneirismo de Senna ao adotar o ciclismo em sua preparação física nos anos 80 comandado por Nuno Cobra, assim como sua visão comercial ao lançar uma linha de produtos com seu nome.

Pioneiro ao adotar o ciclismo em sua preparação física nos anos 80 comandado por Nuno Cobra.

A relação de Ayrton Senna com a bicicleta começou cedo, como toda criança. Registros em vídeo mostramAyrton Senna falando sobre um episódio em que seu pai o ensinou como negociar quando ele comprava uma bike para o filho. Existem também fotografias de Ayrton pedalando, o que fundamentam seu pioneirismo na prática de desportos complementares e exercícios físicos adicionais como preparação física e mental nas corridas de automóveis.

Ayrton Senna é lembrado como herói nacional, em virtude de seu carisma, conquistas e determinação, estampando a bandeira verde-amarelo no lugar mais alto do pódio ao redor do mundo, concedendo certa alegria ao povo brasileiro esmagado pela plena crise econômica e social que assolava o país no início dos anos 90.

Poucos dias antes do acidente, o piloto brasileiro lançou sua linha de bicicletas.

Ayrton Senna encantou o mundo com sua força de vontade para fazer a diferença. O perfeccionismo levou a realizar grandes projetos, dentro e fora das pistas. Poucos dias antes do trágico acidente fatal no circuito de Ímola, Itália em 1994, o piloto brasileiro lançou sua linha de bicicletas, desenvolvidas por mais de um ano em parceria com a marca italiana Carraro Cicli.

Ayrton passeia de bicicleta em Mônaco © http://ayrtonsennavive.blogspot.com.br

O plano era iniciar com quatro modelos: Senna 330, um modelo feminino; Senna 440, uma mountain bike de entrada; a Senna 550, uma mountain bike “full suspension” (com sistema de amortecimento integral); e por fim, o modelo Senna 770, uma mountain bike top de linha projetada para competições que na época era avaliada por US$ 4.500!

Senna supervisionava todos os detalhes, passando por ele toda aprovação tecnológica, assim como as ações de marketing.

O incrível é que Senna supervisionava todos os detalhes dos projetos, passando por ele toda aprovação tecnológica, assim como as ações de marketing. Além das bikes, Senna tinha outros equipamentos licenciados por sua marca, como relógios Tag Heuer e Hublot, motos Ducati, carros Audi e barcos, entre outros, sempre produtos de alto luxo e sofisticação.


Réplica do capacete Bell edição Ayrton Senna© http://www.finallap.net

Na semana que o piloto faleceu, Senna voou para à Alemanha para visitar a fábrica da Carraro Cicli em Ingolstadt, perto de Munique. O brasileiro foi ver de perto as instalações que produziriam as bicicletas da marca Senna. Depois, Senna ainda participou de um lançamento das bikes à imprensa.

Carraro Cicli mostrava seu orgulho e satisfação de fazer parte do projeto de Ayrton Senna.

Num comunicado à imprensa emitido no dia 28 de abril de 1994, em Pádua-Itália, a empresa de bicicletas Carraro Cicli mostrava seu orgulho e satisfação de fazer parte do projeto de Ayrton Senna.

O mais legal das bikes Senna era a garantia de exclusividade. Cada modelo possuia um número de série estampado no quadro como uma garantia de qualidade da marca SENNA, que atestava sua origem feita à mão. 

Após o falecimento do tricampeão mundial de Fórmula 1, o Instituto Senna e aCarraro ainda tentaram dar sequência no projeto das bikes, que não durou muitos meses até a fabricação ser descontinuada. Outros produtos, como as motos Ducati 1199 Panigale S Senna, ainda são vendidos.

Ayrton Senna apresenta sua linha de bikes © Arquivo

O ciclismo está ligado no automobilismo. Alain Prost, Fernando Alonso, Jenson Button; Mark Webber; entre tantos outros pilotos profissionais pedalam.

A verdade é que Senna fez escola. O ciclismo está ligado no automobilismo. O próprio francês Alain Prost, ex-rival de Senna, é um excelente ciclista, já participando de duas edições da Ultramaratona de MTB Cape Epic. Rumores indicam que Prost já deu uma bike à Senna de presente.

Outros nomes como: Fernando Alonso, Jenson Button; Mark Webber; entre tantos outros pilotos profissionais pedalam e muito!

Fernando Alonso © Sutton Images

BIKES
A série de bicicletas concebidas por Ayrton SENNA era composta pelos modelos:

SENNA 330: Uma bicicleta para passeio e “animar e alegrar o tempo livre ", como dizia o informativo. Era uma versão clássica para damas , com um design prático e confortável.

SENNA 440: Desenvolvida com o mesmo cuidado como modelos mais sofisticados, era uma mountain bike de entrada caracterizada pela marca como “tão segura e confiável”.

SENNA 550: Chamada de “a nova geração do MTB”, a full suspension (amortecimento nas rodas: dianteira e traseira), essa bike foi projetada para todos os tipos de terreno, na época, indicada para uso no cross country e downhill.

SENNA 770: Uma verdadeira mountain bike de competição, desenhado com todos detalhes e componentes mais sofisticados da época, como os freios V-brake e transmissão Shimano, suspensão dainteira PACE, selim customizado, guidão com bar-end estilizado, assim como um acabamento fino.

#SENNASEMPRE

Senna 770 © Arquivo





FONTE PESQUISADA

Ayrton Senna e a bicicleta. PIVA, Andre T.. Disponível em: <http://www.redbull.com/br/pt/bike/stories/1331648354392/ayrton-senna-e-a-bicicleta>. Acesso em: 02 de fevereiro 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário