sexta-feira, 10 de abril de 2015

Vitória Sem Freios


No dia 9 de abril de 1982, Senna venceu uma das corridas mais incríveis de sua carreira e que inclusive faz parte das lendas e curiosidades que cercam a carreira do piloto antes mesmo dele estrear na F-1: uma vitória na Inglaterra mesmo com um carro de corrida com problemas severos no freio desde a primeira volta.

O palco era o autódromo de Snetterton, cidade localizada a mais de 250 km de Londres. O que poderia parecer uma corrida comum para Ayrton, largando na pole e mantendo a liderança após a primeira curva, virou quase um drama. Ao tentar reduzir a velocidade para evitar os destroços que tinham ficado na pista após um toque na primeira volta, o brasileiro percebeu que havia perdido os freios dianteiros.

Com isso, Senna foi ultrapassado por seu companheiro de equipe, Rushen Green, além de Kenny Andrews e Russell Spence. Mesmo com sérios problemas nos freios Ayrton conseguiu adaptar seu estilo de dirigir e voltou a acelerar mais forte que os demais e retomou a ponta.

No final, Senna recebeu a bandeirada apenas com os freios traseiros e teve que parar o seu monoposto na primeira curva do traçado, próximo aos boxes. Ayrton chegou nos boxes e contou aos mecânicos e engenheiros o que tinha acontecido, mas todos pensaram que Senna estava exagerando, afinal, ele acabara de vencer a corrida. Mais surpresos ainda eles ficaram assim que foram recolher o carro do brasileiro: o disco de freio dianteiro estava gelado, indicando que ele não havia sido utilizado!

Alguns dizem até que Senna estava não só com os freios dianteiros mas com os traseiros também já que certamente sofreram um desgaste excessivo com a falha dos dianteiros já desde a primeira volta. Com a vitória, o brasileiro caminhava firme para o título da Fórmula Ford 2000. E, mais do que uma simples vitória, Ayrton conquistou uma façanha que, para muitos, beirava o impossível.


Obs: a Carta foi escrita por Ayrton Senna descrevendo a vitória










FONTE PESQUISADA

Vitória sem freios. Disponível em: <https://www.facebook.com/colloralagoas/posts/753801791330930>. Acesso em: 08 de abril 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário