Ayrton parou na última volta por falta de gasolina e
recebeu do rival inglês uma ajuda para chegar aos boxes; imagem que correu o
mundo marcou duelo pelo campeonato mundial de 1991
Foto: Getty Images
Por Fred Sabino, Rio de Janeiro
14/07/2018 07h00
Atualizado 14/07/2018 09h31
Globo Esporte - globoesporte.globo.com
A inesquecível carona de Mansell a Senna após a
vitória em Silvertone
Uma das imagens mais icônicas da Fórmula 1 foi
registrada num dia 14 de julho, em 1991. Os responsáveis pela cena foram
ninguém menos do que Nigel Mansell e Ayrton Senna, na volta da vitória do
inglês em Silverstone. Isso porque o brasileiro parou sua McLaren sem gasolina
na última volta e Mansell, ao ver o rival em pé ao lado do carro, ofereceu uma
carona até os boxes. A imagem em vídeo e foto correu o planeta.
Senna e Mansell já tinham feito batalhas inesquecíveis
na pista e até uma, digamos, altercação mais contundente, na Bélgica, em 1987.
Mas em 1991, os dois estavam de bem. E brigavam pelo título. Com a
McLaren-Honda V12, Ayrton começou o ano vencendo as quatro primeiras corridas,
com Mansell - e seu companheiro de equipe Riccardo Patrese - tendo problemas
com o câmbio semi-automático da Williams.
Mas o consenso era de que o modelo FW14 seria
vencedor, bastava ser confiável. Dito e feito: Mansell só não venceu no Canadá
porque o alternador pifou na última volta, mas Patrese ganhou no México e o
próprio Nigel venceu na França. Era o momento da Williams.
No novo - e mais sinuoso - traçado de Silverstone, a
Williams era favoritíssima, e Mansell tinha o apoio maciço da torcida. Nos
treinos, o único que ameaçou a pole foi justamente Senna. Numa volta praticamente
suicida, Senna subiu nas zebras e, com o câmbio na alavanca, conseguiu o que
parecia ser incrível tempo. Mas aí Mansell, com o câmbio semi-automático,
cerrou os dentes e abriu 0s6 sobre Senna. Pole garantida e festa na
arquibancada.
Senna sabia que teria de arriscar na largada para
ter alguma chance de vencer. E assim o fez: com uma partida espetacular, mesmo
sem a vantagem do câmbio semi-automático, Ayrton pulou na frente de Mansell,
enquanto Riccardo Patrese e Gerhard Berger se acharam na primeira curva,
permitindo a Roberto Pupo Moreno assumir o terceiro lugar.
Mas Senna não teve a mínima chance contra Mansell.
Logo depois do complexo de Becketts e Maggots, o inglês desligou o limitador de
giros do motor Renault e engoliu Senna na reta do Hangar. Imediatamente, Nigel
abriu vantagem sobre Ayrton, que, dentro das possibilidades da McLaren, também
conseguiu vantagem consistente sobre os demais.
Mais atrás, Moreno começou a perder rendimento,
sendo superado por Berger e a dupla da Ferrari, formada por Alain Prost e Jean
Alesi. Na primeira metade da corrida, Alesi passou por Prost e fez uma manobra
ousada sobre Berger, ultrapassando o austríaco e permitindo ao companheiro
fazer o mesmo. Mas Alesi errou ao tentar passar o retardatário Aguri Suzuki e
tirou ambos da prova.
Enquanto isso, Mansell seguia disparando. A única
esperança de Senna era evitar a troca de pneus, já que o inglês tinha uma
parada programada. Mas a superioridade da Williams era tão grande, que o
brasileiro não conseguiu manter a distância necessária para assumir a ponta em
caso de a troca de Mansell ser confirmada. E, de fato, isso aconteceu. Mansell
parou e voltou na ponta.
A corrida deu uma acalmada, mas Andrea de Cesaris -
sempre ele - voltou a agitá-la, com um de seus espetaculares acidentes. O
italiano perdeu o carro da Jordan na curva Abbey e bateu com violência no muro
de concreto. Satoru Nakajima e Alain Prost frearam com força para evitar o
carro de Andrea, que saiu do carro mancando mas sem grandes problemas.
Andrea de Cesaris com a Jordan destruída após
acidente em Silverstone (Foto: Getty Images)
Depois do pit stop, Mansell abriu uma tranquila
vantagem de mais de 20 segundos sobre Senna, enquanto Prost era um distante
terceiro, à frente de Berger e Nelson Piquet, este com uma volta de atraso.
Nigel cruzou a linha de chegada para vencer pela terceira vez o GP da
Inglaterra, enquanto Ayrton viu o segundo lugar escapar a meia pista do fim com
a falta de gasolina da McLaren.
Aí cabe uma explicação: na corrida anterior, na
França, o computador de bordo de Senna apontou nas últimas voltas que não havia
gasolina suficiente para o brasileiro terminar a prova, mas o Ayrton conseguiu
cruzar a linha de chegada mesmo com o painel no negativo. Aí na Inglaterra
aconteceu o contrário. O computador mostrava que Senna tinha gasolina para
completar a corrida, mas o tanque ficou seco... Aliás, isso aconteceria também
na corrida seguinte, na Alemanha.
De qualquer forma, Senna ainda foi classificado em
quarto lugar, já que tinha volta de vantagem sobre Piquet, o quinto colocado.
Berger herdou a segunda posição à frente de Prost. Com o infortúnio de Ayrton,
Mansell reduziu para 18 pontos a desvantagem em relação ao brasileiro, o que
esquentou a briga pelo campeonato.
Talvez com dó de Senna, ou para tirar uma onda,
Mansell parou o carro para conduzir o rival aos boxes. Quando subiu no carro,
Ayrton foi abordado por um torcedor e deu-lhe um safanão, antes de Nigel
recolocar a Williams em movimento. Os fotógrafos fizeram a festa.
- Amanhã isso vai sair em todos os jornais! - cravou
Galvão Bueno na transmissão da Globo.
Depois de mais uma vitória de Mansell e a parada de
Senna na Alemanha, a diferença caiu para oito pontos. Mas Ayrton cobrou
melhorias da McLaren, e o brasileiro reagiu. Com duas vitórias seguidas, na
Hungria e Bélgica, somadas a um abandono de Mansell em Spa-Francorchamps, o
brasileiro encaminhou o tricampeonato, conquistado no Japão.
De qualquer forma, uma das imagens daquela temporada
foi, sem dúvida, a carona de Mansell a Senna. Um momento único desses dois
ídolos da F1.
FONTE PESQUISADA
SABINO, Fred. A inesquecível carona de
Mansell a Senna após a vitória em Silverstone. Disponível em: < https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/blogs/f1-memoria/post/2018/07/14/a-inesquecivel-carona-de-mansell-a-senna-apos-a-vitoria-em-silverstone.ghtml>.
Acesso em: 15 de julho 2018.
Simplesmemte épico gp ayrton perfeito dentro daquilo que a mclaren poderia fazer frente a williams de outro planeta...se nosso ayrton senta se nesse carro com susp.ativa certamente seria o campeonato mais facil da historia da F1 mas em 1994 sir frank decidiu ir contra a sua equipe...
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