quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A Tristeza de Adriane Galisteu Pelo Trágico Fim de Ayrton Senna

Opinião blog Ayrton Senna Vive

Adriane se emociona em homenagem de programa de TV para Ayrton Senna 
Foto de 2012

Vou introduzir esse artigo fazendo um paralelo para uma melhor compreensão

Existe uma diferença entre as entrevistas de Adriane Galisteu e Viviane Senna sobre Ayrton Senna. Viviane, a irmã de Ayrton e presidente do Instituto Ayrton Senna, foca na construção do mito (em razão do objetivo dela de fortalecer a imagem de Senna e assim arrecadar mais dinheiro com o ídolo). Em suas entrevistas, Viviane fala das conquistas profissionais, dos valores pessoais que ele tinha como garra, determinação, coragem, etc... realmente são qualidades que ele tinha e que são exemplos para nós.

Mas Adriane tem uma análise maior e profunda. Embora também destaque as conquistas na carreira e valores pessoais de Ayrton, ela fala mais daquilo que ele perdeu, do que ele não viveu. Adriane sempre fala da Disney que eles combinaram de ir juntos e não deu tempo, dos filhos e casamento que não tiveram tempo de realizar. Isso porque no fundo ela sabe que essas eram três coisas simples que ele podia realizar, casar, ter um filho, ir a Disney, coisas inclusive que ele faria com ela.

Adriane demonstra em suas entrevistas a tristeza e frustração dela pelas coisas que Ayrton não fez. E por isso ela faz de tudo pra realizar seus sonhos a tempo, pra não partir desse mundo com sonhos incompletos como ele partiu.

Quero deixar claro que Adriane não é uma pessoa frustrada, apesar de ter perdido o grande amor de sua vida, mas eu acredito que no fundo a frustração dela não é só por ele, mas por ela mesma também, pois os sonhos dele seriam repartidos com ela. Ele morreu, os sonhos dele morreram com ele. E os dela com Ayrton também. Embora hoje ela esteja realizando grande parte com outra pessoa, o Ayrton foi o amor da vida dela, de todo o seu coração, portanto mesmo realizando sonhos com outro homem, nunca será a mesma coisa.

Comecei esse post fazendo um paralelo da forma como Adriane fala de Ayrton com a forma que Viviane fala do irmão, e vou termina-lo usando uma frase a qual sintetiza essa perda enorme que Adriane teve em sua vida. A frase é de um amigo do casal, o doutor Jacob Pinheiro Goldberg: "No enterro de Ayrton Senna, fiquei impressionado com a desolação de Adriane Galisteu. A tristeza era geral, mas ela, obviamente, tinha perdido o seu futuro. Muitos choravam o passado, Adriane era uma figura grega naquele cenário.". Essa frase dele é brilhante, uma análise na verdade, dessa situação horrível pela qual Adriane passou. O doutor Jacob é psicologo, essa citação é de um lindo texto dele sobre Adriane Galisteu para a revista "Trip" no ano de 1995. De fato a família e fãs perderam o passado, no entanto Adriane perdeu tudo, perdeu um futuro lindo ao lado do amor de sua vida, um homem excepcional. Eles se casariam, teriam filhos, viajariam, fariam tantas coisas juntos, enfim uma vida repleta de realizações, senão fosse o acidente que tirou a vida de Ayrton. 



Programa Face a Face da TV Band News com João Doria Jr.

Programa exibido em 24 de novembro de 2015




*******************************




Nenhum comentário:

Postar um comentário