domingo, 19 de junho de 2016

Homenagem a Ayrton Senna no Grande Prêmio da Europa 2016

Homenagem a Ayrton Senna em Baku, no Azerbaijão


O grande tesouro de Baku é sua cidade medieval. Com bastante charme, a cidade velha tem muralhas de pedras escuras e conta com duas atrações que todos os turistas precisam conhecer. A primeira é o Palácio dos Shirvanshahs, onde há uma mesquita e um cemitério com os túmulos da dinastia Shirvanshah. A segunda atração é a Torre da Donzela, uma gigantesca estrutura de pedra que deixa muitos arqueólogos intrigados até hoje, pois eles não chegam a uma conclusão sobre qual seria o real propósito da torre. Do seu topo, os turistas têm uma maravilhosa vista de Baku e do Mar Cáspio.

O primeiro Grande Prêmio em um país é sempre especial, mas Baku conseguiu combinar a sua estreia na F1 com a história do desporto motorizado.



A pista de rua foi montada na região de um castelo medieval


Hamilton na subida da “curva do castelo”




Imagens de Ayrton perto da pista de corrida:








********************************************************

Conheça o passado e futuro por Baku, capital do Azerbaijão

08 JUN 20150 
Acaraú Turismo - acarauturismo.com.br


De um lado, grandes muralhas medievais tombadas como patrimônio mundial da humanidade. Do outro, gigantescos e futurísticos prédios ao estilo de Dubai. Desconhecida por muitos e considerada uma das cidades mais lindas do mundo, Baku encanta os turistas com seus contrastes tão explícitos. A “terra do vento” e capital do Azerbaijão — país situado na Ásia — atrai desde os turistas admiradores de museus e do Mar Cáspio até os jovens frequentadores de bares badalados e que se impressionam com a tão famosa arquitetura de Baku.

Com uma população de, aproximadamente, 5 milhões de habitantes, é a cidade mais rica da região graças ao desenvolvimento da exploração do petróleo. Vale lembrar que, nos últimos anos, após um século de guerra e controle soviético, o Azerbaijão se transformou em uma das economias mais crescentes no mundo. As receitas do gás e petróleo fizeram com que o país recebesse investimentos estrangeiros e de visitantes que ajudaram a lançar todos os holofotes em cima da capital. Conheça Baku e descubra por que conhecer essa bela cidade na sua próxima viagem!

Descubra o futuro

Em Baku, os sinais de riqueza estão por toda parte. Há um século, os primeiros barões do petróleo construíram mansões belíssimas que hoje abrigam lojas de marcas famosas, como Gucci, Harry Winston e Burberry. À noite é possível passear na efervescente parte moderna da cidade para curtir um happy hour em lounges chiques ou restaurantes asiáticos.

Um dos itens da arquitetura de Baku que mais impressiona são as famosas Torres de Chama. São três estruturas de vidro que lembram uma fogueira, ou uma orquídea se abrindo, e compõem um dos maiores edifícios do Cáucaso. A seu lado, há a enorme torre de TV nacional, que se ilumina todas as noites e recebe visitantes em um restaurante giratório panorâmico. A capital também abriga a maior bandeira do mundo, com uma altura equivalente a um prédio de 10 andares.

Encante-se com o passado

O grande tesouro de Baku é sua cidade medieval. Com bastante charme, a cidade velha tem muralhas de pedras escuras e conta com duas atrações que todos os turistas precisam conhecer. A primeira é o Palácio dos Shirvanshahs, onde há uma mesquita e um cemitério com os túmulos da dinastia Shirvanshah. A segunda atração é a Torre da Donzela, uma gigantesca estrutura de pedra que deixa muitos arqueólogos intrigados até hoje, pois eles não chegam a uma conclusão sobre qual seria o real propósito da torre. Do seu topo, os turistas têm uma maravilhosa vista de Baku e do Mar Cáspio.

Além disso, Baku conta com parques floridos, esculturas e fontes que decoram todos os cantos da cidade. Alguns arriscam dizer que as grandes avenidas em estilo art nouveau lembram os boulevares parisienses. O Museu do Carpete é uma dica preciosa para os turistas que procuram cultura, pois possui uma das melhores coleções do gênero no mundo. Outras sugestões são assistir à filarmônica local, que apresenta concertos de nível internacional, e buscar os diversos teatros experimentais da cidade.



