Publicado em 21/04/2015,
11:20 /Atualizado em 21/04/2015, 11:21
Antônio Strini, do ESPN.com.br
REPRODUÇÃO – ESTADÃO
Capa do Estadão em 22 de abril de 1985
"Nós, brasileiros,
estamos orgulhosos com o seu desempenho. Você conseguiu dar uma alegria hoje ao
país", disse ao telefone o então novo presidente da República, José
Sarney. Na noite de 21 de abril de 1985, o Brasil chorou a morte de Tancredo Neves,
aos 75 anos, eleito para ser o responsável por guiar a nação com o fim da
ditadura militar.
Sarney, vice na chapa do
ex-governador e primeiro-ministro, assumiu o governo federal de forma
provisória em 15 de março, quando Tancredo fora internado.
De Brasília, na tarde daquele
triste domingo, o ex-governador do Maranhão tomou uma decisão: não enviaria um
telegrama e sim ligaria para Lisboa como forma de agradecer Ayrton Senna da
Silva. Distante 29km da capital portuguesa, mais precisamente no circuito de
Estoril, o piloto brasileiro conseguia a sua primeira vitória na Fórmula 1.
Em um dia que ao seu final
seria marcado pelo luto, o futuro tricampeão mundial acendeu uma fagulha de
esperança à população.
GETTY
Senna quis suspensão do GP por causa da chuva
O GP de Portugal, segunda
etapa daquela temporada, viu um domínio de Senna durante o final de semana.
Pole position, o representante da Lotus tentava se recuperar da decepção na
etapa brasileira em Jacarepaguá - abandonou quando estava em terceiro.
Um ingrediente, porém,
atrapalhou a corrida em Estoril: a forte chuva.
Dos 25 pilotos que largaram,
sete abandonaram depois de rodadas, entre eles Riccardo Patrese, Gerhard
Berger, Keke Rosberg e Alain Prost. Apenas nove competidores cruzaram a linha
de chegada, apenas dois completando 67 voltas.
E Ayrton Senna humilhou a
concorrência. Chamado até de novo Jacky Ickx, o Rei da Chuva, o piloto
número 12 controlou todas as ações durante a corrida e chegou para receber a
bandeira quadriculada com 1min02s978 de diferença para o segundo colocado,
Michele Alboreto, da Ferrari. O pódio foi completado por Patrick Tambay, da
Renault, que ficou uma volta atrás do líder e assumia a liderança do Mundial.
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Ayrton Senna celebra sua vitória no pódio em Estoril
A primeira das 41 vitórias de
Senna na F-1, colocando a Lotus no lugar mais alto do pódio desde Elio de
Angelis em 15 de agosto de 1982 no GP da Áustria.
O sorriso e o choro quase
infantis de Ayrton, então aos 25 anos, foram marcantes. Depois do pódio, porém,
ele contou o drama vivido na pista e revelou até ter pedido pela suspensão da
corrida quando chegava à metade dela.
"Foi muito pior que
Monte Carlo no ano passado, uma corrida que, por muito menos, foi paralisada no
meio", disse, citando o GP de Mônaco em 1984, suspensa quando ele estava
próximo de ultrapassar Alain Prost e acabou no segundo lugar.
"Aqui em Estoril houve
água por todos os lados, de cima e de baixo, e havia passagens na pista que
pareciam simplesmente intransitáveis. Passei por momentos muito difíceis em
várias fases da corrida e houve momentos de tanto perigo que tive de juntar
toda a minha concentração para ficar na pista. Apesar de toda aquela vantagem
que tinha, eu também enfrentei as cortinas de água cada vez que passava por um
retardatário", disse.
"A chuva tornou a pista
perigosa até em plena reta. Imagine então nas partes baixas do circuito. Era
mar puro. Felizmente o meu carro funcionou 100%, com pequenos problemas apenas
na freadas, outro resultado da pista alagada", continuou.
"Perdi a conta das vezes
em que estive a ponto de bater em outro carro. As condições da pista eram tão
perigosas que cheguei a pedir sua suspensão. O carro de Rosberg ficou
atravessado do meio de uma curva, em uma posição muito perigosa. Faltou pulso
aos organizadores para encerrar a corrida antes do final", afirmou Senna
em entrevistas reproduzidas dos jornais Folha de S.Paulo e O
Globo à época.
Outras duas figuras estavam
extasiadas com a vitória do novo prodígio da F-1: Peter Warr e Gerard
Ducarouge, respectivamente diretor-geral e projetista da Lotus.
"Foi a melhor exibição
que jamais vi na Fórmula 1, dentro das condições incrivelmente difíceis da
pista. Ayrton não teve uma falha em duas horas de corrida e a sua concentração
durante as 67 voltas foi algo que ficará na história da categoria",
garantiu Warr. "É um talento excepcional, candidato em potencial ao título
mundial", previu Ducarouge, antes de Warr completar: "Provavelmente
mais cedo do que se pensa."
Senna, 30 anos da 1ª vitória
na F-1: chuva, pódio diferenciado e ofuscado nos jornais por morte de Tancredo
Ayrton Senna conversa com
mecânicos da Lotus antes da largada em Portugal
FONTE PESQUISADA
STRINI, Antônio. Há 30 anos, Brasil chorou
por Tancredo e sorriu pela 1ª vez com Senna. Disponível em: <http://espn.uol.com.br/noticia/502919_ha-30-anos-brasil-chorou-por-tancredo-e-sorriu-pela-1-vez-com-senna?utm_content=buffer3f57c&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer>.
Acesso em: 23 de abril 2015.
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