quarta-feira, 12 de abril de 2017

Monumento Ayrton Senna Começa a Ser Retirado de Entrada de Túnel


Objetivo da mudança, segundo a Prefeitura de São Paulo, é criar um ponto turístico na cidade para homenagear o ex-piloto.



Por G1 São Paulo
12/04/2017 07h20  

Monumento Ayrton Senna é retirado de entrada de túnel para memorial no Ibirapuera

O monumento Ayrton Senna, localizado na entrada do complexo viário Ayrton Senna, na Zona Sul de São Paulo, começou a ser removido do local na noite desta terça-feira (11) e levado para o Modelódromo, em frente ao Parque do Ibirapuera, um espaço de prática de aeromodelismo, autorama e outros hobbies. A remoção total deve terminar ainda nesta quarta-feira (12).

O objetivo da mudança, segundo a Prefeitura de São Paulo, é criar um ponto turístico na cidade para homenagear o ex-piloto.

A praça, batizada de Ayrton Senna do Brasil, será inaugurada no dia 1º de maio, data que completa 23 anos da morte de um dos maiores ídolos do Brasil. A inauguração está prevista para ocorrer às 11h.

“A cidade de São Paulo não tem um local para prestar homenagem ao Ayrton Senna. Hoje, os fãs vão ao cemitério ou veem o monumento de longe. As pessoas não tinham acesso ao monumento já que não tem como se aproximar do local [em cima do túnel]”, afirmou o secretário Municipal de Esportes, Jorge Damião.

O monumento “Velocidade: Alma e Emoção”, que tem formato de um carro de Fórmula 1 com 5 metros de cumprimento e peso de 2,5 toneladas, será removido da parte superior do túnel. A retirada estava prevista para ocorrer na segunda (10), mas a data foi alterada por causa da chuva.

A obra de Melinda Garcia será restaurada e voltará ao formato original antes de ser entregue. Será adicionada uma bandeira em bronze que foi furtada em 2004.

“A obra vai ficar em um pedestal, onde as pessoas não terão acesso físico, mas visual”., disse Damião. Com a mudança de endereço, a obra também ficará menos suscetível aos atos de vandalismo.



Memorial

A praça projetada pelo arquiteto Benedito Abbud será um grande memorial em homenagem ao piloto e terá uma coroa de louros feita pelo paisagista Michel Farah. O memorial também vai ganhar um capacete de bronze. O local fica ao lado do Autorama do Ibirapuera, na entrada da Rua Curitiba, perto do Círculo Militar.

O espaço também terá um cachorródromo, que é uma pista de obstáculos em que o cachorro precisa percorrer no menor tempo possível, com bebedouro de água para os animais.

O projeto de revitalização da área do Modelódromo para a construção da praça custará R$ 300 mil e será custeada pela iniciativa privada através de doações. “Não dá mais para administrar a cidade com Orçamento próprio. O município acaba tendo uma revitalização de um espaço sem custos”, disse o secretário.

O artista Hugo França doará dois bancos, estimados em R$ 50 mil cada um, para a praça. Os bancos do artista já foram instalados no canteiro central da Avenida 9 de Julho.

O Modelódromo, no Ibirapuera, foi inaugurado em 1969 e tem uma área de 27.500 metros quadrados. Segundo dados da Secretaria Municipal do Verde, cerca de 300 pessoas visitam diariamente o local.


FONTE PESQUISADA

G1 - Monumento Ayrton Senna começa a ser retirado de entrada de túnel. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/monumento-ayrton-senna-e-retirado-de-entrada-de-tunel-para-memorial-no-ibirapuera.ghtml>. Acesso em: 12 de abril 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário