domingo, 15 de março de 2015

Nasr Consegue Melhor Estreia de um Brasileiro em Toda História da F1

Felipe Nasr

Quinto no GP da Austrália, Nasr consegue melhor estreia de um brasileiro em toda história da F1

Felipe Nasr entrou para a história neste domingo (15) em Melbourne ao conquistar o melhor resultado de um brasileiro estreante na F1. O quinto lugar com a Sauber superou os sétimos lugares que Wilson Fittipaldi obteve no GP da Espanha de 1972 e Chico Serra terminou no GP dos EUA-Oeste em 1981

WARM UP
VICTOR MARTINS, de São Paulo
Grande Prêmio - grandepremio.uol.com.br
15/03/2015 03:35

Felipe Nasr entrou neste domingo (15) para a história do automobilismo brasileiro — e quem diria que isso aconteceria diante de todo o 'caso Van der Garde' que lhe tirou o sono e o sossego. O piloto conseguiu levar a Sauber ao quinto lugar neste domingo na Austrália, conseguindo não só seus primeiros pontos na categoria, mas um resultado histórico.

Trata-se da melhor posição de um brasileiro estreante em toda a história de 65 anos da F1.

Felipe Nasr durante o terceiro treino livre em Melbourne (Foto: Getty Images)

Nasr conseguiu na classificação de sábado a 11ª posição no grid de largada, quase passando ao Q3. Mas logo no domingo pela manhã, soube que ganharia um posto no grid pela ausência de Valtteri Bottas, impedido de correr por conta de suas dores nas costas. Na largada, pulou para a sexta posição e quase se enroscou em um acidente com Pastor Maldonado, que acabou batendo e provocou a entrada do safety-car. Quando veio a bandeira verde, Nasr passou o espanhol Carlos Sainz, da Toro Rosso, e manteve-se em quinto tranquilamente até a parada nos boxes.

Foi ali que Nasr acabou perdendo uma posição pela diferente estratégia de Kimi Räikkönen, que vinha muito mais rápido na pista. Estabelecido em sexto, Felipe conduziu o C34 sem sustos até o fim.

Até então, o melhor desempenho de um brasileiro na sua primeira prova na F1 eram dois: o de Wilson Fittipaldi e Chico Serra, sétimos colocados no GP da Espanha de 1972 e do GP dos EUA-Oeste de 1981, respectivamente. Naquela época, a sétima posição não dava pontos, o que significa dizer que Nasr é o primeiro brasileiro que pontua em sua primeira corrida na categoria.

***************************************************

Felipe Nasr se torna primeiro estreante brasileiro a pontuar na história da F-1

15/03/2015 03h41 - Atualizado em 15/03/2015 04h26

Com impressionante 5º lugar no GP da Austrália deste domingo, brasiliense de 22 anos alcança feito inédito para o automobilismo brasileiro

Por Felipe Siqueira e Marcelo Courrege 
Direto de Melbourne, Austrália
Globo Esporte - globoesporte.globo.com

Bastou apenas uma corrida para Felipe Nasr escrever seu nome na história do automobilismo brasileiro. Com o impressionante 5º lugar com a Sauber no GP da Austrália deste domingo, o brasiliense de 22 anos alcançou o melhor resultado em uma estreia de um piloto do país na F-1, tornando-se também o primeiro brasileiro a pontuar logo em sua primeira prova na carreira.

Felipe Nasr - GP da Austrália (Foto: Divulgaçao)

Ele é o 31º brasileiro a correr na F-1. Dos outros 30 brasileiros, a metade sequer completou a prova. Os motivos foram diversos, desde problemas de motor, câmbio a acidentes. 

Ayrton Senna estreou pela Toleman no GP do Brasil de 1984 no RJ (Foto: Getty Images)

Nem os três grandes campeões brasileiros, Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi, conseguiram essa façanha. Começando na Toleman, Senna teve sua estreia frustrada no GP do Brasil de 1984 logo na oitava volta por um problema no turbo de seu motor. Já Nelson Piquet debutou na F-1 pela modesta Ensign e viu o motor do carro deixa-lo na mão no GP da Alemanha de 1978. Emerson Fittipaldi, por sua vez, completou sua prova de estreia, o GP da Inglaterra de 1970 na 8ª posição, mas na época, apenas os seis primeiros pontuavam.

Dos demais brasileiros vencedores de Grandes Prêmios, Rubens Barrichello teve problemas no câmbio de sua Jordan no GP da África do Sul de 1993; Felipe Massa, de Sauber, foi envolvido no acidente na largada no GP da Austrália de 2002; e José Carlos Pace, de March, foi apenas o 17º no GP da África do Sul de 1972.

