Folha de São Paulo, 06 de agosto de 1994
SENNA
Acidente que matou o piloto
brasileiro foi causado pela ruptura da barra de direção de seu carro, segundo
jornais franceses.
Senna observa um engenheiro da equipe Williams examinar o volte de seu carro em Ímola
Barra de direção causou acidente de Senna
Jornais franceses divulgam
trechos de relatório secreto da perícia italiana que investiga a morte do
piloto
Das agências internacionais
O acidente fatal de Ayrton
Senna no GP de San Marino foi causado pela ruptura da barra de direção de seu
Williams.
A informação foi divulgada
ontem por dois diários franceses que afirmaram ter tido acesso a um documento
elaborado por especialistas que participam da perícia feita pela justiça
italiana, que investiga as causas do acidente.
Segundo o
"L'Equipe", o relatório "oficial e secreto" conclui que a
barra de direção se partiu antes do choque do carro de Senna contra o muro em
Ímola.
O documento é assinado por
dois estudiosos da Universidade de Bolonha. Foi feita uma análise microscópica
do material da barra.
Duas hipóteses foram
apontadas como prováveis: ou o material utilizado apresentava uma falha interna
ou o diâmetro da barra era insuficiente.
Outras causas também são
apontadas pelo relatório, mas as possibilidades de terem sido as responsáveis
pela morte de Senna são pequenas. A chance do acidente ter sido causado pela
ruptura da barra é avaliada em 85%.
O diário
"InfoMatin", que também publicou dados sobre o relatório, procurou o
projetista da Williams, Andrew Newey, para explicar o caso, Segundo Newey, a
barra da direção de Senna teve realmente seu diâmetro reduzido.
"Senna reclamou que não
conseguia enxergar o painel de instrumentos. Fomos obrigados a reduzir o
diâmetro da barra", disse o projetista Newey, porém, afirmou que pela telemetria
não foi possível saber se a barra quebrou antes ou depois do acidente.
Confrontado com o teor das
reportagens, Maurizio Passarini, o procurador italiano que chefia as
investigações, afirmou que as perícias ainda continuam.
"Os experts ainda estão
trabalhando no carro de Senna e atéo momento não há comentário a ser
feito", declarou.
Passarini disse também que os
trabalhos da perícia estão avançados e o relatório final pode ser divulgado no
final de setembro ou mesmo em outubro próximo.
Segundo o
"L'Equipe", Passarini não divulgou o relatório porque outra secção da
barra foi enviada para o Instituto Aeronáutico da Itália para ser avaliada.
A FIA (Federação
Internacional de Automobilismo) afirmou que não fará comentários sobre o
assunto até a investigação acabar.
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Em público o dono da equipe Williams e último patrão de Ayrton Senna, Frank Williams, negava, entretanto, de modo sigiloso confirmou para a família que a causa do acidente de Ayrton Senna foi realmente a ruptura da barra de direção
Assista ao vídeo do biógrafo de Senna, o jornalista Ernesto Rodrigues, comentando o caso:
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Williams do brasileiro era 'experimental'
Da Reportagem Local
O relatório divulgado ontem
pelos diários franceses "L'Equipe" e "InfoMatin" aumentam
as especulações divulgadas nos últimos meses pela imprensa mundial.
Para a maioria dos
jornalistas especializados em Fórmula 1, a ruptura da barra da direção do Williams de
Ayrton Senna é a causa da morte do piloto brasileiro no autódromo de Ímola.
A revista italiana
"Autosprint", a primeira a levantar esta hipótese poucas semanas
depois do acidente, ocorrido no dia 1º de maio, faz até uma campanha permanente
pelo esclarecimento do caso.
Desde que publicou a matéria,
todas as capas da revissta, que é semanal, levam um selo com um esquema da
barra de direção e a frase "Exigimos a verdade".
A ruptura da barra de direção
é hipótese mais forte. As outras, de que o carro teria saído de traseira por má
calibragem da pista ou de que Senna teria cometido um erro, já foram
praticamente descartadas.
Só após a confirmação final
de que ocorreu falha técnica que causou o acidente é que a justiça italiana
poderá decidir se vai responsabilizar criminalmente as partes envolvidas.
Frank Williams e Patrick
Head, da equipe Williams, estão listados como suspeitos de homicídio, além de
uma série de outros nomes menos famosos.
Até o GP de Ímola, quando
Senna morreu, o carro estava numa fase experimental. Senna reclamava até do
espaço do cockpit.
Tudo isso provocado por um
adversário, o Benetton de Michael Schumacher, que poderia estar fazendo uso de
recursos eletrônicos proibidos.
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Benetton
Ford diz que não abandona o time
Das agências internacionais
A Ford negou estar estudando
romper seu contrato com a Benetton a partir da próxima temporada. A notícia foi
divulgada ontem pela imprensa alemã.
A Ford estaria preocupada com
sua imagem. POderia ser relacionada às punições recebidas pelo piloto da equipe
Michael Schumacher.
Por outro lado, a Benetton
deve divulgar que utilizará motores Renault em 1995. A fabricante francesa
deve deixar a Williams.
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Scans do Jornal
FONTE PESQUISADA
FOLHA DE SÃO PAULO - Barra de direção
causou acidente de Senna. Folha de São Paulo, São Paulo, 06 de agosto 1994,
Esporte, p. 3.
Amigos que escrevem no blog, envio uma correção à ser feita: A peça que se quebrou não foi a barra de direção, e sim a coluna de direção. A barra de direção liga a caixa de direção às rodas, e a coluna de direção liga o volante à caixa de direção, transmitindo o torque do volante para as rodas, e foi esta a peça que se quebrou. Tem alguns desenhos ilustrativos na internet que vocês podem consultar. Sou engenheiro mecânico e estudioso do assunto e também, muito fan do Ayrton. Obrigado e contem comigo se precisarem de algo.
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