quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O primeiro e impressionante teste de Senna na McLaren em 1983

Em 25 de outubro de 1983, Ayrton Senna pilotou pela primeira vez um carro da McLaren, a mesma equipe pela qual conseguiria seus três títulos mundiais anos depois. Campeão da F-3 Inglesa dois dias antes, o piloto brasileiro recebeu a oportunidade da equipe britânica justamente pelo título da categoria, assim como o rival Martin Brundle, vice-campeão da mesma competição. Stefan Bellof, jovem talento alemão, foi o terceiro piloto convidado que também participou do dia de testes em Silverstone, na Inglaterra.



Logo que entrou na McLaren número 7 do titular John Watson, Senna impressionou Ron Dennis, chefe de equipe. O brasileiro em apenas seis voltas conseguiu cravar o tempo de 1min14s8, superando o melhor tempo de Watson no treino classificatório do GP da Inglaterra de 1983, que era de 1min15s609.
“Até agora ele tem se saído muito bem. O Ayrton foi consideravelmente o mais rápido com esses pneus que já havíamos usado em Silverstone. Esperamos mandar ele de volta à pista mais tarde e com certeza ele irá melhorar ainda mais”, disse Ron Dennis em entrevista para Reginaldo Leme nos boxes.
 



E Senna continuou acelerando firme e forte para baixar seu tempo. O piloto brasileiro entrou na McLaren de Niki Lauda, que tinha outra configuração de motor, e melhorou sua melhor marca para 1min13s9. No final do dia, Senna havia sido mais rápido que Brundle e Belloff.
“Eu me senti muito confiante no carro e ele era extremamente fácil de guiar. A velocidade aqui em Silverstone é muito grande, mas relativamente eu me senti muito à vontade no automóvel. Os resultados foram maravilhosos, melhor até do que eu esperava. Eu apenas começo a perceber como é que se ganha uma corrida de F-1. Está mais no carro do que no próprio piloto. Desde que o carro seja rápido e fácil de guiar, você se torna um ou dois segundos mais rápido, ou mais lento. Mas de uma forma geral eu estou muito contente e acho que foi maravilhoso esse teste”, disse Senna, também em entrevista para o jornalista da TV Globo.

Poucos dias depois de pilotar a McLaren, Senna acabou testando com a Toleman, equipe por onde iniciou sua trajetória de sucesso na F-1. Seu primeiro teste com um F-1 havia sido com a Williams ainda em julho.



FONTE PESQUISADA

AYRTON SENNA - O PRIMEIRO E IMPRESSIONANTE TESTE DE SENNA NA MCLAREN EM 1983. Disponível em: <http://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/formula-1/1983-o-ano-dos-testes-na-f-1/senna-na-mclaren-em-1983-o-primeiro-e-impressionante-teste-da-historica-parceria-na-f-1/?utm_source=Facebook&utm_content=Post_2510>. Acesso em: 25 de outubro 2017.



Um comentário:

  1. Sempre acompanho seu blog e sou profundamente grato, como fã, por manter viva a memória do grande ídolo do Brasil...por falar nisso, você já viu uma reportagem sobre o Ayrton ter pilotado um Penske, da Indy? Um dos donos recentemente concedeu uma entrevista interessantíssima. Parabéns pelo blog...vejo que ano só brasileiros visitam, la no cantinho vejo sempre pessoas de outras nacionalidades que visitam o blog e percebo o quanto Ayrtfoi grandioso e quanto desperta curiosidade e admiração em todo o mundo.

    ResponderExcluir