Antes do feito de Nasr, os melhores resultados de brasileiros em estreia foram de Wilsinho Fittipaldi (Brabham) e Chico Serra (Copersucar). Wilsinho conseguiu um expressivo 7º lugar no GP da Espanha de 1972, e Serra, em um GP dos EUA de 1981 onde poucos carros completaram, repetiu a dose com a Copersucar. Outros três pilotos terminaram no top 10 antes da F-1 passar a distribuir pontos para os dez primeiros (2010). A bordo de uma Footwork, Ricardo Rosset debutou com um 9º lugar no GP da Austrália de 1996. Pedro Paulo Diniz, por sua vez, começou com um 10º lugar em um tumultuado GP do Brasil de 1995. Teve também o franco-brasileiro Nano da Silva Ramos, que foi oitavo no GP da Holanda de 1995, quando apenas cinco marcavam pontos.


Resultados de estreia dos brasileiros na Fórmula 1 (Foto: GloboEsporte.com)

***************************************************

Melhor estreante do Brasil na história, Nasr se emociona


Terra - esportes.terra.com.br
15 MAR2015 04h12 - atualizado às 04h27

Nem Felipe Nasr esperava começar tão bem sua carreira na Fórmula 1. Neste domingo, o brasiliense foi o quinto colocado do Grande Prêmio da Austrália, com a Sauber, e se emocionou com o resultado, o melhor de um piloto brasileiro estreante na categoria de elite do automobilismo mundial. De acordo com o site Grande Prêmio, os melhores estreantes anteriores eram Wilson Fittipaldi e Chico Serra, sétimo colocados em 1972 e 1981, respectivamente, quando ainda apenas os seis primeiros pontuavam - atualmente são os dez.

Nasr largou em décimo lugar em Melbourne neste domingo e já na primeira volta pulou para a sexta posição. Na relargada da quarta volta após o safety car, ele foi ao quinto posto e se tornou um dos protagonistas da prova. O brasiliense segurou concorrentes de peso como Daniel Ricciardo, da Red Bull, e Kimi Raikkonen, da Ferrari, e teve desempenho praticamente perfeito durante as 58 voltas no Albert Park.

"Nem eu esperava que fosse ser assim, mas estou muito feliz. Não dá para esconder e controlar a emoção ali no final foi difícil, era uma sensação enorme. Essa é para o Brasil e todo o mundo que acreditou. Meus patrocinadores e minha família que trabalharam muito. Essa é uma recompensa para todos nós", disse Nasr à Rede Globo.

O primeiro fim de semana do piloto brasiliense na Fórmula 1 começou de forma bem diferente do que terminou. Com a Sauber envolvida em briga judicial com o piloto holandês Giedo van der Garde, que movia uma ação para ser titular da escuderia, Nasr e o sueco Marcus Ericsson tiveram suas estreias no ano ameaçadas.

Os dois pilotos permaneceram nos boxes durante o primeiro treino livre em Melbourne, na sexta-feira, e só foram liberados pelo time para andar na segunda atividade. Mesmo assim, Nasr se classificou à prova na 11ª colocação, perto de uma vaga no Q3, última fase da tomada de tempos classificatória. Ele iniciou a prova em décimo porque o finlandês Valtteri Bottas, o sexto do grid pela Williams, não correu por causa de uma lesão nas costas.

"É difícil de acreditar, viu. Mas foi um alívio para todo o mundo. O que a gente passou neste fim de semana foi inacreditável. Por sair em quinto hoje, não tinha como ser melhor. Estão todos de parabéns", afirmou Nasr. Seu companheiro de Sauber, Marcus Ericsson foi o oitavo.

***************************************************

FONTE PESQUISADA

MARTINS, Victor. Quinto no GP da Austrália, Nasr consegue melhor estreia de um brasileiro em toda história da F1. Disponível em: <http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/quinto-no-gp-da-australia-nasr-consegue-melhor-estreia-de-um-brasileiro-em-toda-historia-da-f1
>. Acesso em: 15 de março 2015.

SIQUEIRA, Felipe; COURREGE, Marcelo. Felipe Nasr se torna primeiro estreante brasileiro a pontuar na história da F-1. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2015/03/felipe-nasr-se-torna-primeiro-brasileiro-pontuar-em-sua-estreia-na-formula-1.html>. Acesso em: 15 de março 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário