quarta-feira, 10 de junho de 2015

Mais de 20 Anos Depois, Newey Admite Inquietação Com Acidente Que Matou Senna: “Ainda Me Assombra”

Ayrton Senna teve início bem difícil na Williams (Foto: Getty Images)

Grande Prêmio - grandepremio.uol.com.br
10/06/2015 18:41

Projetista da Williams em 1994, Adrian Newey afirmou que o acidente fatal sofrido por Ayrton Senna em Ímola ainda o assombra. O britânico falou da batida e exaltou qualidades do piloto brasileiro

Adrian Newey até hoje ainda pensa no acidente que tirou a vida de Ayrton Senna em Ímola na terceira corrida da temporada 1994. Então projetista da Williams, Newey explica que não é possível dizer que foi a quebra na barra de direção que causou o acidente, mas que fica muito incomodado ao lembrar que Senna foi para o time britânico atrás do tetracampeonato e não teve como ir bem nas primeiras provas.

Newey e Senna em 1994

Newey garantiu ao canal britânico ‘BBC Sport’ que o acidente fatal de Senna não saiu, mais de 20 anos depois, de sua cabeça.

“O que aconteceu aquele dia, a causa do acidente, tudo isso ainda me assombra”, disse.

O britânico explicou que, apesar de ter havido a quebra da barra de direção, não pode afirmar que isto gerou a batida.

“A quebra da barra de direção foi a causa ou consequência do acidente? Não dá para saber. Não há dúvidas que estava quebrada. Mas, todos os dados, as câmeras do circuito e as imagens do carro de Schumacher não fazem parecer que o acidente foi causado por isso”, explicou.

Newey admitiu certa frustração por não ter conseguido dar um carro de ponta para que Senna sonhasse com o tetracampeonato.

“Acho que uma das coisas que mais me incomoda nessa história toda é que ele foi para a Williams porque nós estávamos com ótimos carros nos anos anteriores e ele queria o tetracampeonato. Infelizmente, o carro de 1994 tinha problemas e o começo não foi nada bom”, afirmou.

O inglês exaltou algumas características do piloto brasileiro e lamentou, mais uma vez, o acidente em San Marino.

“A coragem do Ayrton, o talento e a determinação eram impressionantes. Ele tentou levar esse carro sozinho. Foi uma pena que tenha sido com ele, uma grande injustiça que isso tenha acontecido”, completou.

Senna já havia abandonado as duas primeiras corridas da temporada 1994 de F1. Damon Hill, companheiro do brasileiro, terminou o ano com o vice-campeonato, atrás do campeão Schumacher.


FONTE PESQUISADA

Mais de 20 anos depois, Newey admite inquietação com acidente que matou Senna: “Ainda me assombra”. Disponível em: <http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/mais-de-20-anos-depois-newey-admite-inquietacao-com-acidente-que-matou-senna-ainda-me-assombra>. Acesso em: 10 de junho 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário