segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

A Maior Tragédia de Ayrton Senna



Muito além da morte em si...

A sua tragédia é que ele estava amadurecendo como um indivíduo. Adriane Galisteu exerceu sua influência fascinante sobre ele, ajudou a mostrar-lhe que, de fato, havia vida além do cockpit e do volante. Talvez com aquele aperto de mão em Imola ele estava indicando uma vontade de abraçar mais do lado não-competitivo da vida. 

His tragedy is that he was mellowing as an individual. Adriane Galisteu had exerted her mesmeric influence upon him, helped to show him that there was indeed life beyond the cockpit and the steering wheel. Perhaps with that handshake at Imola he was indicating a willingness to embrace more of the non-racing side of life. 

(Revista Motorsport, Junho 1994)


*************


A ex-assessora de Ayrton Senna, Betise Assumpção, que tinha contato estreito com o casal, disse exatamente o mesmo no documentário da TV Globo, "Ayrton Senna do Brasil", exibido em 2014, em homenagem a Senna pelos 20 anos de sua morte. 




**********

"O pior de tudo é a perda da PESSOA [não do piloto]", Betise.

Por muito tempo só imperou o piloto Senna, esse piloto foi prioridade na vida do Ayrton por muitos anos. A carreira foi a prioridade...

Quando Ayrton despertou para a vida.... deu valor para a vida... ele morre. 

**********




“O Ayrton era um cara que tinha muita grana e que vivia muito mal. Muito mal que falo é que ele não conhecia nada, ele não saia para se divertir, ele não saia para uma noitada, ele não saia para comprar uma roupa. E a primeira viagem de férias que ele fez na vida dele foi de tanto eu encher. De tanto eu perturbar. Nós estávamos no Japão e eu queria ir para o Taiti, ele queria ir para Angra. Para voltar, porque a outra corrida era para o lado de lá... Eu falei “Não, Angra a gente já foi, é o teu refugio a gente sabe disso. Mas vamos tentar ir para outro lugar...”. E foi a primeira vez que ele saiu de férias. Ele ficou 1 semana no Taiti e definitivamente ele ficou 1 semana sem fazer nada, a não ser curtir, tomar sol, ficar de bobeira, comer uma comida diferente. Eu convivi com um cara que perdeu a vida aos 34 anos de idade e que o sonho dele era conhecer a Disney, ele não conheceu. Ter um filho ele não teve. Então ficou tão marcado na minha cabeça essa história, de não conseguir se divertir, entender o que o dinheiro de fato faz na nossa vida. Então eu hoje se tenho vontade eu faço uma viagem, eu tiro uns dias, gasto uma fortuna. Mas é o tempo que eu tenho. Mas eu não deixo de fazer. Não deixo de comprar uma coisa que eu gostei porque vou fazer conta”. (Adriane Galisteu em entrevista a Paulo Lima na Radio Trip em 2000).


**********


Os 3 sonhos de Ayrton Senna




Em entrevista para uma famosa revista, a apresentadora disse que o piloto partiu sem realizar 3 sonhos. Um deles era passar as férias nos parques da Disney. Fora isso, ele sempre almejou correr no carro da Ferrari e ter um filho.

(Programa Hoje em dia da Record TV, 2014)

**********

FONTES PESQUISADAS

DJT. All images, images. Motorsport Magazine, Londres, Volume LXX, Número 6, p. 33 – 35. Junho 1994.

Documentário Ayrton Senna do Brasil, TV Globo, 2014.















Nenhum comentário:

Postar um comentário