Dicas gerais

  • A língua falada em todo Azerbaijão é o Azeri. No entanto, os visitantes ouvirão uma vasta mistura de línguas: turco, iraniano, francês, russo. A prática do inglês pelos moradores do país ainda é uma dificuldade a ser enfrentada, mas os jovens, em especial, estão dedicados a aprenderem mais a língua universal.
  • Não há voos diretos do Brasil para o Azerbaijão, mas é possível chegar a Baku com diversas companhias áereas que oferecem opções de conexões, principalmente na Europa.
  • Assim como em outras cidades que passam por um boom de petróleo, as diárias de hotel são caras em Baku, pois as acomodações são direcionadas, principalmente, a viagens de negócios.
  • Baku é conhecida por oferecer dezenas de bons cafés, bares e restaurantes e pode-se dizer que os preços são similares aos praticados em São Paulo. Dentre as dicas estão o restaurante especializado em comida turca, chamado de Sultan, e o Chinar, conhecido como um dos melhores restaurantes do leste europeu. O ambiente é sofisticado e muito frequentado por profissionais para almoços de negócios e casais em jantares românticos.
  • Brasileiros que queiram conhecer Baku a turismo ou viajam ao local a negócios necessitam de visto para entrar no Azerbaijão. A embaixada do Azerbaijão fica localizada em Brasília. É necessário contatar uma agência de viagens para criar um itinerário e obter uma carta-convite antes de fazer a solicitação do visto.
  • A moeda do Azerbaijão é o Manat Azeri (AZN). Sua cotação é parecida com o Euro, ou seja, 1 ANZ = 1 Euro, aproximadamente.
  • E então, pronto para se aventurar nesse destino incrível? Já conhece o Azerbaijão? Conte pra gente a sua experiência!

Cartão Postal


********************************************************

Baku, 1º e 2º treinos livres

Sexta-feira, 17/06/2016 às 17:33 por Fábio Seixas
Blog Fábio Seixas - sportv.globo.com/site/blogs/especial-blog/blog-fabio-seixas



Gostei.

O circuito é mais largo do que eu imaginava. Está mais para Melbourne do que para Mônaco.

(A exceção é a tal curva 14, aquela do castelo. A primeira volta vai ser divertida...)

O cenário é lindo, as tomadas aéreas impressionam.

Mas não tem jeito: só no domingo saberemos se é bom, se proporciona bom espetáculo.

A única certeza após esta sexta-feira é que Hamilton adorou.

Mesmo sem ter feito uma volta no simulador _pelo menos foi o que disse_, o inglês foi o mais rápido nos dois primeiros treinos livres. Com sobras.

Pela manhã, mandou 0s377 pra cima de Rosberg. À tarde, o esculacho foi ainda maior: 0s690.

O posto de “melhor do resto” ficou primeiro com Bottas, depois com Pérez.

Aliás, como vem andando bem o mexicano. A Ferrari deve estar gostando...

Falando em Ferrari, alerta vermelho por lá.

Vettel e Raikkonen ficaram pelo caminho no segundo treino livre com problemas no MGU-K, o antigo Kers.

Algo muito estranho está acontecendo por lá. Se bobear, a equipe italiana logo vai perder para a Red Bull a condição de segunda força no campeonato.

Os brasileiros estiveram apagados. Massa foi 16º no segundo treino livre, enquanto Nasr ficou em último. Não, não está sendo fácil.

Ah, sim: houve problemas nas zebras, principalmente no final da primeira sessão. Normal. O importante é reparar os erros e evitar que eles se repitam.

Por fim, um aviso aos navegantes. Novamente estarei fora do ar no sábado, durante o treino classificatório. Os palpites para a corrida podem ser colocados nos comentários deste post. Assim que puder, atualizo tudo



********************************************************

O Último Palpite

Sábado, 18/06/2016 às 18:20 por Fábio Seixas
Blog Fábio Seixas - sportv.globo.com/site/blogs/especial-blog/blog-fabio-seixas

Continuo dizendo que só dá para avaliar o circuito depois da corrida. 

Mas, até agora, continuo gostando.

Baku é traiçoeiro como nenhum outro circuito do calendário. Uma piscadela e... muro. Hamilton que o diga.

O inglês foi digno ao admitir o erro: “Não consegui encontrar o ritmo no treino classificatório”. 

A curiosidade com o que acontecerá na primeira volta na curva do Castelo só faz aumentar...

Mas vamos ao palpite.

Vou ousar: Rosberg, Ricciardo e Massa.

E o seu?

********************************************************



FONTES PESQUISADAS

ACARAÚ TURISMO - Conheça o passado e futuro por Baku, capital do Azerbaijão. Disponível em: <http://www.acarauturismo.com.br/conheca-o-passado-e-futuro-por-baku-capital-do-azerbaijao/>. Acesso em: 19 de junho 2016.

AYRTON SENNA SHOP - Baku shows tribute to Ayrton Senna. Disponível em: <https://www.ayrtonsennashop.com/en/blog/2016-06-17/baku-shows-tribute-to-ayrton-senna/b-5/?utm_source=facebook&utm_medium=posting&utm_campaign=BakuGP>. Acesso em: 19 de junho 2016.

SEIXAS, Fábio. O Último Palpite. Disponível em: <http://sportv.globo.com/site/blogs/especial-blog/blog-fabio-seixas/post/o-ultimo-palpitebak.html>. Acesso em: 19 de junho 2016.


SEIXAS, Fábio. Baku, 1º e 2º treinos livres. Disponível em: <http://sportv.globo.com/site/blogs/especial-blog/blog-fabio-seixas/post/baku-1-e-2-treinos-livres.html>. Acesso em: 19 de junho 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário