Jornal dos Sports,
quinta-feira, 04 de fevereiro de 1988
Em 1988, Ayrton Senna iniciava na F1 sua quinta temporada
"Estes dois meses que fiquei longe do circo, me fizeram muito bem, e confesso que não seria nada mau prolongá-los. Mas a estreia em uma nova equipe provoca muita ansiedade e, por isso, não vejo o momento de começar a trabalhar com meus novos companheiros" (Sobre não vê a hora de andar com seu novo carro, para sentir melhor suas possibilidades nesta temporada, que promete ser uma das mais competitivas, até hoje, na história da Fórmula 1.)
Ayrton Senna e Alain Prost, companheiros de equipe na McLaren
"Entrar para uma das maiores equipes da Fórmula 1 – lembra Senna – correndo ao lado de um bicampeão mundial como o Alain Prost, é um grande desafio que me deixa ainda mais motivado para este primeiro treino e para as 16 corridas da temporada". (Sobre estar bastante motivado para enfrentar mais este novo desafio em sua brilhante carreira.)
Brasil 1988
"Só posso adiantar que, pelo final da temporada passada, a Ferrari é a favorita para 88. No entanto, outras equipes podem surpreender na abertura do campeonato, no Rio de Janeiro. Tomara que seja a nossa", previu Senna. (Sem ter andado ainda no McLaren/Honda, o novo piloto da Marlboro preferiu não fazer prognósticos para este ano.)
Ayrton Senna celebra vitória em Spa-Francorchamps, uma de suas pistas preferidas
"Na pista de Estoril – afirmou – com quase todas as demais equipes presentes, o Prost foi um dos mais rápidos. Só foi superado, em milésimos de segundo, pela Ferrari do austríaco Gerhard Berger". (De concreto, Ayrton só pode adiantar que o primeiro treino realizado pela Marlboro/McLaren/Honda, em meados de dezembro do ano passado, foi bom.)
Alemanha 1988
"O novo carro, que deveremos usar na abertura do Mundial, só ficará pronto para os testes de pneus do Rio, marcados para começar no próximo dia 7 de março", adiantou Senna. (O carro que prost andou em Estoril, do mesmo tipo que Senna pilotará, agora, em seu primeiro treino no team Marlboro/McLaren/Honda, não é o modelo que a equipe pretende estrear no Grande Prêmio do Brasil, a ser disputado no próximo dia 3 de abril. No circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.)
Ayrton Senna corre na pista de atletismo da USP, em agosto de 1988
"Quando iniciamos o treinamento, em dezembro, o Senna, em condições físicas precárias, mal corria seis voltas numa pista de 400 metros. Agora, de dois meses de treinos intensivos, suporta sem dificuldades, correr 12km (30 voltas) em menos de 50 minutos. Desta forma, seu corpo pode suprir melhor as necessidades orgânicas de esforço e seu desempenho dentro do carro será muito mais constante, do inicio ao fim do Grande Prêmio", garantiu Nuno Cobra. (Mesmo estando em férias e procurando a maior parte do tempo descansar da temporada bastante desgastante que teve no ano passado, Ayrton Senna não descuidou de seu condicionamento físico. Seguindo à risca a orientação do preparador Nuno Cobra Ribeiro, o piloto da Marlboro conseguiu atingir excelente condição física para suportar o grande esforço que sofre durante um GP. E isso quem garante é o seu próprio treinador.)
Antes de embarcar para a Europa – está previsto para ir dia 10 de fevereiro –, Senna continuará seus treinamentos físicos porque nunca se sentiu tão bem como agora.
"Nunca na minha carreira estive tão bem fisicamente. Empenhei-me bastante para chegar a este estágio, porque sei que as dificuldades na próxima temporada serão ainda maiores e eu quero tentar vencer esta batalha", finalizou o piloto que ficará quatro dias consecutivos (de 15 a 18 de fevereiro) testando o novo Marlboro/McLaren/Honda.
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FONTE PESQUISADA
JORNAL DOS SPORTS - Ayrton Senna não vê a hora de treinar no novo McLaren. Jornal dos Sports, 04 de fevereiro de 1998, página 8.
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