terça-feira, 24 de julho de 2018

Debaixo de Chuva, Senna Despachou Prost em Hockenheim, há Exatos 30 anos

Rumo ao primeiro título, brasileiro liderou corrida de ponta a ponta enquanto francês, mesmo com poderosa McLaren, sofreu até chegar ao segundo lugar, com direito à rodada quase no fim da corrida

Foto: Getty Images

Por Fred Sabino, Rio de Janeiro
24/07/2018 07h00  Atualizado há 13 horas
Globo Esporte.com - globoesporte.globo.com

Não foi só Lewis Hamilton quem levou a melhor sobre os rivais num dia com chuva em Hockenheim. Em 24 de julho de 1988, há exatos 30 anos, portanto, uma importantíssima vitória de Ayrton Senna no acirrado duelo com Alain Prost o ajudou a arrancar para o título daquela temporada. No molhado, o brasileiro conquistou sua quinta vitória no ano, ultrapassando pela primeira vez o francês em número de triunfos naquele campeonato. Não foi a vitória mais marcante de Ayrton em 1988, mas sem dúvida foi mais um tiro psicológico fundamental no momento em que começava a segunda metade da temporada.

Até então, Prost vencera três das quatro primeiras corridas do ano, no Brasil, em Mônaco e no México, e ainda ganhou em casa, na França. Já Senna tinha vitórias em San Marino, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, esta sob temporal. Num ano totalmente dominado pela McLaren e seu eficiente modelo MP4/4, Senna fez mais uma pole em Hockenheim, à frente de Prost.

 Largada do GP da Alemanha de 1988, em Hockenheim (Foto: Getty Images)

Depois de muita chuva durante todo o dia em Hockenheim, a água diminuiu pouco antes da largada, mas o asfalto ainda estava molhado no momento da largada. Acesa a luz verde, Senna disparou na liderança, enquanto Prost saiu mal de novo, sendo superado por Gerhard Berger (Ferrari) e Alessandro Nannini (Benetton).

Na parte do estádio, o asfalto estava melhor, e Nelson Piquet, com sua péssima Lotus, arriscou largar com pneus slicks. No entanto, chegando no lado oposto do traçado, o piso ainda estava muito molhado, e o tricampeão escorregou rumo à proteção de pneus. O recado era claro: não dava para arriscar slicks naquelas condições.

Senna acelera McLaren no GP da Alemanha de 1988 (Foto: Getty Images) 

De imediato, Senna estabeleceu uma tranquila vantagem sobre todos os demais adversários, aproveitando a melhor visibilidade, já que a cortina d'água levantada pelos carros saía com mais dificuldades devido às árvores da floresta que rodeava a maior parte do traçado, então de 6,8 quilômetros.

Enquanto isso, Prost tinha mais dificuldades... Apenas na oitava de 44 voltas, ele ultrapassou Nannini para assumir o terceiro lugar. Quatro giros depois, Prost superou Berger na freada para a terceira chicane. Mas naquele instante, Senna já estava 13 segundos à frente.

Em 1988, Senna liderou de ponta a ponta em Hockenheim (Foto: Getty Images) 

A chuva era muito fraca, mas a pista continuava muito traiçoeira, especialmente na segunda chicane, onde Piquet havia batido na primeira volta. No mesmo ponto, Philippe Alliot rodou de forma espetacular quando levava uma volta de Senna.

Berger também levou um enorme susto na aproximação da curva, quando foi fechado pelo retardatário Piercarlo Ghinzani e teve de colocar as quatro rodas na grama molhada para escapar. Milagrosamente, Berger evitou um acidente e ainda fez gestos furiosos para o italiano da modesta equipe Zakspeed.

- Nunca tinha visto na Fórmula 1 alguém na chuva ignorar a grama molhada! - apontou Reginaldo Leme na transmissão da TV Globo.

Por fim, Prost. Tentando descontar a diferença para Senna, o francês exagerou ao subir na zebra da chicane e rodou. Para sorte do francês, as rodas não chegaram até a caixa de brita que havia na saída da curva, e ele pôde retornar ao traçado.

- Bateu forte na zebra de entrada, o carro sai desequilibrado e já há a tendência de sair de traseira. Se der com muito forte na zebra, acontece isso Prost já tinha estado perto dessa rodada - lembrou Galvão Bueno.

Senna recebendo a bandeirada em Hockenheim, em 1988 (Foto: Getty Images) 

Com Prost ainda mais longe, a quase 30 segundos, Senna tirou o pé e passou a administrar a vantagem, que caiu para 13 segundos no fim, já que Ayrton não queria dar chance para o azar como em Mônaco e perder uma vitória certa.

O quinto triunfo na temporada deixou Senna a apenas três pontos de Prost (60 a 57), mas com mais vitórias (5 a 4). Como a McLaren estava muito mais forte naquele ano, ganharia o título aquele que vencesse mais. Dito e feito. Senna chegou ao fim do ano com oito vitórias, uma a mais do que Prost, e conquistou o primeiro de seus três títulos.




FONTE PESQUISADA

SABINO, Fred. Debaixo de chuva, Senna despachou Prost em Hockenheim, há exatos 30 anos. Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/blogs/f1-memoria/post/2018/07/24/debaixo-de-chuva-senna-despachou-prost-em-hockenheim-ha-exatos-30-anos.ghtml>. Acesso em: 24 de julho 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário