quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Vestido De Senna, Ex-Alcoólatra Acha Motivação Na Corrida e Muda De Vida

Juvenal bebia desde os 9 anos e, há 10, largou tudo para correr. Vestido de Senna
pela 8ª vez na São Silvestre, se emociona: "Estou sóbrio recuperando o que perdi"

Por Christiane Mussi
São Paulo, SP
Globo Esporte - globoesporte.globo.com



​​​O esporte é um excelente caminho para quem ​deseja mudar de vida, superar problemas, dificuldades, frustrações e ter ​disciplina. F​oi assim que Juvenal Ferreira, de 46 anos, mudou o rumo da sua história há 10 anos. Em sua 15ª São Silvestre, 8ª vestida de Ayrton Senna, ele chama atenção entre os corredores não só por conta dos trajes, mas também pela forma carinhosa que recebe todos para tirar fotografias. De capacete, macacão e até com a ​típica bandeira ​brasileira ​carregada pelo ídolo, ele arranca sorrisos largos de adultos e crianças que encontram nele uma forma de reviver o piloto. 

 - É legal tirar foto com o pessoal, vou fazendo amizade e fico contente e muito emocionado. Representar o Senna dessa forma é muito gratificante, o pessoal vai gritando "Vai, Ayrton!", e isso me motiva a correr mais, e também os motiva durante o percurso. Acho muito legal.

Mas nem sempre foi assim. Incentivado por um amigo, ele começou a correr desafiando os próprios limites e, depois, entrou para a Associação de Alcoólicos Anônimos de São Paulo. Treinando cada vez com mais intensidade, hoje ele já correu até maratonas.


Juvenal Ferreira largou o álcool depois que começou a correr (Foto: Chris Mussi)

- Eu comecei a beber com nove anos.  Só praticava levantamento de copo. Gostava de uma bagunça, não fazia nada. Eu comecei na corrida através de um amigo e achava que não tinha condição porque eu era viciado nas drogas, achava que não ia completar uma prova. Fui treinando, treinando, já fiz quatro maratonas, fiz várias meia-maratonas e tenho uma faixa de 350 medalhas e uns vinte troféus.


Juvenal faz pose antes da largada da São Silvestre: muitos pedidos para tira fotos (Foto: Igor Christ)

A corrida não trouxe apenas benefícios físicos para a vida de Juvenal. Também ajudou a reestruturar a vida pessoal e profissional.

- Depois que eu entrei na Associação de Alcoólicos Anônimos e fiz meu voto, a minha vida começou a melhorar. Hoje sou microempreendedor individual, e o esporte vem incentivando a ficar longe do que é ruim. O vício está para trás. Agora eu me divirto recuperando o tempo que eu perdi. Graças a Deus estou aí sóbrio há nove anos e meio, e agora só no esporte incentivando aqueles que estão chegando.

Juvenal não acredita em limites. Para ele, a dificuldade está na própria pessoa que não deseja a mudança. Pois quem deseja, ele diz para correr atrás que é possível.

- As pessoas que estão viciadas tem que fazer um esforço para parar. Não tem nada melhor que acordar cedo, sóbrio, com disposição para fazer tudo. Eu devo à corrida o motivo do meu crescimento na vida. Não tem limitação para ninguém, a pessoa tem que querer e buscar ajuda.

FONTE PESQUISADA


MUSSI, Christiane.Vestido de Senna, ex-alcoólatra acha motivação na corrida e muda de vida. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/minha-historia/noticia/2016/01/vestido-de-senna-ex-alcoolatra-acha-motivacao-na-corrida-e-muda-de-vida.html>. Acesso em: 05 de janeiro 2016.









Nenhum comentário:

Postar um comentário