sexta-feira, 5 de junho de 2015

Ayrton Senna Participa de Conferência Sobre Medicina Esportiva

Em 1984, Ayrton Senna antecipou sua viagem ao Canadá (ele estaria no país para disputar o GP do Canadá 1984) a convite da McGill University, para participar de uma conferência sobre medicina esportiva. Lá ele foi submetido a testes físicos que faziam parte de um estudo sobre a influência do estresse nos esportes automobilísticos. 

Ayrton Senna se exercitando

Confira o texto publicado no jornal “O popular da Tarde” sobre a viagem do piloto.

17 de junho de 1984



UNIVERSIDADE DO CANADÁ ELOGIA ESTADO FÍSICO DE AYRTON SENNA

O piloto brasileiro Ayrton Senna, se encontra no Canadá desde o último domingo. A antecipação de sua viagem, foi para atender o convite da McGill University, através, de seu Depto da Educação Física, para que Ayrton Senna participasse de uma conferência sobre medicina esportiva, na parte concernente a automobilismo.

Na segunda e terça-feira últimas, Ayrton, apresentou-se ao laboratório de Pesquisas no Campus da Universidade, e demonstrou a série de exercícios por ele praticados diariamente e submeteu-se após essa série a uma completa análise pelos drs. Jacques Dallaire e Jacques Bouchard, os quais foram unânimes em afirmar a excelente forma física e psicológica do piloto.

A McGill University, cm Montreal, está desenvolvendo pesquisas sobre c condicionamento físico e também quanto à influência do “stress” no esporte automobilístico e o quanto um piloto é afetado física e psicologicamente durante um G.P. e a maneira de atenuá-lo. Conta cm o mais moderno laboratório de pesquisas nesse campo, incluindo um computador desenvolvido para esse fim.

A equipe de médicos e cientistas dessa mesma Universidade, também parabenizaram o médico particular de Ayrton Senna, o dr. Paulo Dauar e o preparador físico Nuno Cobra, ambos de São Paulo, pelo acerto de suas prescrições, tanto quanto aos métodos de alimentação e controle de saúde, como a ginástica adequada para deixar sua musculatura mais apta a suportar aos grandes esforços exigidos tanto nos treinos quanto nas provas de Fórmula-1.

Senna e seu preparador físico e mental Nuno Cobra

Desde 4a-feira Ayrton Senna está descansando e se preparando para o Grande Prêmio de amanhã, no qual procurará repetir a ótima apresentação do GP de Mônaco.

Sua equipe está muito confiante e, fazendo todo, o possível para deixar o seu Toleman TG 184, mais competitivo do que nunca, e embora todos saibam que faltam ainda alguns GPs em seu motor turbo Halt, a pista onde se travará o GP do Canada é um circuito considerado difícil, e onde a sinuosidade do traçado poderá favorecer a Ayrton que, como tem demonstrado, é um dos pilotos mais rápidos nos “miolos” dos circuitos”.



FONTE PESQUISADA

Grande Prêmio do Canadá – 1984. Disponível em: <http://www.ayrtonsenna.com.br/historias/dentro-das-pistas/formula-1/temporada-1984/grande-premio-do-canada-1984/?utm_source=facebook_post_040615&utm_medium=facebook&utm_campaign=AS_Historia>. Acesso em: 04 de junho 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário