terça-feira, 3 de março de 2015

Na Infância, Ayrton Senna Foi Fã do Anime Speed Racer



Ayrton era um entusiasmado fã do desenho animado Speed Racer, um jovem piloto de competição, sempre disposto a lutar pelos amigos, pela justiça e para ser o melhor corredor do mundo, ao volante do Mach 5. Um carro construído pelo pai.


Ayrton aos 7 anos em 1967, ano de lançamento do anime. O tricampeão tem coisas em comum com o Speed Racer, protagonista do anime, como por exemplo seu pai – assim como o personagem 
  também construiu seu primeiro carrinho de corrida

Speed Racer – 1967


Speed Racer (''Mach Go Go Go") é o nome de um anime dos anos 60, criado por Tatsuo Yoshida, sobre corridas de automóveis. O piloto Speed Racer (nome dado na adaptação Norte Americana do anime, que nunca diz o nome original Go Mifune) é um jovem e audaz corredor de 18 anos que pilota o carro Mach 5 criado por seu pai (Pops Racer) e que vive diversas aventuras dentro e fora das corridas. Um produto típico dos anos 1960, ele usa um topete de Elvis Presley e suas maiores aventuras lembram a ambientação dos filmes de James Bond.



O desenho é muito conhecido pela sua canção tema e pela ótima trilha sonora que tocava ao fundo e tornava ainda mais emocionantes as corridas em que o piloto Speed participava, sempre repletas de acidentes espetaculares e "golpes sujos" dos participantes. Como seus mais célebres competidores, temos a "Equipe Acrobática" e o "Carro Mamute". As corridas eram em locais inusitados como selvas, desertos e até dentro de um vulcão. O filme "Speed Racer" foi lançado em 9 de maio de 2008 com atores reais, baseados na história original, dirigido pelos "irmãos Wachowski".

    * Speed Racer (Go Mifune) - está sempre disposto a lutar pela justiça e por seus amigos; sonha se tornaro Campeão do Mundo.

    * Corredor X (The Masked Racer) - o corredor mascarado (Racer-X) - na verdade ele é Rex (Kenichi Mifune), o irmão mais velho de Speed. Um certo dia pegou escondido o carro de corrida de Pops Racer e foi disputar uma prova. Mostrou grande audácia e velocidade ao volante, ultrapassou todos corredores e a alguns metros de distância da linha de chegada sofreu um acidente. Pops discutiu com Rex, que não queria que seu filho voltasse às pistas. Furioso, ele fugiu de casa e nunca mais voltou nem deu notícias. Anos mais tarde, reaparece já como o misterioso Corredor X, mas ninguém sabe sua identidade secreta (ele tornou-se agente secreto da Interpol).


    * Gorducho (Kurio Mifune) - o irmão mais novo de Speed com 7 anos de idade. Junto com Zequinha (Chim Chim em inglês e Sanpei em japonês), seu macaco de estimação, está sempre presente nas aventuras, normalmente escondido no porta-malas do Mach 5. Normalmente aparece em situações cômicas, mas também como a "arma secreta" de Speed ajudando-o a se livrar dos apuros, assim como o faz o outro irmão de Speed, o Corredor X.


    * Trixie (Michi Shimura) - é a namorada de Speed (apesar de nunca tê-lo beijado no desenho). Tem 18 anos e faz parte da equipe pilotando o helicóptero que auxilia Speed quando ele se mete em encrencas.


    * Pops Racer (Daisuke Mifune) - pai de Speed, sendo um mecânico muito talentoso e expert na criação de carros. Após ser demitido de uma grande empresa de corridas, resolveu montar seu próprio time e efetivar o seu mais audacioso projeto: a construção do Mach 5.


    * Mamãe Racer (Aya Mifune). Ela raramente aparece no anime ou manga e quando o faz possui diálogos limitados.


    * Sparky (Sabu) - mecânico faz-tudo da equipe, sempre tentando evitar que Speed se dê mal ao tomar decisões precipitadas, tanto dentro como fora das pistas. É um dos melhores amigos de Speed.




