Fittipaldi e Adriane
Fittipaldi foi mentor e grande amigo de Senna. O bicampeão mundial escreveu o posfácio do livro de Adriane Galisteu
POSFÁCIO LIVRO "CAMINHO
DAS BORBOLETAS" DE ADRIANE GALISTEU
Ele me chamava de
"Emmo" - meu apelido no mundo do automobilismo. Era o seu jeitão meio
tímido de mostrar respeito e afeto por mim. De fato, no mínimo uma década
e vários milhares de quilômetros rodados separaram a minha geração da
dele. Quando Ayrton ainda se sujava com a graxa dos karts, eu já era campeão do
mundo. De algum modo, acredito ter ajudado a inspirá-lo a seguir adiante. Digo
isso sem a menor pretensão, mesmo porque apenas repito o que, certa vez, ele
próprio me disse. Se assim foi, sinto-me orgulhoso de ter participado de uma
carreira tão recheada de pole positions, pódios e vitórias.
Lembro-me de várias
conversas, longas e proveitosas, com Ayrton. Ele, vivendo intensamente a
Fórmula 1; eu, idem, idem, a Indy. Nossas pistas nunca se cruzavam, a não ser
ocasionalmente. Mas nossa amizade vinha de longe. Sinto uma ponta de orgulho ao
me lembrar daquele dia em Zeltweg, antes do GP da Aústria de 1981, quando
peguei pela mão aquele garoto que corria no campeonato europeu de Fórmula Ford,
preliminar da prova de Fórmula 1, e o levei de boxe em boxe. Apresentei-o a um
por um dos grandes chefes de escuderia: Ken Tyrell, Ron Dennis, todos (isso
mesmo: fui eu que apresentei Senna a seu futuro patrão Dennis). Nunca havia
feito o mesmo com nenhum outro jovem piloto brasileiro - muitos deles
igualmente promissores. Mas eu tinha certeza de estar diante de um piloto
excepcional. Apresentei-o assim: "Este é Ayrton Senna. Ele vai ser campeão
do mundo". Conhecendo-me e sabendo do meu estilo reservado, era
compreensível que aqueles senhores da Fórmula 1 fizessem um ar de espanto. Ele,
por sua vez, reagia com um sorriso encabulado.
No GP de Portugal, em
setembro de 1993, tive a felicidade de um convívio de quatro dias com ele, na
casa de nosso amigo Braga. Percebi que Ayrton andava muito tenso, pressionado
pela dúvida que iria mudar sua vida: ir ou não ir para a Williams. Era um
pesadelo na vida dele. Mas, com os amigos, se mostrava sempre tranqüilo e
cordial. Falamos muito sobre isso - concentração, preparação mental,
relaxamento. Busquei-o, dias depois, no Brasil. No jatinho de nosso amigo Gito
Chammas, seguimos para Miami e, de lá, no meu Learjet, para Phoenix, Arizona. A
meu convite, foi testar o carro que meu big boss Roger Penske botou à
disposição dele, para o caso de resolver mudar de turma no automobilismo.
Ayrton testou o carro - o meu carro - ao seu estilo: meticuloso, detalhista.
Parou no boxe e mudou a posição do banco. Virou rapidíssimo. Voltou radiante.
"Gostou?" - perguntei. Ele nem precisava responder: seus olhos
brilhavam como os de um garotinho que acabou de ganhar um presente.
Acho que já é hora de contar
um segredo que guardamos conosco. Mesmo depois de acertar os ponteiros com a
Williams, Ayrton ligou para o Roger para fazer um agradecimento e um pedido.
Sonhava em correr em Indianápolis na temporada de 1994. O calendário da Indy e
o da Fórmula 1 não iam trombar naquela data. Ayrton queria se juntar a Paul
Tracy e a mim na equipe Penske.
Nosso último encontro, cara a
cara, foi em Interlagos, a um ou dois minutos do início do GP do Brasil de
1994. O suficiente para um rápido "Alô, tudo bem?" e um "boa
sorte", de mim para ele. Não a teve, naquela tarde, na pista. Mas eu
sentia que, ao lado de Adriane Galisteu, Ayrton estava tendo sorte na vida.
Havia encontrado sua metade. Sua maturidade como ser humano era visível.
Conseguia, enfim, conciliar trabalho e sentimento.
Não me considero um homem
supersticioso e até estranho, ao reler o parágrafo acima, a repetição da
palavra sorte. Bem, talvez sorte seja, por mais que a reneguemos, um
instrumento indispensável a quem, como Ayrton, como eu, construiu a vida nos
percursos arriscados do asfalto. Sorte é também o que desejo a Adriane, a quem
a vida pregou um susto cruel, mas que ainda tem muito pela frente para superar
a insuperável ausência de seu namorado.
Emerson Fittipaldi
São Paulo, 11-10-94
Senna sendo orientado por Fittipaldi antes de ingressar na Fórmula 1
Fittipaldi passando dicas para Senna quando este fez um teste em sua Penske na Formula Indy em 1992
Senna e Fittipaldi foram amigos por mais de 12 anos
FONTE PESQUISADA
GALISTEU, Adriane. Caminho das
Borboletas. Edição 1. São Paulo: Editora Caras S.A., novembro de 1994.
ALERTA PARA OS INCAUTOS
ResponderExcluirLamentável essa notícia.
Como sou recém-investidor no segmento de leilão judicial de imóvel, coincidentemente constatei na semana passada, verificando uma matrícula de imóvel, de que o imóvel no qual Emerson Fittipaldi mora atualmente irá a leilão em breve.
Trata-se de um apartamento triplex de 730m2 área útil, na região do bairro do Morumbi, em São Paulo, avaliado em R$ 9 milhões.
Emerson Fittipaldi alienou o imóvel a um banco e deixou de pagar as suas prestações.
Somente nesse imóvel a dívida cobrada dele é de R$ 5,9 milhões.
Aproveitei a minha surpresa para verificar se existiam outras execuções contra ele no Tribunal de Justiça de São Paulo.
Pasmem, verifiquei que existiam mais de 33 execuções, na maioria de bancos, que somam aproximadamente R$ 30 milhões, incluíndo a do imóvel em que ele mora, agora já retomado pelo banco credor.
Não façam negocios com ele !
ALTÍSSIMO RISCO !