Por: René Fagnan, Jornalista
Motorsport
- br.motorsport.com
10 de janeiro de 2016
Em dezembro de 1992, a lenda da Fórmula 1
Ayrton Senna testou um carro Penske da Indy. Engenheiro do brasileiro naquele
dia, Nigel Beresford, contou a Rene Fagnan a história de um dia em que dois dos
grandes nomes do automobilismo juntaram forças
Ayrton Senna sabia que a
temporada 1993 de Fórmula 1 era suscetível a terminar em enorme decepção. Sua
equipe McLaren tinha perdido os motores Honda, e o tricampeão sabia que a Ford
seria impotente em comparação a Williams-Renault de seu rival Alain Prost.
Senna estava ponderando suas
opções, e queria sentir o que um carro de Indy poderia oferecer - um carro sem
todos os aparelhos eletrônicos que caracterizaram as máquinas de F1 no início
dos anos 90.
Nigel Beresford, hoje o
diretor técnico da Dragon Racing na Fórmula E, atuou como engenheiro de Senna
naquele dia - e ele contou a história que se desenrolou em 10 de Dezembro de
1992.
"Nós tínhamos planejado
para testar a nova Penske PC22 por três dias", disse Beresford ao Motorsport.com.
"O primeiro era para ser
realizada no Firebird Raceway Ocidente, um circuito de estrada muito curto de 1,1 milha . Tivemos uma
Penske 1992 para usar como um carro de comparação e como linha de base."
Um acordo de última hora
Poucos dias antes do teste,
Emerson Fittipaldi e a Marlboro chegaram a um acordo para Senna dirigir o carro
de 1992.
"Foi um acordo de última
hora", lembrou Beresford "Senna chegou quase sozinho.; apenas com
John Hogan da Marlboro".
"A última vez que eu o
tinha visto foi no Grande Prêmio da Austrália, em Adelaide, 1991. Para ver alguém como ele em um lugar tão comum um ano depois ainda parecia
surreal."
Emerson Fittipaldi começou o
dia dirigindo o Penske 92. "Estava frio e a pista estava
escorregadia", disse. "Emmo sofreu com os pneus frios, mas finalmente
encontrou o carro muito bem equilibrado e apenas faltava aderência geral".
"Ele entrou, nós mudamos
os pneus, e ajustamos o equilíbrio do freio um pouco mais para trás. Ele
completou uma rodada de 12 voltas e uma rodada de 13 voltas, estabelecendo um
melhor tempo de 49,7 segundos duas vezes."
A vez de Senna
Depois de uma pequena pausa,
Senna deslizou na cabine estreita do carro Penske Indy.
"Normalmente, pilotos de
Fórmula 1 pegam o ritmo imediatamente", disse Beresford. "Ayrton
começou a fazer algumas voltas muito lento inicialmente, o que foi uma
surpresa".
"Este carro tinha um
câmbio sequencial, e Senna teve de se acostumar com a manipulação de uma
alavanca de câmbio novamente. Se não, ele perderia o seu caminho através das
marchas. Ele iria parar o carro completamente, selecionar a primeira marcha e depois
ir novamente".
Ayrton Senna teve de se
acostumar com as características de um carro turbo. Depois de completar 14
voltas, ele voltou para os boxes com uma melhor volta de 49,5 segundos.
"Ele me disse que achou
o carro muito pesado - não tão ágil quanto um carro de F1 muito mais leve - e
acrescentou que não sabia as rotações que ele estava puxando porque o motor
soou muito diferente", acrescentou Beresford.
"Firebird tem curvas
moderadamente rápidas, e Senna estava apenas começando a forçar o carro através
delas. Ele podia sentir o peso do carro. Ele não queria empurrá-lo ao limite.
Não era o lugar nem o tempo para fazer isso".
"Ele queria ver a
sensibilidade do carro, por isso, colocou molas mais macias na parte de trás,
desconectado da barra estabilizadora traseira, e adicionou 20 litros de
metanol."
Incrivelmente rápido
O tricampeão de Fórmula 1 fez
outra rodada de 10 voltas com o mesmo conjunto de pneus, e definiu um melhor
tempo em 49,09 segundos.
Ele voltou para os boxes e
disse: 'muito obrigado, eu aprendi o que eu preciso saber'. Ele saiu do carro e
foi isso ", continuou Beresford.
"Senna não me
decepcionou em qualquer nível. Ele era apenas incrivelmente rápido. A melhor
volta de Emmo foi um 49,7 em comparação com Senna de 49,09".
"No final do dia,
Emerson fez um 48,5 no novo Penske, e que foi apenas 0,6s mais rápido do que
Senna. Isso foi muito bom considerando que Ayrton estava dirigindo um carro
velho com pneus velhos".
"Para mim isso indicou o
quão extraordinariamente rápido ele foi capaz de adaptar-se e aproximar-se de
tempos competitivos."
Vídeo:
Ayrton Senna testando o F Indy da Penske em 1992
Emerson Fittipaldi
FONTE PESQUISADA
FAGNAN, René. Engenheiro lembra teste de
Senna na Indy: incrivelmente rápido. Disponível em: <http://br.motorsport.com/indycar/news/engenheiro-lembra-teste-de-senna-na-indy-incrivelmente-rapido-666945/>.
Acesso em: 10 de janeiro 2016.
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