O Mach 5: é uma maravilha tecnológica, contendo equipamentos muito úteis. Speed Racer usa facilmente estes apetrechos implantados no carro pressionando os botões marcados de "A" a "G" sobre o volante. Este conceito único de carro é construído sobre um lustroso e branco chassi que tem um grande "M" em seu capô, o logotipo para a empresa familiar Mifune Motors (mudado para Racer Motors na versão americana do anime e filme live action). O carro possui dois lugares e tem sua maior parte interior vermelha. O Carro lembra a Berlineta Ferrari Dino, um modelo da Ferrari equipado com motor V6 central produzido para homenagear a morte de Dino Ferrari, filho de Enzo Ferrari, bem comoo barulho de seu motor remete a semelhanças com a Ferrari V12
O número "5" é brasonado em ambas as portas laterais do carro, servindo também como seu número nas corridas. É o quinto carro construído por Pops e denonimado "Mach" para a série de corridas. Apesar de ser tecnicamente inferior a alguns veículos, tal como o encontro com o Carro Mamute, o Mach 5 tende a ganhar mais corridas devido a habilidade e estratégia de seu piloto.
Ele foi roubado de Speed algumas vezes, uma das quais por Cornpone Blotch que adicionou o mesmo na sua coleção (Speed sempre consegue obtê-lo de volta no final do episódio).


Botões no volante:
    * A - macacos hidráulicos (autojack): originalmente Speed usa para agilizar o pit stop do Mach 5, mas em movimento faz com que o carro seja catapultado e salte obstáculos. Os macacos automáticos existem em carros de Stock car e Formula Indy Cart (Indy Champ Car) e Indy IRL e outras categorias de automobilismo, além de caminhões, mas não é para saltos como na série.
    * B - pneus aderentes/controle de tração (Belt Tire - Traction Control): cinta que recobre os pneus permitindo andar em terrenos irregulares - um ensaio de controle de tração usado atualmente, principalmente utilizado nos carros da Fórmula 1. Na série, Speed utiliza este controle para transferir a potência do motor de seu carro para as rodas dando melhor potência e tração (realmente um "controle de tração").
    * C - serras elétricas (cutter): duas serras que aparecem na frente do carro e cortam qualquer obstáculo.
    * D - escotilha, defesa de balas (defenser): para-brisa à prova de balas, útil também quando o carro está submerso.
    * E - faróis dianteiros (evening eye): faróis super brilhantes.
    * F - periscópio (frogger): equipamento para dirigir embaixo d´água (carga de oxigênio e periscópio), O periscópio do Mach 5 lembra as câmeras on board dos carros de corrida da Fórmula 1.
    * G - gizmo robot: robô mensageiro em forma de pombo que dá a localização exata do Mach 5
    * H - homingunit: joystick entre os assentos do carro que serve para controlar o robô




Curiosidades
    * O Mach 5 de Speed Racer, originalmente um carro japonês, se inspirou em carros da marca italiana Ferrari, em especial a Ferrari Dino, com ruídos que se assemelhavam ao motor italiano.
    * No filme Speed Racer o Mach 6 tem o desing dos atuais carros da Fórmula 1
    * Vários recursos que na época da série eram fantasia no Mach 5 hoje são mais semelhantes à realidade, como os pára-brisas blindados, macaco automático, controle de tração e o joystick entre os bancos que regula o espelho retrovisor externo.
    * O visual do Mach 5 lembra a frente tubarão adotada nos carros de Fórmula 1 desde 1991, além de muitos superesportivos como o McLaren BMW, McLaren Mercedes AMG, Ferrari F40, F50, Enzo.
    * O volante lembra os atuais dos carros de Fórmula 1 onde os pilotos tem o controle de várias funções do carro como Speed o fazia (recurso já disponível em muitos carros de passeio).
    * O Carro Mamute lembra em parte os motorhomes das equipes de Fórmula 1. From Wikipedia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro.



FONTE PESQUISADA

Speed Racer 1967. Disponível em: <http://seriesedesenhos.com/index.php/desenhosantigos/item/169-speed-racer-1967>. Acesso em: 03 de março 2015.


RODRIGUES, Ernesto. Ayrton, o herói revelado. Edição 1. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2004.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário