Terça-feira, 21/04/2015 às
13:22 por Rafael Lopes
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21 de abril de 1985. Há 30
anos, este poderia ser um dia marcado pela tristeza da morte do presidente
Tancredo Neves ou por ser só mais um feriado de Tiradentes. Mas, para o automobilismo
brasileiro, foi mais do que isso. A data entrou para a história com a primeira
vitória de um gênio na Fórmula 1. Debaixo de chuva, Ayrton Senna aniquilou a
concorrência no circuito do Estoril e triunfou no GP de Portugal.
Só que a temporada não
começou bem. Após se destacar na Toleman e ser contratado pela Lotus para 1985,
ele abandonou a primeira corrida com problemas elétricos. Justamente o GP do
Brasil, em Jacarepaguá. A segunda prova foi em Portugal, onde conquistou a
primeira de suas 65 poles da carreira.
Só que, horas antes da
largada, um drama. Durante o treino de aquecimento, o antigo Warm Up, o motor
Renault de sua Lotus explodiu, levando junto o câmbio e danificando parte da
suspensão traseira. Senna saiu do carro desolado, consciente de que aquilo
poderia arruinar seus planos para a corrida.
Então, a sorte apareceu para
o brasileiro. Enquanto os mecânicos trabalhavam para consertar o carro, uma
tempestade desabou sobre o Estoril. Na hora da prova, a pista estava
encharcada. Foi a deixa para o show de Senna. Para ele, o asfalto parecia estar
seco. Afinal, foram várias rodadas e batidas nas 67 voltas do GP,
protagonizadas nomes como Alain Prost, Nelson Piquet e Keke Rosberg. Até o
próprio Senna deu suas duas escapadas, sem que isso, no entanto, ameaçasse sua
folgada liderança.
O domínio foi tão
impressionante que ele ainda marcou a melhor volta da corrida e deu uma volta
sobre o terceiro colocado, o francês Patrick Tambay, da Renault. O italiano
Michele Alboreto, da Ferrari, foi o segundo, 1m02s978 atrás do brasileiro.
Quando Ayrton chegou ao box, foi recebido calorosamente pelo chefe do time,
Peter Warr. Havia quase três anos que a Lotus não vencia uma prova, e todos
tinham esperança de que o brasileiro faria a tradicional equipe inglesa reviver
seus melhores dias.
Naquela temporada, Senna marcou ainda mais sete poles, mas só venceu mais uma corrida, o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. Embora o carro e o piloto fossem rápidos, as quebras do motor Renault eram muito frequentes. Mesmo assim, o brasileiro ainda terminou o ano em quarto, com 38 pontos.
FONTE PESQUISADA
LOPES, Rafael. 30
anos da primeira vitória. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/voando-baixo/post/30-anos-da-primeira-vitoria.html>.
Acesso em: 22 de abril 2015.
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