terça-feira, 20 de setembro de 2016

Ayrton Senna é Personagem Principal de Novo Livro de Aclamado Romancista Francês

Bernard Chambaz chama o piloto brasileiro de "semideus de pés ligeiros"

Por Bruno Astuto
20/09/2016 - 08h00 - Atualizado 20/09/2016 11h50
epoca.globo.com

 Ayrton Senna é personagem de livro bastante comentado na França (Foto: Jean-Marc LOUBAT/Gamma-Rapho via Getty Images)

Acaba de chegar às livrarias francesas, com forte aclamação da crítica, À tombeau ouvert (Tumba aberta, na tradução livre), novo romance biográfico assinado pelo escritor Bernard Chambaz, ganhador do prestigiado prêmio literário Gouncourt em 1993. O personagem principal é ninguém menos que nosso Ayrton Senna, cuja trajetória de sucesso é aqui poeticamente esmiuçada, assim como sua trágica morte, aos 34 anos, no circuito de Imola, em 1994.


O título do livro de Chambaz pode parecer macabro, mas alude, na verdade, a uma expressão marselhesa que significa “em grande velocidade”, os riscos que se corre ao levar a vida flertando com a rapidez. “Esse título exalta a vida em geral e a existência em particular, explorar o enigma da velocidade extrema e a velocidade que faz tudo se mover e desaparecer”, explica o autor, que descreve Senna como um “semideus de pés rápidos e ligeiros”, um “Aquiles dos tempos modernos”.

A capa do livro À tombeau ouvert do escritor francês Bernard Chambaz


FONTE PESQUISADA

ASTUTO, Bruno. Ayrton Senna é personagem principal de novo livro de aclamado romancista francês. Disponível em: <http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/bruno-astuto/noticia/2016/09/ayrton-senna-e-personagem-principal-de-novo-livro-de-aclamado-romancista-frances.html>. Acesso em: 20 de setembro 2016.












Nenhum comentário:

Postar um comentário