quinta-feira, 22 de março de 2018

Família Senna: Uma Família de Bons e Maus

Pai (Milton da Silva), irmã (Viviane Senna) e irmão (Leonardo Senna) de Ayrton Senna tramaram para separá-lo da mulher que amava, Adriane Galisteu


O que aconteceu na suíte 200: as últimas horas de Ayrton Senna?


Revista Play Ground Magazine, 22 de março de 2018

TRADUÇÃO LIVRE DO ESPANHOL

Entre a frase "não corra amanhã" e um movimento da cabeça que nos confundiu a todos: este foi o fim de um campeão irrepetível

Macarrão com tomate, presunto, salada, água e um copo excepcional de vinho. Esse foi o último jantar de Ayrton Senna na Trattoria Romagnola em Castel San Pietro Terme, não muito longe de Bolonha e muito perto do circuito onde ele perderia a vida, o de Ímola. Era sábado, 30 de abril de 1994.

Dois fatos das horas que antecederam aquele jantar marcariam os últimos momentos do tricampeão mundial brasileiro , conforme relato da reconstrução do jornalista italiano Giorgio Terruzzi, A Última Noite de Ayrton Senna , publicado agora por Contra . No treino de qualificação daquele dia, o austríaco Roland Ratzenbergerperdeu a vida quando saiu da pista e bateu de frente numa parede. O choque adicional foi que a Fórmula 1, o espetáculo de risco permanente, se tornara desacostumada à morte. Pelo menos durante um final de semana do Grande Prêmio: não houve nenhum acidente fatal por 12 anos.

Assim que descobriu, Senna sentiu que precisava fazer alguma coisa. Ele entrou no carro de segurança e chegou ao local onde os médicos tentaram impedir a morte do austríaco. O que Senna fez foi proibido e a federação sancionou-o por isso. Mas além do maior defensor público da segurança dos pilotos, o brasileiro sabia que era um líder . Eu só tinha que estar lá, com Ratzenberger.

Sid Watkins, o anjo da guarda neurocirurgião da F1, disse-lhe: "Ayrton, não corra amanhã, vamos pescar, eu me aposentado com você". De fato, o brasileiro pediu que a organização suspendesse a corrida no dia seguinte. A resposta: “não”.


Do circuito, Ayrton telefonou para sua namorada, Adriane Galisteu. Eles estavam juntos há um ano. Ele lhe disse que não queria correr [a prova de Ímola no dia seguinte]. Ele foi para o hotel onde sempre ficava antes do Grande Prêmio de Ímola, sempre no mesmo quarto, Suite 200 .

Hall da suite 200 do Hotel Castello 


O quarto está idêntico, apenas o que mudou foi o televisor.

suite 200 


Lá seu irmão Leonardo apareceu, pouco antes do jantar, Leonardo lhe trouxe uma fita com uma gravação telefônica na qual Adriane falava com um ex-parceiro. Não era segredo para o piloto que sua família - uma família de bons e maus - não aprovava o relacionamento com a garota que trabalhava como modelo e grid girl. 

A sétima volta o esperava na manhã seguinte [Senna bateu e morreu na 7ª volta]. A curva de Tamburello. Ele era líder [saíra na pole position]. O planeta prendeu a respiração diante da televisão. Um aceno de cabeça que todos nós queríamos acreditar como prova de que Ayrton estava bem.

[Ayrton mexeu a cabeça mas foi apenas um espasmo muscular - movimentos involuntários]

****************

O membro da família que dona Neyde Senna tinha afinidade era com seu filho do meio, Ayrton

Diferente dos outros três da família – Milton, Viviane e Leonardo –  Neyde e o filho Ayrton sempre tiveram atitudes de compaixão com o próximo. Ela diz que o ex-piloto era o único de seus filhos que seguiu seus ensinamentos (mas ela frisa que na verdade isso já era dele mesmo).

"...eu sou suspeita, viu? (emocionando-se muito). Ele tinha um sentimento muito pronunciado, muito forte (...) na escola, quando ele brigava, geralmente era (...) para defender o que estava apanhando. Então, ele se metia no meio das brigas. Acho que isso é uma coisa nata na pessoa e foi colocado para os três (filhos) igual. Eu criei os três iguais, mas ele tinha essa coisa, assim, mais forte."

Dona Neyde Senna falando sobre o filho Ayrton Senna em entrevista concedida em 1998.

****

Adriane Galisteu foi vitíma de um complô de pai e irmãos do homem que amava, mas mãe de Ayrton teve uma bela e muito digna atitude com a modelo nos últimos encontros que as duas tiveram. 

No portão (do prédio de Senna), enquanto Adriane entrava no carro, Neyde agradeceu Antônio Braga (ex-banqueiro, melhor amigo de Ayrton) e Luiza (esposa do ex-banqueiro) por cuidarem dela e a pediu desculpas pela forma como o restante de sua família havia se comportado. Quando Neyde se foi, Braga virou-se para sua esposa e disse-lhe: "É daí que Beco [Ayrton] saiu (Braga quis dizer que Ayrton puxou a mãe)." Luiza assentiu (concordou). Ela não precisava perguntar o que seu marido quis dizer; ela soube instintivamente.

Retirado do artigo "A despedida de Neyde Senna e Adriane Galisteu", leia na íntegra.

****


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

BERNARDO, A.A., 1998. Efeito Tamburello: um estudo antropológico sobre as imagens de Ayrton Senna. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil.

Play Ground Magazine, 22 de março de 2018



2 comentários:

  1. Linda pessoa Neyde Senna, humana!

    ResponderExcluir
  2. Que irmão maldito, aliás isso não é irmão. Sensibilidade zero pelo o que o Senna estava passando naquele fim de semana. A grana era dele, Senna e não da família. Esse que dizem que é irmão é um ser completamente sem luz, que vive em balada enchendo a cara. Cara vazio, futil.

    ResponderExcluir