quinta-feira, 21 de maio de 2015

David Letterman recorda de Ayrton Senna no aniversário de sua morte

Late Show com David Letterman


Bruce Martin
FOX Sports - foxsports.com

MAY 01, 2015 10:00a ET


Antes de David Letterman se tornar um comediante e apresentador do talk show Late Show, o natural de indianápolis era um grande fã de antigos pilotos da indy 500. Mas o piloto favorito de Letterman foi um que nunca competiu no circuito Indianapolis Motor Speedway ou em um carro da Indy.

"Não é um piloto da IndyCar, mas ele poderia ter sido um excelente piloto da Indy e é Ayrton Senna", disse Letterman. 

Ayrton Senna

O mundo do esporte a motor relembra a morte do grande tricampeão de Fórmula 1, que foi morto em um acidente no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, em 1º de maio de 1994. Ele tinha apenas 34 anos.

Sexta-feira é o 21º aniversário de sua morte e, até à data, Senna é o último piloto a morrer em uma corrida de Fórmula 1.

Como Letterman se prepara para encerrar sua carreira de 33 anos a frente de um programa talk show, o primeiro programa de fim de noite da NBC com David Letterman e desde 1993 como apresentador do "The Late Show with David Letterman", da CBS, ele refletiu sobre seu piloto favorito.

David Letterman

"Eu admiro o que ele fez", disse Letterman. "Eu gosto do talentoso piloto que ele foi, mas ele também era um pirralho. Muitas vezes, se ele achasse que foi tratado injustamente, ele levá-la seu descontentamento para a pista. Parecia uma versão mais inocente das corridas do que temos agora. Eu gosto do que ele representou para o povo do mundo e ao povo do Brasil.

"Minha esposa e eu chegamos a conhecê-lo em uma corrida de Fórmula 1 em Phoenix. Ron Dennis nos convidou para o motorhome e Ayrton - uma criança - muito doce e tímido distribuindo broches de capacete e eu fui tocado por isso."

Broche capacete verde e amarelo de Ayrton Senna

Letterman é por longa data co-proprietário de uma equipe na Verizon IndyCar Series juntamente com o campeão três vezes de CART e Indianapolis 500 em 1986, o vencedor Bobby Rahal e do industrial Michael Lanigan. Graham Rahal é o piloto da equipe de Letterman.

Gregg Ellman / LAT Photographic
David Letterman, seen here at the 2015 Grand Prix of St. Petersburg, currently co-owns the Rahal Letterman Lanigan Racing team in the Verizon IndyCar Series.

Vinte e um anos atrás daquele horrível dia em Ímola que mudou o esporte de Fórmula 1 para sempre. Foi apenas um dia depois da morte do austríaco Roland Ratzenberger em um acidente durante a qualificação de sábado, quando a asa dianteira de seu carro quebrou na curva Villeneuve. 

Em 01 de maio de 1994 Senna contornou a curva Tamburello em alta velocidade na sétima volta, seu carro se desgovernou a cerca de 307 km por hora, continuou em alta velocidade em uma linha reta para fora da pista, e bateu no muro de contenção de concreto na velocidade de 233 km/h, matando o brasileiro que muitos consideram o maior piloto de corridas de sempre.

"Quando ele morreu, foi tão poético que o maior, o mais amado morreu no que ele era melhor", Letterman lembrou. "Foi também um final perfeito. Quase destinado. Talvez para não todas as razões certas, mas que é o que eu diria.

Sobre a morte de Ayrton na opinião de Letterman ter sido poética, um final perfeito, bom, como disse Ron Dennis e Jo Ramirez, não vejo a menor graça em morrer jovem. A formula 1, principalmente o Brasil e o mundo perderam muito com a morte dele.

Ayrton Senna em 1994

"Eu sempre admirei Jimmy Clark e Jackie Stewart. Bobby Rahal me lembra Alain Prost. Caras inteligentes. Teve uma vez que Bobby Rahal e Michael Andretti estavam perseguindo um ao outro pelo campeonato e Bobby não conseguiu terminar a corrida e isso significava que Michael iria ganhar o campeonato. A primeira coisa que Bobby fez quando saiu do carro foi ir ao pit de Andretti e felicita-lo. Este é um cara que eu não posso deixá-lo de fora da equação dos meus pilotos favoritos.

"Mas em termos de romantismo da corrida, apelo emocional e o misticismo que envolveu seu legado o melhor de todos é Ayrton Senna."








FONTE PESQUISADA

MARTIN, Bruce. David Letterman remembers Ayrton Senna on the anniversary of his death. Disponível em: <http://www.foxsports.com/motor/story/david-letterman-ayrton-senna-050115>. Acesso em: 21 de maio 2015.


2 comentários: