quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Capacete de Senna é Eleito Mais "Icônico" da F1; Veja Lista

Revista inglesa escolhe capacete de Senna como mais icônico da Fórmula 1



"Autosport" elege capacete do ídolo brasileiro como o mais marcante da categoria

Por GloboEsporte.com
Londres

A notícia de que a FIA pretende proibir os pilotos de trocarem a pintura de seus capacetes ao longo da temporada desencadeou uma grande discussão na internet sobre os cascos mais marcantes da história da categoria. Para a conceituada revista inglesa "Autosport", a peça mais icônica de todas é a de Ayrton Senna, criada pelo artista gráfico Sid Mosca.


"O capacete com o inconfundível verde, azul e amarelo da bandeira brasileira é talvez o mais famoso da Fórmula 1", afirma a publicação. O desenho foi criado por Mosca no final dos anos 1970, a pedido de Ayrton. A ideia do artista era exaltar as cores nacionais e criar uma sensação de velocidade, com faixas em verde e azul que saíam da viseira. A pintura logo se tornou um símbolo de Senna e o acompanhou ao longo de sua vitoriosa carreira na F-1.



Entre os outros capacetes incluídos no top 10 da revista, estão os de Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, também criados por Mosca; o casco multicolorido usado por Jacques Villeneuve e com referência ao pai, Gilles Villeneuve, que também aparece na seleção, e o de Nigel Mansell, com homenagem à bandeira do Reino Unido. Confira a lista completa a seguir:

1. Ayrton Senna 

Clássico capacete com cores da bandeira brasileira usado por Ayrton Senna lidera a lista (Foto: Getty Images)


2. Nigel Mansell

O capacete de Nigel Mansell trazia desenho inspirado pela bandeira britânica (Foto: Getty Images)


3. Nelson Piquet

Marcado pela gota desenhada na lateral, o casco de Piquet também foi concebido por Sid Mosca (Foto: Getty Images)


4. Gilles Villeneuve

Com um "V" estilizado, o casco de Gilles Villeneuve foi criado por sua esposa, Joann (Foto: Getty Images)


5. Graham Hill

O capacete preto com detalhes em branco de Graham Hill marcou época na F-1 (Foto: Getty Images)


6. Jacques Villeneuve

Colorido, o casco de Jacques Villeneuve fazia referência ao de seu pai, que havia sido desenhado pela mãe, Joann (Getty)


7. Emerson Fittipaldi

Emerson Fittipaldi foi outro brasileiro a contar com capacete criado por Sid Mosca (Foto: Getty Images)


8. Ronnie Peterson


O capacete do sueco Ronnie Peterson usava as cores da bandeira de seu país, o azul e o amarelo (Foto: Getty Images)


9. Jean Alesi

A combinação de cores de Jean Alesi também fez sucesso na Fórmula 1 (Foto: Getty Images)


10. Jackie Stewart

O capacete de Jackie Stewart tinha desenho de um tartan, tecido típico das vestimentas da Escócia (Foto: Getty Images)



******************************
Capacete de Senna é Eleito Mais "Icônico" da F1; Veja Lista

TERRA - esportes.terra.com.br - 18 FEV2015 - 13h51


Foi-se o tempo em que os pilotos da principal categoria do automobilismo mundial podiam ser reconhecidos ao longo dos tempos pelos seus capacetes. Hoje em dia, é muito comum ver os principais astros da Fórmula 1 trocando de equipamentos a cada temporada ou até mesmo a cada corrida.

Pensando nisto, a conceituada revista Autosport resolveu fazer uma homenagem e eleger os dez capacetes mais icônicos da história da modalidade – ou seja, aqueles que mais representaram a F1 em todos os tempos.  E advinha qual ganhou? Pois bem... O tradicional capacete de Ayrton Senna da Silva. Confira a lista abaixo:

1º - Ayrton Senna Os inconfundíveis amarelo, verde e azul da bandeira brasileira marcaram época na cabeça do tricampeão mundial.
Foto: Pascal Rondeau / Getty Images


2º - Nigel Mansell O branco azul e vermelho da bandeira da Grã-Bretanha também tornaram o campeão de 1992 reconhecível em qualquer parte das pistas.
Foto: Clive Rose / Getty Images


3º - Nelson Piquet O brasileiro, tricampeão mundial de Fórmula 1, usava capacete com a pintura de uma gota de lágrima na lateral.
Foto: Clive Rose / Getty Images


4º - Gilles Villeneuve O estilizado V (em laranja) no fundo preto foi pensado pelo canadense com sua mulher, Joann.
Foto: Mike Powell / Getty Images


5º - Graham Hill Nada foi tão clássico na F1 como o capacete preto e branco do inglês, inspirado nas cores do London Rowing Club.
Foto: Mike Powell / Getty Images


6º - Jacques Villeneuve O filho de Gilles decidiu homenagear o pai, com o tradicional V (mas na lateral do capacete), e a mãe, com a diversidade de cores. Ousado.
Foto: Mike Powell / Getty Images



7º - Emerson Fittipaldi A famosa varredura laranja em fundo preto/azul eternizou o equipamento do brasileiro bicampeão mundial.
Foto: Mike Powell / Getty Images


8º - Ronnie Peterson O simples capacete azul com detalhes em amarelo (em homenagem à bandeira da Suécia) ainda tinha uma espécie de aba acima da viseira. Clássico.
Foto: Mike Powell / Getty Images


9º - Jean Alesi O francês usava equipamento em homenagem a Elio de Angelis, morto após acidente em 1986. O capacete de Alesi tinha fundo branco, com traços em vermelho e preto.
Foto: Mike Powell / Getty Images


10º - Jackie Stewart Foi o britânico, tricampeão mundial, quem idealizou o capacete que cobre toda a cabeça na Fórmula 1. E o equipamento dele era simples, mas muito bonito: todo branco e com uma faixa quadriculada no topo. Lindíssimo.
Foto: Mike Powell / Getty Images


FONTES PESQUISADAS


Revista inglesa escolhe capacete de Senna como mais icônico da Fórmula 1. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2015/02/revista-inglesa-escolhe-capacete-de-senna-como-mais-iconico-da-formula-1.html >. Acesso em: 18 de fevereiro 2015.

Capacete de Senna é eleito mais "icônico" da F1; veja lista. Disponível em: <http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/capacete-de-senna-e-eleito-mais-iconico-da-f1-veja-lista,f15b4b33a4d9b410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html>. Acesso em: 18 de fevereiro 2015.





Nenhum comentário:

Postar um comentário